quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O CONCURSO DE BELEZA QUE MUDOU O DESTINO DOS SERES HUMANOS TERRÁQUEOS


         Diz a lenda que no Monte Olimpo onde habitavam os deuses, foi decidido fazer um concurso de beleza para ver qual a Deusa mais linda de todas, como Afrodite, Vênus – para os antigos romanos, que era a deusa da beleza, sexualidade, fertilidade e paixões terrenas e carnais...  e Atenas, deusa da sabedoria no qual personifica a  beleza interior provinda do saber. Neste concurso, as duas foram para as finais, escolheram o deus Hermes – Mercúrio para os antigos Romanos, mensageiro dos deuses, personificação da oratória, letras, viagens, intelectualidade, caminhar, servir etc, representa nesse caso, a humanidade, simboliza mitologicamente os seres humanos, cujo em suas mãos ficaria a campeã no concurso de beleza  das deusas.  Afrodite se mostrava bela fisicamente , atraente e sedutora, no qual difícil é resistir a tamanha tentação , sedução, já Atenas menos bonita aparentemente,  fisicamente, dizia que a verdadeira beleza é interior, consiste no caminho certo que conduz a felicidade e de que a beleza física é passageira e se desprovida de sabedoria, educação espiritual e moral de nada vale. Mas Hermes (A Humanidade) ficou cego pelos prazeres e tentação carnal, paixões terrenas e beleza física, mesmo ciente de que o caminho certo é  a sabedoria, suas fraquezas e defeitos internos escolheram Afrodite (Vênus). E assim até hoje sofre o homem amarrado as suas paixões terrenas, ligado a carne e gozo dos sentidos, e alguns que enxergam se libertam desse inferno com gosto de mel e retornam para Atenas que aceitam todos de braços abertos.
         Atenas perdeu o concurso, mas no final ganhará, pois um dia todos abrirão seus olhos, terão consciência e transformarão seus corações para desse inferno um dia sair, como disse Krishna para Arjuna: tudo terminará nele, assim como as pérolas enrolam – se em um colar de um cordão, a vitória é sempre do bem, do amor e da sabedoria, cujo é o caminho que mais cedo ou mais tarde, todos para o caminho se voltarão.


OBS: Segundo a mitologia grega, este conto é diferente de como o coloquei, dei essa versão diferente um pouco do original. 

4 comentários:

  1. Parabéns blogueiro pela criatividade de modificar um mito tão épico dando um ouro sentido e significado a ele tão bom quanto qualquer outra lenda original das grandes culturas atuais e antigas. Também até hoje ainda existem esses concursos de beleza, das modelos e miss, esse culto á beleza e muito mais é inspirado nessa lenda aí, por isso essa questão mesmo da beleza externa, interna, da vaidade feminina, o metro sexual de hoje... tudo isso é inspirado nesse mito aí.

    ResponderExcluir
  2. todos nós somos gregos, se você for observar filologicamente quase tudo Europeu e hoje americano foi tudo Romano que era cópia dos gregos em uma outra forma. doença venérea, vem de Vênus - afrodite. Morfina de Morpheu deus do sono, somos gregos todos nós. Os poetas eram gregos, os filósofos, os sábios, a religião é romana, Israelita... . a ciência atual é uma ciência de Descartes, esse cara é o pai da ciência, a dúvida, questionamento e precisão de provas mais concretas, tudo isso foi inspirado em Descartes, o método da dúvida, tudo. Todos nós somos gregos, a ciência é a ciência de Descartes.

    ResponderExcluir
  3. O blogueiro merece estar na Academia Brasileira de Letras, é igual ao Rei Midas tudo que toca é ouro se transforma em ouro, genial, magnífico sem palavras. Quem conta um conto aumenta um ponto, não existe tradução perfeita... Muitos desses contos e mitos antigos foram modificados através dos tempos e nem sempre são aquelas belas histórias de final feliz que a Walt Disney enfeita para emocionar e dar mais luz ainda. A gente sabe que todas as histórias feitas pela Walt Disney ele modificou conforme quis para ficar mais bonito e emocionante, não estar errado não, por isso o blogueiro também estar certo. Branca de Neve por exemplo o nome real dessa história é: "Branca de Neve e os sete duendes" ou "Branca de neve e os sete gnomos", nas traduções as pessoa mudaram para anões, mas o correto é duendes ou gnomos.

    ResponderExcluir
  4. Antes de tudo existe uma lenda. O golpe do Jiu Jitsu mata leão, surgiu da lenda de Hércules que ao enfrentar o Leão de Tebas, pegou as costas do leão e o estrangulou. Os desfiles de modelos, miss's, concursos de beleza vieram dessa lenda aí Grega que o autor retratou. E muitos outros exemplos mais. Como ensinou o filósofo Platão este mundo físico em que vivemos é só uma cópia do outro mundo invisível a nossos sentidos físicos, só que este aqui é imperfeito e o outro perfeito... então carros, motos, casas, roupas... tudo isso veio de algum lugar do astral, aí através de alguma intuição, lembrança ou inspiração espiritual os que encarnavam trouxeram também essas invenções e novidades para o mundo físico, tudo o que existe aqui existe lá, os daqui copia tudo o que existe nas lendas, mundos dimensionais, astral etc. A moto por exemplo pouca gente sabe, mas é um automóvel que veio das regiões mais baixas do Astral, veio do Umbral (Inferno para alguns) onde nessa região do Umbral os desencarnados e demônios transitavam através de um automóvel, veículo similar, praticamente mesmo a moto em si. Então a moto veio foi do inferno, vulgarmente falando. O cara que inventou a moto antes de reencarnar na Terra visitou, passou por esse lugar lá no Astral inferior, ou apenas viu ou foi inspirado por algum ser de lá a trazer aquele veículo para cá o mundo fisico, daí ele ficou aqui conhecido como o cara que inventou a moto, mas na verdade mesmo não. então muito interessante essa colocação aqui do autor, e só complementando antes de qualquer coisa, do mundo, de tudo estão as lendas e os mitos e qualquer coisa do mundo você vai ver as coisas sempre ligadas a alguma lenda ou mito.

    ResponderExcluir

Transcenda