A
Bujinkan Budo Taijutsu provinda do mestre dos mestres, Dr.º Maasaki Hatsumi,
acredita que a sua linha de Ninjutsu é única e a verdadeira. As outras são
invenções, fantasias e equívocos.
A Bujinkan é um conjunto de 9 escolas,
sendo 3 escolas samuráicas, 3 escolas de
taijutsu (autodefesa, luta, no estilo Tai-jutsu) e 3 escolas de autossuficiência
ninja (espionagem, escaladas, etc.).
Cada escola tem um nome. Takamatsu Juntaro
teve acesso Às 9 escolas, teve vários discípulos entre um especial, Maasaki
Hatsumi, a quem passou todo seu conhecimento, e este se tornou o pioneiros no
Ninjutsu mundial.
As 9 escolas são reais. Takamatsu e
Maasaki também são. Apenas pertencem a uma linha de Ninjutsu, às da 9 escolas,
existindo outras mais que por eles não são aceitas nem consideradas
verdadeiras.
No antigo Japão existia uma corrente de
guerreiros chamados Yamabushis (guerreiros das montanhas), pois viviam isolados
nas florestas, pântanos e montanhas; eram guerreiros pacíficos, espiritualmente
iluminados e com extremas habilidades, inacreditáveis ao homem comum.
O governo iniciou uma guerra contra
esses guerreiros e foram vencidos. Alguns conseguiram sobreviver e foram para a
vida urbana disfarçadamente.
O Ninjutsu nasceu de emigrantes
chineses indo para o Japão, modificando seu Kung Fu, desenvolvendo o Ninjustsu.
Alguns Yamabushis sobreviventes disseminaram sua arte e conhecimento para
muitos.
Nas ilhas de Iga e Koga, o Ninjutsu se
desenvolveu bem mais rápido tanto e ficou melhor conhecido. Na ilha de Koga,
principalmente, seguia-se a linha dos yamabushis, mas também outras linhas em
menor grau. As 9 escolas se uniram e formaram uma linha de Ninjutsu que chegou
a Takamutsu Juntaro, Maasaki Hatsumi, Stephen Hayes, Daniel Hernandes e outros.
Outras linhas de forma quase invisível também foram
desenvolvidas, estas não aceitas pela Bujinkan como ninjutsu, mas que também procedem na linha na arte do guerreiro invisível e das sombras. O último ninja do clã Bã por exemplo no Japão não transmitirá mais a ninguém os conhecimentos ninjas do seu clã, por não ter nenhum filho para passar adiante, isto porque raríssimas famílias no Japão ainda seguem uma tradição antiga do ninjutsu de passar a arte de pai para filho. A Koga Ryu Yamabushi de Frank W. Dux também é uma outra dessas linhas não aceitas pela Bujinkan, e muitas outras mais. A questão é que muitas linhas se perderam devido a tradição da arte ser passada de pai para filho, e outras suas histórias e tradições não são conhecidas por alguns ninjas que concluem fazer parte do pseudoninjutsu.
O Ninjustu é na verdade uma compilação resumida de todos os estilos japoneses de artes marciais, desde Aikidô, Ju Jutsu, Jiu Jitsu, Judô, Aikujujutsu, Yawara, Sumô e muitos outros mais. A questão é que o Ninjutsu engloba treinos de escalagem , espionagem, estratégias de guerra e etc. Existem até mesmo alguns praticantes de Ninjutsu que modificam este criando seu próprio estilo, é o caso de Frank W. Dux, Ricardo Muller e muitos outros. E por outro lado outros são Ninjas, por pertencerem completamente ao Bujutsu japonês, é o caso do Grande mestre Rogério Gouvéia de Goiânia - GO. Em certos pontos fica complicado diferenciar o real Ninjustu (se é que esse existe mesmo) com o falso Ninjutsu (que pode ser na verdade estilos eficientes, só que fora do padrão histórico e técnico de uma arte que se chama Ninjutsu), logo também não se sabe se o real Ninjutsu morreu e se foi com os Yamabushis e tudo o que se conhece hoje é fragmentos destes que chamam de Ninjutsu. A questão que eu acho não é se esse ou aquele é fraude ou real não, logo porque ninguém nem nada pode provar isso, nem Masaaki Hatsumi, e sim você saber o que está praticando, fazendo, se é eficiente, funciona ou não, pois se é eficiente, funciona, eficaz, bom... pronto, o que é que você quer mais?
ResponderExcluirExcelente !!!
ExcluirExcelente, concordo 100%.
ExcluirExiste um senso comum de que Ninjutsu é uma "mistura" de várias artes marciais. Você coloca como sendo uma "compilação". Mas deve se tomar cuidado ao afirmar isso. Não sei se você quis dizer no sentido original, mas parece que não. Tem alguns pontos com os quais você precisa tomar cuidado ao fazer essas afirmações.
ExcluirNo período feudal japonês, "arte marcial" não tinha o formato que vemos hoje em dia. Atualmente, você vai até uma academia (ou dojo) e treina algo que chama de "arte marcial". E aí, as pessoas classificam coisas como Karate, Judo, Jiu-Jitsu e Aikido, por exemplo, como diferentes "artes marciais". É engraçado... Alguém chega e pergunta: "Qual arte marcial você pratica?" Haha! Depois que comecei a treinar e me aprofundar em estudos na Bujinkan (e também em outras escolas das quais não faço parte), vi que esse tipo de visão é bem genérica.
Eu penso que "arte marcial" é um termo muito geral para que se possa dizer que um sistema ou estilo específico é uma arte marcial. Quando diz-se que a Bujinkan é formada por 9 escolas, talvez muitas pessoas não entendam o que isso quer dizer. Nós usamos "escolas" para designar os estilos, ou seja, as linhagens marciais que são ensinadas na organização. São o que é chamado de Ryu-ha. Ryu-has são as escolas, mas não no sentido físico como um lugar aonde você vai para treinar, mas no sentido de estilo. De qualquer forma, para quem entende de maneira mais profunda, escola é um termo que se encaixa melhor.
Quando você finalmente entende o que é uma Ryu-ha, você começa a ver que as artes marciais treinadas hoje em dia, na verdade, são como se fossem Ryu-has modernas que se formaram a partir de outras mais antigas. O Jiu-Jitsu, por exemplo, é mais conhecido por ser um estilo de "solo". E geralmente, quando alguém cita essa arte, está se referindo ao Jiu-Jitsu Brasileiro da família Gracie. Tanto o Jiu-Jitsu Brasileiro como o Kodokan Judo ou o Aikido do mestre Morihei Ueshiba, são escolas modernas. Elas surgiram já no começo do século XX.
As escolas marciais modernas no Japão, que geralmente são focadas em combate desarmado, surgiram após a Restauração Meiji, já que a partir dessa época, as antigas Ryu-has do período feudal (como as de origem samurai, por exemplo) começaram a não ter utilidade. Em decorrência disso, buscou-se uma outra forma de preservar as artes, mudando sua finalidade, eliminando muitas coisas e convertendo-as puramente em esporte e/ou sistemas de defesa pessoal. Ocorreu um fenômeno com as disciplinas antigas, que podemos chamar de "especialização".
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirContinuação:
ExcluirExistiam várias Ryu-has antigas, cada uma com suas próprias características e peculiaridades, mas não havia especialização nelas, pois isso só foi condizente com o sentido esportivo da modernidade. No caso antigo, todas as escolas treinavam diversas DISCIPLINAS, tais como Kenjutsu, Iaijutsu, Koshijutsu, Koppojutsu, Aikijujutsu, Jutaijutsu ou Jujutsu. É isso mesmo! Essas artes que hoje em dia são consideradas como escolas ou "estilos" separados, antigamente eram DISCIPLINAS de uma mesma escola. Ou seja, não existia (e na verdade, ainda hoje não deveria existir) simplesmente "Jujutsu" (escrita original para "Jiu-Jitsu"), por exemplo. Dizer que você treinava "Jujutsu" não seria algo muito informativo como diferenciação de um estilo, pois esse era um estudo inerente a qualquer escola. Na Bujinkan, por exemplo, existe a Tagaki Yoshin-Ryu Jutaijutsu, escola samuraica. Ou seja, não é um Jutaijutsu qualquer, mas é especificamente o da Takagi Yoshin-Ryu (nome da ryu-ha). Entretanto, apesar de haver uma "especialidade" na escola, no sentido de ela ser de Jutaijutsu, isso não quer dizer que a especialidade treinada na escola eram técnicas de solo ou algo do tipo. Em qualquer ryu-ha, incluíam-se técnicas com todos tipos de armas, intercalando com torções, projeções, solo (neo-waza), golpes traumáticos, etc. Ou seja, a ideia de que cada "arte marcial" é especializada em uma coisa - Jiu-Jitsu em solo, Aikido em torções, Judo em projeções - é totalmente moderna. Isso é a especialização a qual me refiro. É uma ideia que não faria qualquer sentido no período em que samurais e ninjas viveram, ou seja, no período feudal.
Outro detalhe importante é que cada sistema moderno veio de uma ryu-ha específica. Cada uma de um lugar e origem específica. Não tenho certeza se o Jiu-Jitsu Brasileiro e o Aikido vieram da mesma escola, mas sei que o BJJ e, logo, automaticamente o Kodokan Judo, se originaram de uma Ryu-ha chamada Fusen-Ryu. Ou seja, isso quer dizer que o Jujutsu que foi parar na família Gracie não é um Jujutsu qualquer e pronto. Com isso quero dizer que não existe Jujutsu que é simplesmente Jujutsu. Cada Jujutsu é de uma origem diferente e tem suas próprias características. Em outras palavras, o nome completo da arte, ou seja, da escola (ou ainda, da Ryu-ha) seria Fusen-Ryu Jujutsu. Mas, por algum motivo misterioso, resolveram chamar isso só de Jujutsu, de uma forma estranhamente geral. Não sei se isso é porque há outros tipo de Jujutsu que misturaram, mas enfim. O "Jiu-jitsu" atual foi desenvolvido a partir de um pensamento esportivo. A maior parte do que é o Fusen-Ryu Jujutsu foi substituído por técnicas especializadas em solo, visando vencer campeonatos de luta, com adversários de estilos marciais modernos e, logo, fragmentados como ele ("fragmentado" não precisa ser necessariamente um termo pejorativo e também não é sinônimo de ineficiência). E nisso - não podemos ignorar - ele se saiu muito bem. Conforme o historiador e pesquisador Antony Cummins afirma, parece que o BJJ tem origem da escola Fusen-Ryu.
É por tudo isso que eu falei que você não pode simplesmente dizer que "ninjutsu é uma mistura de resumida de 'TODOS' os estilos japoneses". Isso não faz sentido. Deu pra entender agora? Cada estilo marcial veio de uma escola diferente, e provavelmente era só parte de uma disciplina específica de uma escola. Se você falar que ninjutsu é uma "compilação", dá impressão de que você está invertendo o raciocínio. As artes atuais é que são fragmentos de suas Ryu-has de origem e não as Ryu-has que são uma mistura de artes modernas. Você não citou Kenjutsu, Shurikenjutsu Sojutsu e uma outra série de coisas que você não deve nem imaginar que existem, mas enfim. Tome cuidado! Estude mais.
Já sobre o que você disse a respeito de uma arte ser eficiente ou não, também há um problema. Ser eficiente é uma coisa. Ser legítimo, é outra, totalmente diferente. Se você afirma ensinar Ninjutsu, mas nunca treinou nenhuma ryu-ha de ninpo nem é herdeiro de alguma, será que você têm qualificação para ensinar aquilo que afirma? Suponho que não. Isso se chama mentir.
ExcluirA questão é que Grão mestre Rogério Gouvéia fundou a Teshinkan, é formado em Krav Magá, Kobudô, Bujutsu, Kempô, Aikujujutsu e Ninjutsu, ministra aulas e forma vários alunos e discípulos. A Dux Ryu está se espalhando pelo mundo inteiro, inclusive já é fato no Brasil. Soke Sombra ministra aulas no Rio de janeiro forma vários alunos e discípulos. Ashida Kim também, entre muitos outros. Muita gente persegue estes e outros como fraude, mas são autênticos, formam artistas marciais e crescem cada vez mais.
ExcluirGrande mestre Rogério Gouvéia também tem formação em Systema, Kenjutsu, Iaijutsu e Ju Jutsu (não o Gracie), é quase um auto didata. Um guerreiro da Tenshikan está bem iniciado os grandes mistérios marciais, tecnicamente, mentalmente e espiritualmente preparado para os desafios e riscos reias, sendo capaz de se defender a si e a outrem em qualquer situação de combate, como também pronto para viver a vida com sabedoria e harmonia com o todo. Ashida Kim é o maior grão mestre ninja contemporâneo, seus feitos e sua vida chegam a se confundir com o que só se ver nos cinemas. Aquele que é ninja, não diz que é, nem faz questão de se mostrar, ele pode ser grande em qualquer situação, e foge de reconhecimento e privilégios, foge da fama e de tudo o que é publicidade, essa é uma real característica de um ninja, e assim é também Ashida Kim, seguidor de uma verdadeira tradição de guerreiros perdidos nas noites dos tempos, no qual retratou um pouco em seus livros, e só transmite mesmo tal habilidade e saber a seus alunos e discípulos.
ExcluirMeus amigos... Qual comentou que ninjutsu é a junção de judô karatê etc etc deve ler um pouco mais... Ninjutsu não é uma arte marcial... Assim como o kenjutsu.. essas são sistas de guerras antigas... Com o passar dos anos, devido a falta de guerras esses sistemas foram desfragmentados pois não se tinha mais utilidades... Assim formaram se as artes do, para formação do ser humano.. agora se vc colocar um karatê ou "MMA" x ninjutsu.. o q teremos é.. o primeiro vai usar as mãos pé chão etc etc e o segundo, usa algo disso, a faca, a espada, a shurikan, as garras etc (usa para matar). E 90% dos casos nem combate mano a mano deve ter no ninjutsu (arte do oculto) temos aí. Monte de babaca q coloca ninjutsu x outra arte, q é coisa de idiota.
Excluircerto, que se deve analisar mesmo as artes marciais no Planeta Terra dentro de um contexto histórico e de época. Certo que hoje para as coisas de ontem, até as situações são muito diferentes, antes funcionava para as guerras, hoje é na bala e por isso são ineficientes para a realidade de hoje. Mas de ontem pra hoje, acredito que estamos em um patamar mais avançado geral, claro que hoje nenhum lutador tem o espírito de guerra dos antigos, mas na luta um a um, mão limpa, os de hoje estão em um nível que brincaria com qualquer um do passado seja Musashi ou grande ninja que for. Logo também por algumas escolas de hoje preservarem demais a tradição o máximo possível estão atrasadas. Pegue qualquer um grande mestre de Aikidô, Karatê, Ninjutsu puros e os coloque um a um com qualquer lutador simples diversificado, que nem tem alta graduação nem certos conhecimentos que esses velhões grandes mestres tem, e a marcialidade tradicional vai toda por água a baixo em sua eficiência. É tanto que qualquer um de fora que assite por exemplo vídeos de Masaaki Hatsumi, esses caras de defesa pessoal fazendo isso e aquilo, grandes mestres ensinado isso e aquilo, com conhecimento tal e tal, técnicas de torções, quedas e tal... nada disso funciona, só mesmo em demonstrações e nos treinos mesmo, mas na vida real essas coisas são verdadeiras ilusões, é até um perigo iludir as pessoas nessas tradições, fazerem suas cabeças que são grandes, sabem isso e aquilo, e colocarem suas vidas em risco ou passar por uma tremenda decepção ao descobrirem ser tudo uma grande ilusão em eficiência.
ExcluirExistem vários mestres e professores de Ninjutsu que não pertencem a Bujinkan, entre eles, Frank Dux, Ashida Kim, Rogério Gouvéia, Rodrigo Muller, Jinichi Kawakami cujo mestre foi seu pai Masazo Ishida e muitos outros, escolas de Ninjutsu que não pertencem a Bujinkan como Seishin Ryu, Nishiden Ryu, Hosho Ryu Ninpo, Dux Ryu e muitas outras. A Bujinka Budo Taijutsu é uma Instituição ninja dentre muitas outras, e cada uma tem sua história e motivo na arte ninja também, estilos bem similares mas às vezes diferente, igual em qualquer outro estilo marcial.
ResponderExcluirTambém tem a Kurokawa Ryu cujo eles tem todos os descendentes dessa escola de Ninjutsu até hoje e nem Hatsumi nem Takamatsu fazem parte destes, provando mesmo que a Bujinkan não é única no sistema ninja. Logo também se o único sistema Ninja fosse pela Bujinkan seria algo muito limitado, pois as escolas que constituem a Bujinkan só algumas são realmente puramente ninjas, as outras são samuraicas e de combate corporal, o ninjutsu nos tempos antigos cada escola e sistema era diferente um do outro, muitos eram sistemas familiares, passado apenas de família para família, assim como por incrível que pareça até hoje ainda existem, no caso desse ninja do Clã Bã que deixará perder a tradição e algumas outras ainda também. No caso de Frank Dux, este treinou com Senzo Tanaka, mas não é seu real sucessor, ele fundou seu próprio sistema, o sistema Dux de artes marciais inspirado nos ensinamentos Koga de Tanaka, mas Tanaka e Dux já estavam quase criando o Jeet Kune Do do Ninjutsu, onde não se deve se limitar a nada, aprender de tudo e aplicar com eficiência... daí Frank Dux criou seu próprio sistema de artes marciais e Ninjutsu. No caso do Grão mestre Rogério Gouvéia ele não é na verdade um mestre em Ninjutsu e sim em Bujutsu, ele chama de Ninjutsu o Bujutsu, ele é perito nas artes de combate armadas e não armadas japonesas, desde Aikidô, Karatê até Kobudô ele é um grande mestre e se auto denomina por isso de adepto do Ninjusu. Já Ashida Kim é sim um mestre de Ninjutsu, do sistema mais primitivo deste, da gênese dos próprios Yamabushis, os estilos de Koga são mais Yamabushis do que os outros que sofreram mais modificações, só que Ashida Kim também é praticante de Karatê, Judô, Kobudô e Kickboxing profissional, daí ele e Jonh Keehan fundaram juntos a Sociedade do Dragão Negro e do Combate, que mistura várias áreas marciais voltada para defesa pessoal e destruição do ou dos adversários de forma mais exterminante e mais eficiente possível. Ninjutsu se perde na história por causa de interesses, conspirações, detalhes não vistos e certos pontos mais, sendo que é assim com muitos outros estilos de artes marciais também como o Krav Magá que só aqui no Brasil é dividido entre os dois grandes mestres Kobi e Yaron e por aí vai.
ExcluirMas o Bujutsu é praticamente o Ninjutsu não puramente vindo de uma linha só de Ninja mesmo, mas é, pois o Ninjutsu já é uma mistura de muitas coisas, de acordo com os níveis de graudação tem os treinos e aprendizados, tem camuflagem, escalagem, espionagem... treino de luta corporal, torções, taijutsu, defesa pessoal eficiente, treino com diversas armas inclusive arco e flecha e muito mais e no Bujutsu não escapa nada disso, é algo completo também... praticamente muitos mestres de Bujutsu são auto intitulados de ninjas mesmo.
ExcluirTambém tem o Soke Sombra do Rio de janeiro, foi discípulo de Ashida Kim, pois no ninjitsu se tem discípulos, não alunos, é diferente o sistema. Soke Sombra ensina um Ninjutsu de grande eficiência, tão primitivo quanto a própria guerra, combate e artes marciais.
ExcluirMe manda fotos de treinos ninja
ResponderExcluirSobre o Clã Bã de Ninjutsu que não é reconhecido pela Bujinkan, mas é Ninjutsu passado de família para família até os dias de hoje, o meMbro mais atual e úlltimo dessa linhagem ninja é Jinichi Kawakami que afirma não ter tido filhos e sua tradição ninja morrerá apenas consigo mesmo. Ele tem sua história de sua linha ninja contada pela sua família desde épocas antigas, ele fala da sua linha ninja, do seu Ninjutsu apenas, do estilo dele entre alguns outros mais.
ResponderExcluirSoke Masaaki Hatsumi criou uma série japonesa de Ninjutsu chamada jiraya, nesta série fictícia ele fala do ninjutsu fictício mesmo, kung fu ninja, atirador ninja... tudo de ninja, inclusive o clã de Jiraya era o de Togakure Ryu que segundo Hatsumi pode talvez pertencer ao ninjutsu fantasioso, ele diz não ter certeza se esse clã existiu mesmo, tornando o Jiraya fantasia ninja mesmo. Será se Hatsumi quis dizer que a fantasia ninja sendo eficiente é cabível no Ninjutsu? Ou a ficção do seriado Jiraya é a parte da fantasia Ninja retratando as lendas que existem até hoje, inclusive o falso ninjutsu e suas fantasias?
ResponderExcluirhistória real do Ninjutsu é tão complicada que até a própria Bujinkan fala por ela e das linhas que Takamatsu praticou com cada mestre seu, pois Takamatsu teve vários professores e mestres de cada escola herdeira das tradições samuráicas, taijutsu e ninja, no qual reunindo tudo Hatsumi fundou a Bujinkan que é a reunião de tudo isso e não só puramente Ninjutsu e desta tem algumas escolas apenas. Claro que a experiência, conhecimento e sabedoria de Takamatsu era gigante mesmo, o cara era um grande mestre mesmo, mas da área de ninjutsu teve seus mestre, professores que tiveram suas linhagens e tal, mas não praticou com todos de todas as linhagens, clãs e tradições, nem mesmo dos últimos do tempo dele, sendo que outros mestres de outras linhas e clãs contemporâneo a Takamatsu também existiram e continuaram seus sistemas sendo vistos, reconhecidos ou não... a questão é que a Bujinkan explodiu na mídia e como uma Instituição Ninja formal e oficial e muitos outros continuaram e ainda continuam na tradição familiar, tradição de clãs, sistemas particulares e assim por diante, com a mídia de hoje muitos destes estão sendo vistos e reconhecidos, mas nem todos ainda.
ExcluirVerdade Hatsumi e Takamatsu só podem responder por eles mesmos, claro os mestres e linhas que Takamatsu teve acesso são linhas ninjas, samuráicas e artes marciais sim, mas de outras linhas, mestres cujo ele não teve acesso dizer que é mentira, fraude, só se caso ele realmente conhecer aquela linha, corrente para poder falar ou dizer se é invenção, fantasia ou se realmente é uma linha mesmo de tradição, que passou de geração em geração desde tanto tempo atrás até os dias de hoje, se se extinguiu ou não, isso é o que mais confunde na real história ninja, e aí chega alguns aproveitadores e falseiam determinado estilo de Ninjutsu.
ExcluirA Bujinkan não é só Ninjutsu, tem Ninjutsu também, é arte dos samurais, taijutsu e Ninjutsu, e os outros sistemas de Ninja fora a Bujinkan, a grande maioria não é só Ninjutsu, tem outras coisas, mas Ninjutsu também.
ResponderExcluirMEu deus quanta besteira nessa artigo e quanta gente desinformada nessa pagina.Hatsumi nunca disse que seu ninjutsu é o unico. O que acontece é que quando gente picareta que segue ashida Kim, Frank Dux e outros como mestre sombra, Rogerio gouveia e etc. A gente deixa claro que isso não é ninjutsu. Existe muitas escolas de Ninpo serias, muitos herdeiros de ninjutsu, mas todos os que citei foram e continuam sendo desmascarados. Aqui no brasil se vc não treina Bujinkan, GEnbukan ou jinekan, aqui no brasil, vc esta sendo engando. Apenas isso.
ResponderExcluirPois quem está desinformado sobre Frank Dux, Soke sombra e os outros é você, é só se informar mais e verá que eles pertencem sim ao Ninjutsu.
ExcluirEssa questão também de picaretagem nas artes marciais depende muito da forma como se quer colocar as coisas, por isso alguns falam que Steven Seagal é picareta, Ricardo Morganti e outros brasileiros que criaram estilos são picaretas e muitos outros casos mais. Sendo que Steven Seagal e estes são especialistas sim em luta e artes marciais como também tem graduação elevada em certos estilos também. Em outros casos existem alguns que são graduados ou são bons lutadores, mas exageram demais, contam histórias demais, se gabam e tal, são os sonhadores, que gostam de fantasia, mas são graduados e sabem mesmo, mas sonham demais, existem esses casos também que alguns colocam estes na extremidade de picaretagem. Mas temos como exemplo Jigoro kano, que ao ser um simples aluno de Ju Jutsu, ter visto um pinheiro (a história do pinheiro) e passou a desenvolver o Judô, Kano teve que aguentar a ferrenha perseguição de vários mestres conceituados no Japão. Diziam que Kano estava inventando coisas, tirando do Ju Jutsu e outros estilos mais, que Kano nem tinha ainda graduação de quase nada, era um dos alunos mais frágeis e menos habilidoso e estava querendo criar algo novo... no fim das contas especialistas contemporâneo de Kano atribuíam a este um verdadeiro picareta querendo criar algo novo, e hoje nós temos o Judô de Kano. Dois outros exemplos também que posso citar é Mitsuyo Maeda (Conde Koma), não tinha graduação de professor nem de mestre, era um aluno de Kano que treinou por partes algumas coisas mais com outros mestres, ganhou suas lutas só com o básico que sabia, ensinou a um Gracie e daí foi o início de uma nova era nas artes marciais, o Gracie Jiu Jitsu, Conde Koma era picareta? No padrão de hoje de picaretagem, um verdadeiro picareta. Outro é Bruce Lee que não tinha graduação elevada no Wing Chun, e aprendeu por partes muitos outros estilos, era apenas um ficcionado em artes marciais que se tornou quase um auto didata e esteve a frente de todos do seu tempo, Bruce não era mestre em nada, nem mesmo graduação para um bom nível de professor, apenas tinha conhecimento e era bom lutador, Bruce Lee era um picareta? E muitos outros exemplos mais ainda. Além disso também, seguindo esse paradigma de picaretagem de hoje que muitos colocam o Gracie Jiu Jitsu é uma das maiores picaretagens de todos os tempos no mundo marcial. O que Hélio desenvolveu, é uma cópia do Ne-waza do Judô, apenas deu ênfase a parte de Ne-Waza só isso, é tanto que existem vídeos de judocas antigos fazendo passagens de guarda e outros golpes do Brazilian Jiu Jitsu, tudo do Judô, Hélio não desenvolveu nada de novo, apenas deu grande ênfase a algo que sempre existiu e nasceu lá no Japão. Quando em uma luta de MMA um lutador finaliza com golpe de Grapler, o privilégio vai para o GJJ, foi BJJ que o salvou, sendo algo do Judô, Catch Wrestling e muitos outros estilos de Grapler, puro marketing de algo que se nasceu também de puramente um marketing bem feito, isto é, analisando o BJJ nos padrões de muitos hoje que consideram isso e aquilo picaretagem, mas hoje temos o BJJ que é muito eficiente. Então são colocações e exigências de pessoas que em uma forma ortodoxa, certinha e tal quase todos são picaretas, ninguém pode criar estilo nenhum novo, tem que ter tal graduação e na prática e na história nem sempre foi assim, muitos grandes mestres ali foram só aquilo mesmo e não trouxeram nada de novo, enquanto outros mais simples revolucionaram e fizeram algo muito maior. Muitas vezes o cara certinho não fez nada de mais, e o rebelde foi mais importante pra história. Por isso conforme você coloca as coisas pode ser picaretagem ou não, mas lembrando que eu não estou defendendo picaretagem nenhuma, existem estes sim, mas esclarecendo que em muitos casos é colocação mesmo de quem diz que é picaretagem, a forma de analisar da pessoa, conclui que ali é picaretagem, mas se for observar as coisas por outro ângulo, é um grande artista marcial, mestre, gênio, lutador e assim por diante.
ExcluirVerdade mesmo, se alguém disser que BJJ é picaretagem, é só lembrar que grandes mestres contemporâneos de Kano falaram a mesma coisa dele, e hoje nós temos o Judô, assim também Hélio Gracie que representou uma nova era mundial nas artes marciais, e hoje no Brasil se tem muitos estilos novos de artes marciais criado por brasileiros, e a capoeira a mais famosa, ma o Gracie Jiu Jitsu hoje é patrimônio cultural do Brasil, brasileiro que é brasileiro pratica Jiu Jitsu. Também me lembrei com esse seu comentário aí de Muhamad Ali, sempre chamava a atenção de todos, e era aprovado só por alguns e fãs fanáticos, e hoje é o maior ídolo de boxe no mundo todo, e Conor McGregor se encontra nessa situação, chama a atenção de todos igual Ali, é cultuado e adorado por muitos, tá virando até religião de alguns, mas desprezado por muitos também, e tem tudo para futuramente ser o maior ícone e mito de todos os tempos do MMA mundial, antes e depois de Conor MCgregor, a história do MMA.
ExcluirO maior ninja da atualidade e verdadeiro que se conhece se chama Conor "The notorios" McGregor.
ResponderExcluirO que deve-se preservar em uma arte é sua essencia. o que cada um faz com ela fora de uma linhagem é de cada um. Vc colocar alguem que pratica o Ninjutsu na essencia e qualquer outro, não vai ter combate um a um. Se vc for aplicar os ensinamentos do ninjutsu nos dias de hj numa briga de rua... primeiro, vc ia ser preso, ou então aplicar o que aprende, que é assinar alguem ou esfolar de maneira que vc nao role nem troque porrada ou gaste um pingo de suor. Então o que devemos ter é respeito, por que nãoé pq uma arte foi criada a anos que ela seja desatualizada,pelo contrário, ela evolui e, dependendo de quem aprende, ela pode ser mais ou menos eficazes.
ResponderExcluirTengu é uma besta, metade pássaro, metade humano ou pássaro humanóide, em algumas lendas é um ninja que depois de morto, seu espírito se transforma nessa besta, um ninja assassino, criminoso, negro, do mal espiritualmente vira essa besta, em outras lendas Tengu é material e físico, ninjas se transformavam em Tengu, samurais e outros guerreiros antigos contam estórias de como encararam Tengu fisicamente.
ResponderExcluir