quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Juventude ao vento





Juventude rebelde que não sabe o que quer.
São jovens inconscientes
Adestrados pelo sistema da mídia
Sem conhecerem a verdadeira trilha.
Juventude morta, morta pelas suas ações inúteis
Na horta do Bem só plantam e colhem coisas fúteis.
Juventude insignificante, de tanto, serem desregrados
O único sentido é terminarem acabados.
Juventude pobre, pequena e vulgar
Nem mesmo um livro de se mesmos
São capazes de publicar.
Juventude, juventude a consciência diz:

É hora de mudar!

10 comentários:

  1. falou tudo, além do mais coloco até mesmo nossos velhos e idosos como jovens que envelheceram sem envelhecer cujo a maturidade nunca alcançaram. o vídeo tem tudo haver com o texto mesmo, "a juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes" engenheiros do hawaii, tudo haver mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Esses são nossos jovens desde o século XX, aquela juventude rebelde que se acha livre, bonitos, donos do mundo e vêêm o mundo girando ao redor dos seus umbigos, James Jean entre outros arquétipos, os jovens da Inglaterra, os espiritualistas da New Age, o autor sintetiza no texto o significado desse movimento pregando a mensagem do jovem que poderia transformar esse mundo, que poderia fazer a verdadeira diferença desse mundo. O autor blogueiro surge como um Messias da geração coca - cola dando os verdadeiros toques que poderiam "salvar o mundo" num modo de falar.

    ResponderExcluir
  3. Punks, Skinhead, rebeldia jovem e infantil, drogas, liberalidade, misticismo New Age, misticismo livre, Yoga etc tudo isso no século XX foi iniciado a caracterizar hoje essa nova juventude. antigamente ser Cristão era o espírito do jovem, era sinal de ser algo nobre, hoje é o misticismo e liberalidade juvenil. Até mesmo os grandes ídolos são na verdade uma grande farsa, Bob Dylan, Jonh Lennon, Raul Seixas, Renato Russo, Cazuza etc tods pregavam o bem, a paz, a liberdade, fraternidade etc só que na prática na verdade querem e queriam saber é de dinheiro, enquanto pregam e o povo os cultua, eles estão é luxando no bem bom, com dinheiro e tudo de bom, enquanto seus seguidores acreditam piamente neles, se esforçam, se sacrificam pelo bem e paz, eles jamais se sacrificariam de verdade, jamais trocariam seus confortos pela luta a favor do bem e do amor, pregam uma coisa e são outras, isso é decepcionante. Quando os Rastafaris foram na Etiópia homenagear o seu Messias Haile Sellásee, perceberam que ele nem sequer imaginava que alguém estivesse o achando tão grande assim, a gente sempre ver quantos ídolos, inspirações do povo que quando você o conhece de perto nem do seu fã ele quer saber, o povo vive idolatrando e eles nem sabem se você existe ou se te ajudaria você em uma dura situação, enquanto os fãs idolatram e dão até a vida por eles, eles nem sabem quem é você. A Xuxa vive pregando coisas boas, do bem, amor etc, não sabe o que é pobreza, não sabe o que é sofrer, tá é no luxo, no bem bom, mexe no salário dela pra ver se ela não se zanga, eu duvido que ela ficaria pobre para salvar parte do mundo, vai é muito se sacrificar, fala do bem porque tá ganhando pra isso, pra fazer quadro, mas de verdade mesmo tá interessada é só no seu bom salário e boa vida. e ainda dizem que eles são nossos heróis. Nossos heróis são os médicos, enfermeiro, samuzeiros, bombeiros, alguns policiais (os que trabalham corretamente e são honestos e nem agridem pessoas de bem, nem matam...) e etc. Esses ídolos são apenas mídia, televisão, não são heróis coisíssima nenhuma não. Bob Dylan grande poeta, retrata bem nas suas músicas a dor e melhoramento do povo, mas ver o quanto ele cobra por um show dele, ver se ele deixa um pobre entrar lá, ver se ele se interessa naquele bonzinho que se sacrifica e faz o bem de verdade, não tendo o seu lucro ele nem sabe se este existe. é uma decepção, talvez o castigo por as pessoas não terem como ídolos Jesus Cristo, Buda, Krishna etc porque estes sim te valorizam e querem o seu bem e não esses ídolos famosos, da mídia e da TV que nem sabem se você existe.

    ResponderExcluir
  4. A juventude é o futuro, mas se esta estiver errada e rebelde demais, o amanhã será trevas, a juventude caminhando correta, o amanhã será luz. Acho que isso que o autor quis dizer.

    ResponderExcluir
  5. Sei que querer ajudar os outros o tempo todo é a minha válvula de escape para não consertar meus problemas. Com os toques recebidos dos carpinteiros do Universo, tento me reconstruir. Essa frase de uma mulher aí é o Carpinteiro do Universo que a juventude deveria ser.

    ResponderExcluir
  6. Uma psicóloga que assistiu o Filme do Cazuza escreveu: UMA PSICÓLOGA QUE ASSISTIU AO FILME ESCREVEU O SEGUINTE TEXTO:
    'Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora...As pessoas estão cultivando ídolos errados. Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza?
    Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível.
    Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado.
    No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta.
    São esses pais que devemos ter como exemplo?
    Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora...
    Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.
    Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.
    Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.
    Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria?
    Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor.
    Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissessem NÃO quando necessário?
    Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor.
    Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar... Não se preocupem em ser 'amigo' de seus filhos.
    Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi à pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre.'
    KARLA CHRISTINE
    PSICÓLOGA CLÍNICA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como os comentários são limitados, vou dividir este meu aqui em três partes para responder a senhora Drª Karla Christine sobre o grande Cazuza. Parte I - Minha resposta pessoal a Drª Karla Christine, psicóloga clínica sobre Cazuza e o filme sobre sua vida. Não tenho conta nem nada, deixa quieto, é anônimo mesmo. Em primeiro lugar Karla Christine cazuza era um artista, poeta de alto nível, o que ele expressou, falou em suas músicas era poesia, filosofia, espiritualidade pura, coisa de gênio, mas sei que até mesmo pra você isso é inegável. Logo mais muitos grandes levavam uma vida boêmia, louca e de total liberdade. Charles Baudelaire, Freud usou várias vezes cocaína, Edgard Allan Poe morreu bêbado e alcoolizado, Carl Sagan usava maconha, Lord Byron viveu uma vida louca e de grande liberdade, Shakespeare não acreditava em conceitos e vivia a vida como um eterno pensador liberto e a cada dia aprendendo mais e mais. O álcool, droga faz parte do Rock’nroll, da poesia, do filósofo, do gênio... a ironia, o paradoxo, o erro é o protesto do grande poeta pensador para com uma sociedade sistemática e domesticada que na verdade não serve pra nada essa disciplina toda. Ele mesmo disse “Pra que usar de tanta educação, pra desfilar terceiras intenções, desperdiçando o meu mel...” isto é, educação, disciplina é necessário, mas demais isso não é você, é um teatro, jogo para tentar solucionar de uma maneira que não é você, domesticar o homem, moralizar o homem que na verdade não é e nunca foi moral. Então a rebeldia dele, ironia era na verdade uma forma de protesto contra o sistema, o capitalismo, a desigualdade, a hipocrisia, a farsa dos bonzinhos, educados... você acha que ele ia dar o dedo pra TV por ser um cara errado e livre, não ele fazia isso protestando, querendo dizer que a TV manipula, domina o povo e o controla, você acha que ele era irônico e revoltado com um delegado de polícia porque ele era errado, não, ele protestava querendo dizer que o delegado e seus policiais não precisavam pegar nenhum deles usuários de drogas ou de álcool e descer o tapa na cara não, não precisava ousar fazer o que quiser com pessoas comuns só porque ele era delegado ou policial não, ele queria mostrar que todo mundo é igual, que o policial devia tratar bem, ser justo e fazer um serviço como um ser civilizado, não como um animal violento ou uma autoridade que ousa e se acha superior e pode fazer o que bem quer, ele nasceu no berço de ouro, riquinho, era um príncipe, mas sempre lutou contra todo esse sistema que causa desigualdade, que explora, humilha, compra, que cumprimenta o outro não por ser bom, mas pra fazer um quadro de bonzinho e educado e assim se promover como mais um heróizinho social igual aos policiais, juízes e outros... cazuza não era tão rebelde nem errado tanto assim não, ele protestava, era contra a hipocrisia, mostrava a face da verdade, era sincero... Claro que o Juíz Ciro Darlan ache mesmo que o cazuza seja tão errado como Fernandinho Beira Mar, ele é só uma outra ovelha do sistema, algo que cazuza já nasceu enxergando e caindo fora, esse Juíz é uma autoridade e está de acordo com a Lei e não com a verdade, você acha que esse Juíz enxerga que um comerciante explorador está errado por explorar no preço porque em certas situações as pessoas consomem ou ficam sem, você acha que esse juiz é contra a brecha que a Lei abre para muitos poderem explorar, ganhar em cima de alguém cujo não tem escolha, você acha que esse juiz é contra o roubo legalizado que os bancos dão em todos nós, você acha que esse Juíz aí é a favor dos ladrões legalizados da justiça, que por não haver como punir a Lei deixa passar, o que é isso? Ovelha do sistema minha senhora.

      Excluir
  7. Parte II – minha resposta a Drª Karla. Educação, melhorar o mundo não é seguir cegamente essas leis, poderes e Justiça que o homem cria para organizar e colocar Ordem nas coisas não, tem muita coisa errada aí, você quer que um valente igual a Cazuza se cale e fique de braços cruzados ao ver o erro de policiais, juízes, justiça e fique calado igual a todo mundo, você queria que Cazuza aceitasse o sistema Capitalista e de desigualdade dos seus pais que eram bem de vida e não estavam nem aí pro mundo nem pra ninguém... vocês é que não entenderam a rebeldia do gênio e do poeta, que não sonhava com um mundo rebelde nem ruim, mas com um mundo sincero, de igualdade, sem preconceito, onde um estende a mão ao outro, o entende e cada um é livre para viver e ser feliz. Outro ponto é que Cazuza não era e nunca foi traficante, ele era usuário de droga, se ele comprou na Europa e levou para o Brasil é porque ele era usuário, comprou pra ele usar e seus amigos, não para vender e sustentar o tráfico, você está equivocada em acusar ele de traficante. Ele também não era um marginal, ele nunca matou, estuprou, violentou nem nada, era rebelde, firme e teimoso, mas não era um marginal, isso é um exagero e se Fernandinho Beira – Ma fosse igual a Cazuza o mundo estava era bom, pois era mais um rebelde do sistema que estava preocupado em abrir os olhos das pessoas e melhorar o mundo na verdade, sinceridade e felicidade de cada um, não cometer violência e prejudicar os outros coo é o caso desse marginal. A Senhora apesar de ser formada em Psicologia é uma ovelha do sistema, estude Freud, Jung, Nietzsche... pare de julgar, compreenda e abra os olhos das pessoas e não as domestifique como a senhora deve fazer com seus clientes problemáticos, apenas disfarçando uma cura para eles e seus problemas e não lhes abrindo os olhos com a verdade do que são e devem fazer para se libertarem e se curarem de verdade. Se ele era um garoto mimado isso é erro dos pais dele, mas ele sempre foi contra o sistema em que ele próprio nasceu, pois ele via as coisas de forma diferente e era ele mesmo sem hipocrisia e sem falsidade, por isso não tinha religião nem preconceito com nada. Cazuza jamais furou alguém com uma faca, jamais puxou saco, era hipócrita, jamais se disfarçou na educação por fora e um lobo por dentro, jamais seguiu conceitos de certo e errado, tentando impor o certo de uma forma superficial e que não funcionará para mudar as pessoas, apenas impondo e convencendo – as de algo por achar que é o caminho bom. Cazuza disse “Não ligue pra essas caras tristes fingindo que a gente não existe, sentadas são tão engraçadas, donas das suas salas, escritórios, merdas...” são pessoas iguais a esse Juíz aí que senta em suas cadeira, poltrona como autoridade, é dono da sua sala, do seu escritório, o povo passa e ele se acha o máximo, o réu é só um verme errado e que merece tudo de ruim, ele é maior por não ser errado como o seu Réu, ele está certo, com a razão e verdade, sua decisão é tudo, sorriam para ele, mas ele é maior se ele quiser sorrir pra você bem, se não ele é o maior mesmo, você é que depende dele, isso é que Cazuza era contra e vocês acham isso indisciplina e falta de educação, vamos acordar, essa autoridade se acha tanto e despreza os mais humildes se achando por cima de tudo, e Cazuza que era riquinho, teve toda chance do mundo de estar em uma mesinha de escritório e ganhar a vida com o cú na mão como falou Renato Russo, igual a esse coroneizinhos, militares, delegados, juízes, promotores e outros lixos que se aproveitam da razão para se impor e se fazerem heróis da sociedade sendo na verdade frágeis, pequenos, vão ao banheiro, cagam pode e peidam fedorento igual a todo mundo e aí em questão de cargo se acham mais importante e os outros são o resto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cazuza era sincero, verdadeiro, se mostrava como é, sem marketing, comércio, não era um monstro do sistema SIST (Sistema capitalista). Você ver um simples vendedor de pipoca, é um homem trabalhador, pai de família, honesto, enquanto na verdade esse simples vendedor de pipoca é um monstro, um monstro construído pelo sistema SIST (sistema capitalista), um comerciante que não tem coração nem bondade, obedece por obrigação o sistema, é um escravo social igual a todo mundo, é hipocrisia, máscara e disfarce, a moral é simplesmente baseada em uma fachada de obedecer as leis e o sistema, caso contrário será punido gravemente, mas não é a verdade, é tudo fruto do sistema, o povo não pensa nem diz nada, democracia é só algo colocado para que o povo aceite e ache que tá bom, tá tudo certo, e até os que se acham que pensam, sabem, são grandes, são projeções do sistema do mesmo jeito, se acham sábios, intelectuais, mas são produtos do mesmo jeito... pois o sistema de ensinou a ler, questionar, pensar, acreditar... você sempre estará no mundo das religiões, ateísmo, comunismo, capitalismo... os ismos de egoísta (egoísmo) como disse Raul Seixas em sua música "Eu sou egoísta", ser livre de verdade, entender de verdade, é como o blogueiro falou em algum post seu aqui, isso ninguém até agora, acha que é, mas ainda não é. Então essa psicóloga muito longe está mesmo de entender realmente as coisas, é um fruto bem feito do sistema inteiro moral (na verdade pseudo - moral). Esses bonzinhos, moralistas são verdadeiras máscaras que o sistema convence estarem certos e serem bons, mas na verdade é só obediência ao sistema, é só crença, comportamento manipulado, não é ser bom de verdade, não é nada do que falam nem do que fazem na verdade, e Cazuza na verdade quebrava esses mitos e hipocrisias, por isso era o poeta rebelde, melhor a verdade do que ser um personagem artístico do sistema. É igual a Justiça, que é só um jogo de esquemas e teatros, assim o que melhor jogar ganha, sem importa - se com a verdade mesmo, aí muitos inocentes saem de culpado comprovadamente pela justiça e aceito como algo certo, e o verdadeiro errado, sai de certo, tudo jogo da mídia e dos esquemas de justiça. Como diz a frase popular "quem é advogado não vai pro céu", "quem é juiz, promotor, delegado não vai pro céu", por causa do jogo de fachada, artístico e teatral, falta de verdade nas coisas, é só documento e assinatura, mas na verdade não é nada do que está lá no papel também. por isso tenho que dar nota dez para Cazuza também, estava certo sim, pode ter exagerado, mas estava certo, lutou até o fim contra o sistema. Na época da Geração Coca - Cola os jovens começaram a achar que estavam entendendo alguma coisa, por causa de Renato Russo, Cazuza, Raul Seixas, mas era tudo da boca para fora, simplesmente curtição, não entendiam nem viviam nada, eram cães adestrados do sistema igual a qualquer outro, eram iguais a militares cujo a ideologia é o que passam e os ordenam obedecer, pessoas sem independência e sabedoria de ideias, é por isso que policiais e militares são cargos lamentáveis, de dar pena, e estes de nada sabem nem entendem, só obedecem convencidos de que estão certos e com a razão, mas na verdade são apenas Dobbermans do sistema, nada mais do que isso. É uma pena um mundo cujo a sociedade é escrava, presa, limitada e nenhuma cabeça para se conscientizar e enxergar de verdade.

      Excluir
  8. O Rock’n roll em si é como um modo de vida filosófico e ideológico, usa – se a música para protestar, criticar, mudar, ensinar e muitas coisas mais. No século XX houve o aparecimento de diferentes tribos sociais e ideológicas, como punk’s, marxistas, nazistas, neo nazistas, capitalistas, comunistas, hippies, rastafáris, movimentos espirituais, comunidades espiritualistas, religiosas, culturalmente diferentes e etc. O rock é um movimento escolhido a dedo pelos deuses para dar um toque a mais no pensamento humano, a frase “sexo, drogas e rock’n roll” denegriu o sentido do Rock messiânico nesse absurdo de libertinagem, levando os jovens ao vício, hedonismo e viver ao vento como se avida fosse nada e sem sentido. O movimento “geração Coca – Cola” incluía ideologias de liberdade, seguir seu próprio caminho, descobrir sua verdade individual e trilhar livremente sua vida conforme sua corrente de pensamento, se sentindo livre e feliz de qualquer prisão do sistema. Nesse movimento tinha por trás o rock dando os toques que os jovens precisavam para pensar diferente e construir uma nova sociedade ao seu modo, Renato Russo que sempre apostou muitos nos jovens, pois esses é que fazem a sociedade, mas que qualquer outra coisa, Cazuza, Ira, Raul Seixas, Marcelo Nova, Paulo Coelho, Cássia Heller, Charles Brown Junior e muitos outros gurus do pensamento Rockeano brasileiro. Tudo o que um jovem quer é viver sua vida conforme seus desejos, vontades e pensamento individual, por isso é muito suscetível a drogas, hedonismo, prazer, rebeldia e etc, tem por ídolos aquilo e aqueles que lhe mais agradam seus sentidos e vontades individualistas. Por outro lado o sistema moralista, militar é deprimente e ao invés de trazer a verdade e mudar de verdade, leva seus membros a um jogo esquemático e de fachada convencendo de que se é certo, bom e na verdade não é nada disso, levando o homem a construir essa justiça e leis que possuímos no Brasil, América, Europa e assim por diante. Não é o comunismo, nem o capitalismo, nem nenhum ismo, nem a religião, nem os movimentos nem os valores, a grande questão na verdade é uma certa condição de consciência liberta do sistemas, que transmute todos os valores e que não transforme o homem, mas o torne segundo a linha que há muito tempo ele caminha, mas por não saber caminhar, não consegue alcançar seu verdadeiro destino.

    ResponderExcluir

Transcenda