terça-feira, 15 de abril de 2014

O PODER DAS ARTES MARCIAIS


O verdadeiro caminho marcial transcende o conceito e prática de luta, ser apenas luta, combate físico, defesa pessoal, técnicas, golpes agressivos, defensivos e outras coisas mais. Artes Marciais é quase como se fosse uma religião, arte, ciência, doutrina de combate e defesa física que visa o desenvolvimento do caráter, disciplina, discernimento do certo e errado, abstendo-se de atos ilícitos e não pacíficos... é um caminho espiritual, uma jornada esotérica, trabalhar por uma sociedade melhor e feliz...em última análise artes marciais é um caminho de vida, adaptável à realidade individual e coletiva de cada um ou de muitos, onde ocorre a realização técnica, capacidade de luta,  autodefesa e espiritual para se viver em harmonia com tudo e com todos.
Primeiramente considerando classificatoriamente os estilos, um atleta marcial treinando com vontade, sem medo, com sinceridade, com sangue, sacrifício, dando o melhor de si, fazendo o possível ou não para aperfeiçoar-se, desenvolvendo suas habilidades com alma e coração, ele alcançará um alto nível em seu estilo e nas artes marciais em geral, será muito grande, um verdadeiro campeão independente de ser reconhecido ou não.
Segundamente considerando estilos em geral, vou denominar apenas “artes marciais”, os artistas marciais trabalham tanto o Ki ou Chi (energia interna), no qual com isso conseguem realizar grandes proezas como quebrar grandes blocos de gelo, vários tijolos, telhas, alguns tipo de madeira, tábuas... de diversas formas e maneiras, além disso também utilizando o ki ou chi em combate , um velho de 60 kg por exemplo consegue arremessar um gigante de 100 kg (Morihey Ueshiba por exemplo realizava tal façanha), consegue – se levar porretadas nos testículos , na garganta e em outras partes mais do corpo sem se lesionar... consegue-se também empurrar um objeto pesado com uma lança, estando a ponta da lança na garganta, deitar por cima de várias espadas afiadíssimas, colocar em cima de si um bloco de gelo ou pedra e quebra-los sem se lesionar, e muitas outras proezas mais inacreditáveis, mas isso sabendo utilizar o ki (para os japoneses) ou chi (para os chineses) – energia interna, sendo que a maior força e poder estar dentro de cada um.
Em questões de técnicas, habilidades nos golpes, alcançando realmente um grande nível, rapidez, força, técnica aperfeiçoadamente apurada, grande experiência de combate em diversos setores e de diversas maneiras, o artista marcial é um verdadeiro guerreiro e herói, como por exemplo, um velho, idoso é capaz de vencer um ou mais homens armados ou não e até bem mais jovens, uma criança é capaz de derrubar, vencer ou imobilizar um adulto, um homem é capaz de vencer a dezenas e dezenas e outros armados ou não, uma mulher pode derrotar a um ou mais homens, o menor é capaz de se defender de um bem maior ou bem mais pesado e assim por diante. Com isso mais um trabalho de si mesmo seus erros, defeitos, fraquezas, traumas, neuroses, indisciplina etc, no sentido de melhorar – se, amar, desenvolver em si o equilíbrio interno, a serenidade, o bem e a paz, o artista marcial é como o “guerreiro azul”, “o guerreiro iluminado ou de luz”... ele é grande mas não humilha e dá atenção a todos, é mais forte mas não faz questão de provar nada, nem machuca ou faz mal a algum ser (só machuca mesmo em último caso), cumpre seu dever heroicamente, mas é desinteressado de reconhecimento e muitas vezes nem é reconhecido nem ninguém lhe dar nada de importância, este sim é que é o verdadeiro artista marcial, o maior campeão de todos independente de ter títulos ou não de plásticos ou metal... Ele é um troféu, uma taça, ele é um verdadeiro herói.

 


OBS: No quadro “Uma crítica ao MMA”, eu coloco a questão de que o MMA não é 100% artes marciais, além do mais, até mesmo por necessidade, o mundo precisa das artes marciais também para educar crianças orientando-as ao caminho certo, pois são árvores que mais tarde podem dar bons frutos ou más frutos... artes marciais que eduque, sirva como caminho espiritual, caminho de vida desenvolvendo o caráter e o espírito, então praticar qualquer estilo de  artes marciais, Kung Fu, Karate, Judô, Sambo, Taekwondo etc que além de desenvolver a parte técnica e física também trabalhe o espírito... Então praticar uma arte que seja só para defesa e que trabalhe a moral e que a arte marcial tenha o verdadeiro sentido espiritual da arte marcial, não só algo competitivo também, mas que ensine auto defesa e eduque.

34 comentários:

  1. Realmente são homens deuses de verdade, e você sabia também que o que eles retratam no cinema sobre os shaolim também é inspirado em como era mesmo? eles alcançavam uma habilidade tão grande e um grau de meditação e poder da mente tão elevado que se tornavam suaves a ponto de saltar e dar uma impressão de que voam, as grandes habilidades dos ninjas eram tão extraordinárias que ninja virou sinônimo de invencível, invisível, seres com poderes etc, Kuan kum levantou uma pedra mais pesada do que sua força ou a força de qualquer homem consegue levantar, Tengu existiu mesmo em uma época, xena é inspirada em reais guerreiras antigas que sozinhas lutavam contra exércitos, quem conhece os ninjas entende que Albert Einstein, Leonardo da Vinci também eram ninjas e não estavam a frente do seu tempo não, tudo isso é real mesmo, a magia é verdadeira e ela é este mundo real nosso, o sonho é o mesmo real, tudo é verdade mesmo, a história dos deuses é a mesma história do homem, não se pode falar dos homens sem retratar os deuses não.

    ResponderExcluir
  2. Cronologicamente artes marciais se divide em A.B (antes de Bruce Lee) e D.B (depois de Bruce Lee.)

    ResponderExcluir
  3. Na época em que Gene Labbell estava no seu auge o Steven Seagal disse que conseguia sair de qualquer chave que ele pegasse Seagal, então o Gene Labell fez um pequeno treininho com ele, finalizou Seagal facilmente. Chuck Norris grande astro do cinema marcial e de ação, faixa preta em Judô, Karatê e Taekwondo fez um pequeno sparring com o Rickson Gracie, não deu nem pra sair, em pouco tempo Rickson lhe deu uma queda e o finalizou facilmente. Marko Zaror conhecido como O Dragão Latino, astro e herói do cinema marcial em um sparring simples com Humberto foi finalizado facilmente em um cadeado. Vitor Belfort faixa preta de jiu jitsu a muito tempo foi finalizado pelo Jon Jones que não tinha nem faixa ainda no jiu jitsu, Chael Sonnen finalizou Shogun sem nem mesmo saber jiu jitsu direito, o Rei Zulu que perdeu pro Rickson, treinando no quintal de sua casa, apenas empurrando a parede e fazendo acrobacias, ganhava de faixas pretas, mestres e professores de Karatê, Jiu Jitsu, Kung Fu etc sem saber nada de luta nem de artes marciais. Eu penso que o buraco é mais embaixo, é tudo muito complicado, eu não acredito em fantasias não, acho que na hora da realidade mesmo o negócio não é fácil como se treina e se acha que é não, penso que só no cinema mesmo é que existe heroísmo, na vida real ninguém é herói não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. J.J Perry também astro do cinema falou em uma entrevista que sobre luta de rua e defesa pessoal que ele não sabe nada sobre isso não, essas coisas ele deixa pra Deus resolver, e olha que o cara é um ícone do Taekwondo e um astro no cinema marcial. Jean Claude Van Damme quando perguntado por um entrevistador se era capaz de se defender em uma situação real, ele disse que corre bem rapidinho. Jet Li muito grande no cinema marcial, realiza movimentos incríveis e tal, já revelou também que se lutasse MMA não duraria nem sequer segundos contra qualquer adversário razoável, eu também concordo com o colega aí de cima que diz que realidade é uma coisa, movimentos, exibições, cinema etc é outra coisa. Existe até mesmo muitos praticantes de artes marciais sérios que não acreditam em defesa pessoal não, eu já fiz foi ver e ouvi histórias de pessoas confiáveis também de caras faixas pretas e bons de luta morrerem por reagir a assalto, tentarem se defender desarmados de faca, facão. Já vi em uma aula de Kung Fu um mestre com um praticante de Krav Magá dizer que sabia muito bem se defender, então o mestre chamou ele e disse que ia mudar os movimentos de entrada com uma faca, rapaz, a forma que o mestre entrava, o cara do Krav Magá que afirmava saber se defender, não sabia nem pra onde é que ia e que se fosse de verdade tinha levado cada facada, o cara do Krav Magá ficou muito frustrado em reconhecer que tanto tempo de treino e estudo não dava conta de se defender em uma situação pouco diferente do que ele era acostumado e que ensinavam no Krav Magá. Já vi também mestres dizerem que defesa pessoal é ilusão, que luta não é assim como se pensa não e que as coisas não são como na imaginação e na crença não.

      Excluir
  4. Maculelê era um negro que ao receber hospedaria em uma tribo, defendeu essa tribo em um grande combate, ele sozinho apenas com dois pequenos bastões venceu uma outra tribo inteira, mestre bimba fundador da capoeira Regional venceu 7 soldados de uma vez só, Maria 12 homens uma capoeirense venceu 12 homens de uma vez só também, 12 homens contra uma só mulher e apanharam foi feio dela, Huo Yuanjia grande mestre de Wushu venceo O'brien grande lutador e gigante da luta livre que vencia todos os combates, Huo era bem mais frágil fisicamente, mas sua grandes habilidades no kung fu se sobressaiu no duelo, Oyama era chamado de o homem mais forte do Japão, ele quebrou chifre de touro com a faca de sua mão apenas, Kuan Kum foi um herói chinês que combateu bandidos e criminosos defendendo os inocentes e indefesos, Wong fei Hong jamais foi derrotado em um combate em toda a sua vida, Bruce Lee depois que criou seu Jeet Kune Do o combate mais demorado dele durou apenas 13 segundos, teve vários combates reais se sobressaindo dos seus adversário como se eles fossem crianças, Royce Gracie com apenas 70 kg vencia adversários com mais de cem quilos, na Thailandia tem lutadores que já fizeram mais de 300 lutas e existem alguns que lutam toda semana, quase todos os dias, Lo Fei um general chinês com apenas 300 soldados venceu um outro exército de mais de mil soldados usando a estratégia e inteligência. Existem muitos heróis mesmo nas artes marciais, cada um com sua história, e isso é fato não é fantasia não.

    ResponderExcluir
  5. Por incrível que pareça muitos que são grandes nas artes marciais de verdade são clandestinos ou não possuem faixas graduadas. Mitsuio Maeda (Conde Koma) não tinha faixa no Judô, era simplesmente um praticante de Judô e um básico de Jiu Jitsu japonês, realizou mil lutas, um empate e uma derrota apenas e foi o responsável inicial pelo Gracie Jiu Jitsu.. Isaul Soares "Torrão" quando iniciou era apenas um competidor que mal sabia o básico de alguma coisa de luta, e apenas treinando os golpes básicos se tornou campeão mundial, tem mais de 200 lutas, apenas 03 derrotas em sua carreira. Bruce Lee também não tinha graduação nem faixa alguma em nenhum estilo, ele conhecia muito e bastante Wing Chun e Kung Fu, mas não tinha graduação oficial não. Conor Mc Gregor campeão peso pena do UFC agora é que tem a faixa marrom de jiu jitsu, sendo que na verdade ele treina um pouco de cada coisa, aperfeiçoando e aprimorando suas técnicas, sem pertencer a um estilo específico, nem federação nem Instituição nenhuma de artes marciais não, Jon Jones também ex - campeão peso médio pesado do UFC é apenas um atleta de wrestling sem graduação nem nada mais em outros estilos específicos, Jimmy Page entre muitos outros. Muitos que se destacam também no Muay Thay brasileiro também não possuem graduação oficial nenhuma no estilo tipo José Aldo, Renan Barão etc, eles apenas treinam golpes básicos e treinos específicos. Oyama o fundador do Kyokushin também apenas conhecia um pouco de Taekwondo e Karate, mas sem ter nenhuma graduação específica em nenhum estilo, fundou seu próprio estilo o Karatê Kyokushin. Muitos também só aprenderam básicos, estilos pela metade e outros nunca foram associados a Instituição nenhuma e são os maiores nomes no mundo das artes marciais e outros são os melhores lutadores do mundo. Não é novidade ver faixas intermediárias vencendo faixas marrons, pretas e até mestres, sabe - se que o básico é suficiente que coisas complexas demais na realidade não são aplicáveis, não funcionam não, que o faixa menor bate o maior, como dizem "faixa é só para segurar as calças" e estilos é só pra denominar e instituições é só pra representar no papel, mas a verdade sempre pode ser outra.

    ResponderExcluir
  6. No Japão luta é sagrado, na China Kung Fu é obrigatório, no México as pessoas são fanáticas e amam luta e lutadores, nos Estado Unidos lutadores são heróis e assim muitos outros. Desde os shows de Wrestling e luta livre até competições amadoras de luta e artes marciais o povo é apaixonado, vão ao delírio quando estão presentes em alguma luta importante ou perto de lutadores famosos, no Japão grandes guerreiros, lutadores e certos artistas marciais são deuses ou reencarnações de seres importantes, esquecendo o conceito de que americano gosta de bater, gosta de sangue, japonês gosta de agarrar, finalizar, os mexicanos são guerreiros e lutam com a alma e o coração, os Russos são duros, resistentes e pesados, os chineses são ligeiros e rápidos igual um raio, japoneses são frios, valentes e resistentes, Las Vegas é a capital do mundo das lutas etc a luta é inerente ao homem, o duelo, desde a Índia ou Egito antigo, os gladiadores em Roma no coliseu, as arenas de combate sangrentas e mortais, as artes de combate, ciências marciais encontradas até mesmo nas mitologias e literaturas religiosas como São Miguel com a espada sobre o demônio, dragão etc... luta, duelo como dizia Champbell tá no DNA humano, caso um dia a raça humana evolua para algo superior e retire do seu DNA o duelo, quem sabe? mas por enquanto luta é a moda de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  7. Existem mestres de Kung Fu do estilo punho de ferro que quebram e amassam pedras e broquetes apenas com o braço, costas ou palma da mão, mestres do estilo Louva - a - Deus quebram telhas e tijolos com o dedo indicador, mestres em Chi Kung sabem dirigir de tal forma o CHI (energia) sobre seu corpo que não são perfurados por nada e muitas outras façanhas. No Sumô eles seguem uma série de rituais baseados em crenças e religião. No Muay Thay Original também existe uma série de rituais ligados a religião. O Bushidô é regido por um forte sistema espiritualista e não - humano (interessante no post deste blog sobre a história das artes marciais o blogueiro fala que as Ordens religiosas e militares do tempo das Cruzadas e medievais na Europa também tinham seus códigos de honra e religiosos cujo o significado em essência era os mesmos dos samurais no Japão, isto é também praticavam a arte da luta com espadas, escudos, lanças, arco e flecha etc, e ser um cavaleiro era como ser um samurai no Japão). O Karatê, Judô, Kobudô, Kendô etc são estilos que seguem a filosofia do Budô, algo também espiritual. O Kung Fu desde seus princípios dos monges Shaolim e anterior a eles segue o princípio espiritual do budismo, taoísmo e Confucionismo. O Aikidô é praticamente uma religião. O Ninjustsu é um sistema de espiritualidade e arte de defesa. Nos filmes chineses de Kung Fu muitos deles interpretados por Jet Li, os lutadores voam, são adeptos de uma habilidade sensível e sutil como se vivessem sabiamente a grande verdade dos deuses expressa na arte de lutar, eles também viviam em um estado meditativo tão inerente a eles que é como se conseguissem andar sobre o vento, socar as montanhas, voar como os deuses e etc. Vejam que os heróis dos desenhos, gibis e cinema em geral são inspirados nos lutadores, na beleza e sabedoria marcial, é como se cada praticante da vida real das artes marciais fosse um pouco de cada herói fascinante da ficção. Nos filmes do Van Damme por exemplo é como se pegassem um lutador e suas habilidades da vida real e vivesse seu drama e aventuras contra bandidos ou vilões da vida real. Os super heróis também são inspirados em lutadores e artes marciais da vida real, como por exemplo Mortal Kombat Jonh Cage é o Jean Claude Van Damme da vida real, Lei do video game Tekken é Jackie Chan, Lau é os personagens de Bruce Lee e assim por diante. Na história da China está repleta de heróis do Kung Fu que na vida real fizeram grandes façanhas. Na guerra do Vietnã os Vietnamistas ganharam a guerra dos Estados Unidos, sendo estes armados e os Vietnamistas só como o Quan Ki Do e Kung Fu venceram na vida real as armas dos soldados americanos que posteriormente camuflaram a bandidagem que os Estados Unidos representou nessa guerra com filmes do Bradock, Rambo e outros querendo tornar o soldado americano um herói, e os olhos puxados vilões, o que na verdade foi ao contrário. Essas lendas de que um único homem vence a muitos outros, um velho vence a um jovem, uma mulhar bate até vários homens armados ou não e até de que um único homem vence a um exército inteiro não são lendas não, hoje são, mas na verdade tudo isso aconteceu e existiu sim na vida de algum guerreiro ou grande artista marcial. Como disse o blogueiro a verdadeira arte do combate está ligado ao sentido e verdade da vida e do universo, o guerreiro marcial é o grande mago, grande sábio e herói da vida e sua ciência de viver, ser e fazer. Não sou um seguidor deste não, apenas admiro e concordo com suas ideias.

    ResponderExcluir
  8. Nem mesmo Anderson silva tem esse poder não, ele que é o melhor, o amior pode bater até quatro, cinco caras, desarmar um bandido, mas fazer essas proezas aí nem Anderson Silva meus amigos. Conor Grego é imitação dos personagens de Bruce Lee, Cro Cop imita o Jean Claude Van Damme. Anderson Silva é o Bruce lee do MMA e Muhamad Ali em cada luta por provocar e falar demais na luta. Sua ginga lembra Ali e Bruce Lee também. Tj Dillashaw imita o personagem de Bruce Lee do filme Operação Dragão que se movimenta se desviando, evitando atauqes e contra atacando rapidamente numa ginga de pulos com suas pernas. Jon Jones é o Anderson Silva Americano, Michael Page é o Anderson Silva Inglês, o maior lutador de todos os tempos e mais forte das artes marciais não é nada disso que o blogueiro fala não, de guerreiros de ouro e tal, nada disso. Anderson Silva melhor até do que o Fedor Emilianenko perde e já perdeu, imagine esses caras aí de que fala o autor.

    ResponderExcluir
  9. Rickson Gracie já perdeu uma vez, Benny Urquidez perdeu uma vez, Huo Yuanjian perdeu uma vez, Bruce Lee perdeu uma vez entre muitos outros que se destacaram no mundo marcial ou da luta. Agora Floyd mayweather jamis perdeu, Rocky Marciano jamais perdeu, Wong Fei Hong jamais perdeu, Euclides Pereira jamais perdeu Frank W. Dux também jamais foi derrotado ou perdeu e raros outros. Mas Frank dux como falou o blogueiro no post sobre a verdade de Frank o cara quebrou um vidro a prova de bala, única pessoa do mundo a fazer isso, esse cara merece entrar no Guiness Book. Frank Dux tinha uma patada violenta, certeira, soco rápido, nocautedaor, imobilizava qualquer um, mestre em auto defesa, o cara é mais do que um ninja. ele realmente revela os grandes segredos de Jean Claude Van Damme, Bruce Lee, Gracie e etc. O cara é mestre do combate, Ninja Koga Ryu. Eu sou viciado no filme Bloodsport que Van Damme interpreta ele, o Dim Mak, fascinate, esse cara é o grande herói mesmo. E ainda o cara tem altas ideias sobre água, química que pode salvar as pessoas, o mundo, a natureza, o cara é futurista, visionário, místico, tem poderes paranormais e sobrenaturais, mestre em truques e mágicas, rapaz Frank Dux é um herói verdadeiramente um herói.

    ResponderExcluir
  10. Não tem muito haver com o que blogueiro colocou, mas é uma colocação minha. O Boxe atualmente é o pai da luta, claro que nos primórdios é a luta livre, e para alguns o Kung Fu. O vale Tudo veio do Pró – Wrestling e este veio do boxe. O MMA nunca alcançou nem se encontra na frente do boxe não. Primeiro o MMA como empresa, negócio é um sistema copiado do boxe, mídia, propaganda de seus eventos, lutadores, marketing de seus lutadores é coisa que veio do boxe, essa característica atual dos lutadores se provocarem, não se respeitarem, ficarem frente a frente tudo isso veio do boxe. Se enfrentarem dentro de um ringue ou octógono veio do boxe. Empresários, negócios, lutadores veio do boxe... O vale tudo e MMA copiou o boxe em tudo. Os heróis do MMA como Anderson Silva (seu herói é o boxeador Roy Jones Júnior, Bruce Lee e Muhamada Ali boxeadores), Cain Velasquéz seu ídolo é o boxeador Júlio César Chaves (maior do que qualquer um em toda a história do boxe depois dos velhos atletas desconhecidos Olímpicos e Gregos – Romanos de antigamente). Ronda Rousey se inspira em Mike Tyson etc. Segundo o boxe é o esporte mais difícil do mundo, em questões de coordenação, foco, imprevisibilidade, algo que a qualquer momento pode mudar tudo, atuar em níveis iguais com dificuldade de resistir ou se sobressair... nenhum atleta no mundo ótimo em sua modalidade seria isso se fosse no boxe. Tantos rounds, tantos minutos, apenas trocar socos (limitando apenas a isso), com momentos bons e ruins sempre, sem certeza absoluta de nada... nem sempre as estratégias valem... cada boxeador sabe o quão é difícil o boxe... só quem luta sabe o quanto o boxe é difícil, complicado... Nas outras modalidades uns são mais habilidosos, muita chance da estratégia dar certo, muita chance de imprevisto, poder fazer a diferença, pode – se perder e ganhar outras vezes mais, no boxe nunca se sabe quando levantar realmente... O boxe é um quebra – cabeça, jogo de xadrez simples e ao mesmo tempo uma ciência muito difícil, complexa, quem olha acha fácil, simples e banana, mas quando faz, percebe o quão a arte nobre é difícil e complicada, nada no mundo se compara ao boxe. Tá certo que os lutadores de boxe, não tem como sair para um profissional de MMA, mas o que um boxeador faz no boxe um lutador de MMA não faz no boxe, faz no MMA por ser mais fácil e muito mais possível várias coisas, do que você ter que ser bom e grande confinado apenas às mãos. Nada se compara a um boxeador não, nem o artista marcial que desarma faca e arma de fogo, pois jamais no boxe ele seria assim. Essa questão de Ronda Rousey ser superior a Floyd Mayweather em uma briga ele pode bater sim nele, vencer e massacrá – ló, mas jamais no boxe ela faria e seria o que ela está sendo no MMA não, se ela fosse lutadora de boxe não tinha esses recordes nem fazia essas proezas que ela faz no MMA. Ronda Rousey e seus padrinhos estão por fora do que é boxe e o quanto é uma arte bem mais difícil do que o MMA, está por fora de quem é Floyd Mayweather e de quão impressionante é suas habilidades. O MMA está longe de pagar o que o boxe paga, está longe de vender lutas como ainda os grandes do boxe vendem... Chael Sonnen disse que o boxe está cada vez mais sem graça, não sabe o que é boxe, não tem visão do significado e valor da arte... em uma encenação disse a Silvester Stallone que boxe era telecatch, levou um soco e caiu quieto no chão, tudo bem só uma encenação, não foi de verdade, mas olha só quem é telecatch de verdade, boxe ou MMA? O MMA vive querendo criar Muhamads Alis, Myke Tyson, vivem citando esses grandes boxeadores e fazendo comparações de seus lutadores com os do boxe... e aí vocês acham que o MMA ganhou do boxe ainda mesmo por pontos? O MMA levou um Knock Down e ainda se levanta... está muito longe ainda do boxe. O que é fácil e possível para os outros, no boxe o buraco é mais embaixo, por isso na minha opinião os boxeadores são os maiores heróis da luta.

    ResponderExcluir
  11. Um estilo de artes marciais que visa o combate contra vários oponentes de uma só vez, um método de luta que se vê nos filmes de Batman feitos por Chris Nolan, e foi desenvolvido por Justo Dieguez e Andy Norman, baseado na experiência de Dieguez em brigas de rua na Espanha. Segundo as revistas em quadrinhos, os métodos de luta de Batman requerem eficiência máxima, já que ele é um gênio do combate ao crime e não desperdiça tempo ou energia ao neutralizar criminosos. Atacar dez ou vinte bandidos é rotina para ele, e Dieguez e Norman desenvolveram o estilo que permite se defender de um grupo deste tamanho. Parece impossível, mas depois de 6 ou 7 anos de treino, o que não é um tempo muito grande, qualquer um pode fazer todos os movimentos necessários, se tornando uma máquina de autodefesa.
    Nolan procurava um estilo de luta nunca visto antes no cinema, algo que tivesse um ritmo rápido, a pequenas distâncias, e que fosse sujo e brutal. O Método de Keysi praticamente não tem chutes, se dedicando ao combate próximo usando todas as armas que o corpo pode fornecer nestas situações: punhos, cabeça, pescoço, joelhos e especialmente os cotovelos.
    Só há uma posição de luta para aprender, e quando ela é vista uma vez, pode ser repetida facilmente: “o homem pensativo”, com as mãos pressionadas contra a cabeça, e os cotovelos levantados para protegê-la, bem como o pescoço e a parte de cima do peito. Parece com um homem segurando a cabeça enquanto está pensativo. O objetivo é atacar com os cotovelos, e dar marteladas com as mãos, que são muito mais poderosas e devastadoras que socos, por que empregam o corpo todo para usar o músculo mais externo, da raiz do mindinho ao pulso, em um golpe para baixo como um martelo contra o alvo.
    Este também é um estilo híbrido, que usa elementosdo Jiu-jitsu e do Aikido, luta no solo como no Jiu-jitsu brasileiro, usa golpes próximos e defesa do centro do Wing Chun, e apresamento do Jeet Kune Do. O Método Keysi ensina seus praticantes a se defender contra qualquer número de atacantes com um ângulo de agressão de 360 graus, para observar todos os objetos na vizinhança em busca de armas.

    ResponderExcluir
  12. E o Rickson Gracie é a reencarnação de Myamoto Musashi. Rickson é mestre dos mestres e estar a frente de qualquer um, se hoje ele ainda estivesse na ativa ele venceria todos os campeões de qualquer organização de luta de qualquer peso ou categoria. No Jiu Jitsu ele também é o melhor, porque André Galvão que na época era o grande campeão mundial de jiu jitsu disse que "eu bati mil vezes para o Rickson", ou seja o nível do Galvão não deu nem pra sair com o Rickson, o Kron também afirmou que o seu pai Rickson é bem superior ainda do que ele, e olha que o Kron arrebenta e perdeu por pouco pro Buchecha, então imagine o Rickson. randy Couture também em um sparring não deu nem pra sair com o Rickson que brincou e o finalizou várias vezes, esses caras de hoje tudo ia perder para o Rickson, o cara é mestre dos mestres.

    ResponderExcluir
  13. Artes marciais foi muitas coisas através do tempo... Hoje na Comtemporaneidade artes marcais será uma integração de todos os estilos em um só adaptando cada golpe, técnica... a cada um individualmente. Essa foi a genialidade de Bruce Lee, Frank W. Dux... a transcencederem seus estilos pessoais, não se limitando a nada. Vejam por exemplo o Fer Kwon Do arte marcial brasileira é um conjunto de tudo, Tayando... é um estilo de arte marcial brasileira que está sempre evoluindo e se adaptando conforme a época e realidade atual. Hoje você pratica Kung Fu e usa também Judô, Jiu Jitsu se quiser, pratica Karatê e usa Kickboxing se quiser, isto é estilos está cada vez mais deixando de existir... daqui uns dias não existe mais karatê, Kung Fu, Jiu Jitsu, Kickboxing etc e sim existe tudo, você pratica um estilo, mas o adapta a você pessoalmente e o complementa conforme for necessário. O que está existindo cada vez mais é artes marciais em geral, estilos será do tempo e épocas passadas, hoje artes marciais é totalmente diferente de certos tempos atrás. E Bruce Lee criou e profetizou isso no mundo das artes marciais... estilos estão se acabando mais e mais e vão se acabar, mas esta é a realidade atual das artes marciais... iniciada por Frank W. Dux, Bruce Lee, Ashida Kim etc.

    ResponderExcluir
  14. Existe uma lenda de que as artes marciais no mundo é controlada por deuses celestiais que inicialmente ensinaram a pessoas de bom coração para ajudar e proteger os mais fracos, isso tem haver com lendas no Kung Fu, mas hoje o conhecimento também se encontra em mãos de pessoas erradas, é igual a magia, o conhecimento ainda é secreto, não existe em livros, nem em lugar nenhum, é passado só de certos magos para outros iniciantes cujo será testado e provado e assim será passado o conhecimento. A lenda dos cinco anciãos na China pode significar várias coisas, nos registros da Hung Mun (Sociedade Secreta) fazem referências aos Cinco Anciões, e assim as lendas foram introduzidas no Wing Chun. É possível que os Cinco Anciões sejam uma referência à evolução dos diferentes ramos das Sociedades Secretas que surgiram durante os conflitos entre as Dinastias Ming e Qing, ou pode ser uma metáfora histórica para as variações dos sistemas de artes marciais de Shaolin. Registros das Sociedades Secretas também apontam para os Cinco Anciões políticos (com pouca ou nenhuma experiência em Kung Fu).
Na China através dos tempos e até hoje existem Sociedades Secretas com objetivos sociais, políticos, espirituais e etc. Cada sociedade secreta é uma ordem de Cavalaria, Kung Fu, taoísta, Comunista... que tem seus rituais, simbolismo, graus, significado e assim por diante. Dizem que a monja Ng Mui que treinou Wing Chun e daí veio esse estilo era uma dos cinco anciãos, o que coloca essa versão de que o Wing Chun veio de uma mulher é uma lenda. Primeiro se a monja Ng Mui ensinou Wing Chun e era uma monja e praticante de Kung Fu ela desenvolveu como esse sistema para passar para sua pupila Yin Wing Chun, ela já sabia o sistema e passou para esta outra porque se adaptava melhor para uma mulher frágil e indefesa? Se a monja conhecia esse estilo e dela veiou pode ser que outros também já sabiam e Yin Wing Chun apenas apresentou ele ao mundo em suas aventuras principalmente com o seu marido que por ela foi vencido. Segundo a monja sendo ums dos cinco anciãos essa história de que o Wing Chun veio dela pode ser só uma metáfora significando outra coisa, querendo passar uma mensagem oculta. O período do Junco Vermelho foi um verdadeiro caldeirão em que misturaram-se muitas artes marciais do sul; numerosos sistemas de Wing Chun conhecidos atualmente começaram a assumir formas diferentes devido ao meio em que estavam inserido e as experiências pessoais de seus praticantes. Os antepassados das linhagens de Wing Chun mais conhecidas atualmente, tal como Yip Man, Yuen Kay San e Gu Lao remontam aos Juncos Vermelhos. Por exemplo, a linhagem de Yip Man vem de Chu Wa Shun, que aprendeu com o Dr. Leung Jan, uma das primeiras pessoas fora da ópera a aprender Wing Chun. De acordo com tradição oral, ele aprendeu de dois membros da ópera, Wong Wa Bo e Leung Yi Dai. Desta forma, a linhagem de Yip Man tem raízes nos Juncos Vermelhos. O Wing Chun foi criado no Templo Shaolin do sul e posteriormente infiltrado na Ópera do Junco Vermelho através das Sociedades Secretas, mais de um século depois de ter saído de Shaolin. Então o Wing Chun é um sistema criado através de muito estudo, prática, observação e análise profunda e detalhada do combate como um todo, no solo, perto, longe, vários oponentes, aramados ou não... Foi desenvolvido cuidadosamente por monges do Kung Fu através do tempo que estudaram o combate como um todo, defesa pessoal sem fantasia da forma mais direta, simples, econômica, eficiente, sem erros, sem falhas, corrigindo erros em detalhes minuciosos desde guarda até mesmo como atacar e defender simultaneamente e assim por diante. Por isso o Wing Chun é o sistema mais eficiente do mundo para defesa pessoal, combate real e sistema marcial sem igual, sem erros, falhas, falta de algo, que esqueceu de algum ponto, detalhe... algo científico, real, inteligente sem fantasia nem delírio de convencimento, mas algo prático, simples e direto, pragmático e eficiente, a evolução das artes marciais adaptada aos tempos contemporâneos.

    ResponderExcluir
  15. Existe muita fantasia, por exemplo defesa pessoal, o que mais existe é ilusão. Um perito em Escrima fala que defesa contra faca por exemplo, existe apenas certas possibilidades de você talvez se defender, é fantasia você achar que é possível se defender em qualquer situação de faca sempre e que funciona, você vai se cortar, ser furado ou morto. Já vi instrutores de Krav Magá passarem vergonha na frente de outros artistas marciais que bloquearam totalmente suas formas de defesa e acabaram sendo vítimas se caso fosse uma situação real de briga de verdade, já vi instrutor de defesa pessoal que deu aula para soldados e teve notícia da morte deles por tentar reagir a alguém armado com faca, facão e principalmente arma de fogo, já tive amigos meus pessoais que se feriram gravemente ao tentar se defender de pessoas armadas. Então existe muita fantasia, esses estilos de defesa pessoal convencem o aluno de que ele sabe e dá conta de se defender em qualquer situação e estes se iludem com suas técnicas de defesa e quando vão aplicar de verdade se decepcionam, se machucam ou morrem. O Krav Maga mesmo é um estilo que é pseudo defesa pessoal, ilusão, fantasia, só funciona contra um leigo, muito leigo ou um bandido, algo assim muito mole ou que não tem nem noção mesmo de assaltar, furar etc... funciona, mas só em certos casos com certos tipos de pessoas e situações fáceis onde até um não muito experiente também consegue se defender. Krav Magá é um sistema suicida, que convence seus praticantes serem capazes de se defender, mas colocado em prática com alguém com pouco de experiente, não funciona, pegar por exemplo um Kobudoka, Kung Fu simples e entrar com uma simples faca, o praticante de Krav Magá se fura, se cortar todinho igual a qualquer outro. Hoje existe até defesa contra a defesa de quem sabe defesa pessoal... um exemplo o desarme de pistola, se o assaltante se movimentar muito com a pistola na mão, ficar atento ao que é assaltado e este for tentar desarmar e ele puxar a arma para trás e voltar pra frente, já era, não tem Bruce Lee no mundo que se defenda não, vai levar tiro, isso é certeza, volto a dizer Krav Magá, defesa pessoal é fantasia, isso não existe, só existe contra leigo e muito leigo, se você pegar alguém sério, vai se dar mal. Krav Magá não funciona, é fantasia, na teoria é bom, mas na prática é suicídio, eu já pratiquei Krav Magá é decepcionante, funciona em certo ponto, mas no sério mesmo você vai se dar mal. Krav Maga tá virando muita mídia, tá bombando, mas colocado a prova, não funciona. Krav Magá é ineficiente, não funciona, é uma mentira, é suicídio, é um sistema não de defesa pessoal e sim suicida, digo por experiência própria, não funciona. Você paga R$ 600,00... e tal em curso de faca, arma de fogo e outros acha que sabe se defender, é decepcionante, esses instrutores levam seu dinheiro te convencendo de que você sabe e da conta e acabam que indiretamente colocam sua vida em risco em uma situação de perigo de verdade e ganham seu dinheiro, é um alerta que faço, é decepcionante o Krav Maga. Marcos Do Val disse que a ação é mais rápido do que a reação e quando você reage a um assalto por exemplo, o assaltante ao reagir a sua ação é mais lento, por isso sua reação de assalto funciona, digo que isso é demagogia, acha que é brincadeira levar um tiro, um bobo tudo bem, mas um cara esperto e de rocha você vai se dar mal, os movimentos de Marcos do Val funciona em pequenos casos apenas, mas colocado a prova com alguém bom ou mais ou menos vai passar vergonha e se decepcionar, estou falando a verdade, quem quiser que acredite ou descubra por si mesmo, é melhor se ligar na real do que alimentar ilusão e depois a decepção é grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já foi comprovado que defesa pessoal é fantasia e que artes marciais só serve mesmo para competição, MMA e etc, em situações reais de luta, briga não funciona. O próprio campeão do UFC que é o grande nome da atualidade no MMA, acima de Anderson Silva, Jon Jones, Michael page e outros Conor Mc Gregor afirmou que ele é especialista em combate desarmado, ou seja apenas mãos contra mãos um a um, pois facão, faca, arma de fogo é algo muito perigoso e na verdade o artista marcial se encontra em desvantagem e só se for um muito leigo ou bobo mesmo, mas um cara mais ou menos detona o outro todinho que se encontra desarmado. O próprio Conor Mc Gregor deixou claro aí que defesa pessoal não existe, o que existe é combate desarmado um contra um, mão a mão, caso contrário é fantasia e ilusão. Eu vi por exemplo uns vídeos no youtube de Masaaki Hatsumi em ação, o cara é o pai do Ninjutsu, nunca que aqueles movimentos dele na vida real mesmo funciona, aquilo é só exibição, faz de conta, em uma situação real aquilo nunca que funciona. Tem um momento lá que ele é cercado por vários, entra de um por um com soco reto, ele se desvia e imobiliza trodos um por um, desse jeito pode vir até 30 pra cima de mim que eu pego tudin e bato também, mas na realidade nunca que um cara cercado por vários outros vai entrar um por um, esperar, deixar ele lhe imobilizar daquele jeito não, nunca que o cara vai entrar com uma faca do jeito que o outro quer, deixando ser imobilizado, isso não existe, não funciona. Outro grande mestre de Ninjutsu e Bujutsu o mestre Rogério Gouvéia de Goiânia que se diz enfrentar qualquer um e ser capaz de se defender em qualeur situação de perigo real. daquele jeito que os caras entram nele e ele já sabendo disso, imobiliza e destrói os caras, isso qualquer um faz, na realidade não vai ser desse jeito não, nunca que isso funciona, nem Ninjutsu, nem Krav Magá nem nada disso, nunca, isso é tudo fantasia, ilusão, não existe. também naquela parte em que o blogueiro fala sobra uma crítica ao MMA, quero aqui defender o MMA. Porque o MMA tá certo que é só uma competição limitada, sim, mas os caras lá é que são reais no sentido de artes marciais, vocês querem o que, a fantasia de vocês de acreditrarem que conseguem desarmar pessoas, vencer vários oponentes, de que uma mulher vence um homem e de que um vellho vence um jovem... isso é fantasia, não existe, o que existe é o que acontece ali no MMA, o resto é fantasia. Olhem só para o tamanho dos caras lá do MMA Alistair Overeen, Júnior Cigano, Block Lesnar, Pedro Rizzo, Dan Bobish e outros... olhem os chutes, socos, quedas desses caras, esses caras são os caras mais fortes do mundo, apenas na porrada um contra um no MMA, na bala nem na faca não são capazes de se defender, nem Anderson Silva nem nenhum. Eu mesmo com um facão na mão pode vir é o Fedor e aposto se ele não sai todo pepinado de cortes e furos... isso é só ali MMA mesmo, mas isso é a única realidade das artes marciais, o resto é filme, cinema, televisão e fantasia, só isso. jean Claude Van Damme dando aula a George St. Pierre e outros, na real Van Damme não dá conta de ganhar nem do demetrius Jhonson com o seu peso e categoria apenas, e vai dar aula para um campeão de MMA. O Karatê de Van Damme é filme, cinema e fantasia apenas, não funciona... deixa um cara entrar com uma faca nele pra ver se ele faz o que faz seus personagens de filme, nunca que ele dá conta, aquilo lá é filme, artes marciais não existe, é fantasia, MMA é real e única realidade e verdade das artes marciais, o resto é bobagem e crença apenas. O próprio van Damme já afirmou isso quando perguntado se ele era capaz de se defender em uma situação real, ele disse "- Eu corro bem rapidinho". O pé na carreira é o único e mais eficiente sistema de defesa pessoal quando possivel ainda, tirando isso, é fantasia.

      Excluir
    2. Luta é algo de tempo e época também, quem lembra de Lenine Alves (He-man), Rei Zulu, Ted Boy Mariano e outros... olham para Lenine (He-man) hoje e acham bobagens as lutas de antigamente, agora imagine os comabtes vale tudo de Karatê, Kung Fu antigos o tanto que era paia e sem sentido, assim também é na luta, Royce Gracie ganhou de todos os gigantes naquela época daquele jeito, hoje a história é outra. daqui uns dias também MMA e essas coisas de hoje vão ser bobagem para o povo do futuro... quem sabe lutas espaciais ou dimensionais... sei que MMA e essas coisas de hoje conforme o futuro serão bobagens, os filmes de antigamente você olha hoje e acha bobagem, os de hoje sim tem vida, mas daqui a alguns tempos as coisas de hoje também serão bobagens para o povo de amanhã, o tempo passa, coisas se atualizam e muita coisa fica como coisa do passado apenas. Nessa questão de defesa pessoal ser fraude fantasia, houve um americano que praticava Aikidô a 8 anos, foi abastecer seu carro num posto de gasolina, foi assaltado, o assaltante o fez ajoelhar e o roubou como quis, este mesmo conta que em uma briga foi defender um parente seu, o agressor lhe deu um soco e este com 8 anos de Aikidô não soube na hora real usar seus movimentos de defesa para defender - se de um soco apenas, daí esse cara conta que se decepcionou também com as artes marciais e principalmente Aikidô, ele afirma hoje que Aikidô é pura fantasia, que você ver Steven Seagal nos filmes, mas aquilo é só no cinema, ele afirma que Aikidô não funciona e nunca mais quis saber de Aikidô na vida dele. Achei interessante aqui um post desse blogueiro sobre As mensagens subliminares nos filmes de Bruce Lee e incrível cara que nos filmes de Bruce Lee temos aresposta para essa questão aqui tratada. Nos filmes de Bruce Lee já retratava faixzas pretas que sabiam vários truques, movimentos mas que na hora da luta real apanhavam até de leigos que não entendiam de nada de artes marciais, no Vôô do Dragão por exemplo os Karatecas sabem isso, aquilo, fazem isso, aquilo, na hora real, não aguentam nada, e outro Karateca (Chuck Norris) no filme já aguenta e é bom mesmo... e também alguns que são preta sabem muito e não aguentam nada e outros que realmente aguentam e são capazes... eu acho que é isso aí... se por exemplo fosse Steven Seagal ou Wagner Bull no lugar do cara que foi assaltado a história poderia ter sido diferente, eu acho que depende do lutador, tem cara que pode aprender qualquer coisa de importante e ficiente, jamais vai ser grande, e outros que com pouco fazem a diferença, tem garra, é guerreiro de nascença mesmo, bem retratado isso nos filmes de Bruce Lee, uns aguentam outros é só pra fazer quadro, acho que varia de lutador para lutador.

      Excluir
  16. O Wing Tjun da ISMA de Leung Ting é um jogo de marketing, papo que querem monopolizar as artes marciais mundial. Querem se tornar no mundo o sistema mais praticado de artes marciais, ultrapassar o MMA e provar pro mundo que é o sistema mais eficiente do mundo de defesa pessoal e artes marciais. Muitos instrutores são mercenários... dizem que o pai de Lyoto Machida Yoshizo Machida mesmo é um senhor que você entra na Academia dele, ele já olha teu kimono, faz propaganda de marketing e vende o dele por um preço altíssimo, só aceita alunos que pagam direitinho e só se interessa na grana e no conforto do luxo. Dizem também que ele foi na Bahia e levou uma grande surra de um capoeira lá. Dizem também que Yip Man, Bruce Lee eram mercenários também, cobravam caro, não perdiam nada pra ganhar dinheiro, cobravam alto preço por hora de treino e gostavam de dinheiro e fortuna, mas o chinês tem essa fama de mercenário e egoísmo, no qual só pensam em dinheiro e em ganho pessoal, são bons no marketing e na arte de ganhar as coisas pra si mesmo. As mulheres chinesas tem fama de quererem se casar só com homens ricos e de fortuna e assim dão uma vida melhor para seus pais e filhos, e os homens mais pobres na China quase não se casam e cometem suicídio por carência de mulher, pois a maioria das mulheres chinesas não querem homem pobre nem simples, só rico. A China tem essa fama de egoísmo, interesse pessoal e de não valorizar animais, para eles judiar, torturar e não se preocupar com os animais é a coisa mais comum do mundo, é o país mais ateu do mundo, onde até a espiritualidade lá é voltada para o si mesmo e isolamento individual de tudo. É um País materialista, egocêntrico no qual os chineses são muito vaidosos, orgulhosos e demais auto confiantes, onde o si mesmo impera e se garantem em qualquer coisa como os mais habilidosos, melhores e maiores. O sistema Wing Tjun segue esse mesmo sistema chinês de ser no marketing, em ganhar dinheiro e sempre ganhar para si mesmo, não se faz nada sem lucro ou onde o valor de si mesmo não se faça presente, querem se impor no mundo como sistema mais eficiente e completo para defesa, sem erros, nem falhas desde a postura mais simples até o golpe mais complexo no combate como um todo. Ganham qualquer um no papo, ganham dinheiro e faz seus membros ganharem dinheiro também. Criticam todos os outros estilos e formas marciais como incompletos, errados e com várias falhas e que o Wing Tjun ver tudo, trabalha tudo sem erro no qual tudo já foi analisado e estudado detalhadamente no combate como um todo. Querem ganhar o mundo, provar que são os maiores e se colocam como invencíveis (tenho que concordar que nunca vi mesmo nenhum instrutor ou aluno da ISMA jamais ser vencido em combate, já vi os caras da ISMA enfrentar Jiu JItsu, mestres, Krav Magá, Karate, Kung Fu etc e jamais vi um ou ouvi a história de algum ser vencido... só que os combates é sem regra, no vale tudo... por isso Leung Ting, Yip Man e Bruce Lee eram invencíveis, os caras não sabiam Wing Chun e aí eles dominavam mesmo os Karatecas, Kung Focas, Jiu Jiteiros e etc)... nessa parte apenas eu calo a minha boca, mas no resto é a impressão que tive desse sistema de defesa pessoal e artes marciais, Wing Tjun da ISMA.

    ResponderExcluir
  17. Boxe não é arte marcial, é luta, tá certo... agora querem dizer que Krav Magá e Wing Tjun também não é arte marcial e sim sistema de defesa pessoal. primeiro que o Wing Tjun vem do Wing Chun que é Kung Fu, tem graduação e tudo... claro que é arte marcial sim. O Krav Magá tem sistema de graduação e foi criado inspirado nas artes marciais, é sim artes marciais voltada para defesa pessoal apenas, agora boxe tá certo, é só luta mesmo. Quanto ao texto do blogueiro, eu acho que devido às competições e outras coisas mais, arte marcial hoje tá muito vulgar, foi se o tempo onde um faixa preta era capaz de se defender, defender os outros, sabia mesmo lutar de verdade, hoje em dia qualquer um facilmente é um faixa preta, pode se dedicar só a competição, ser campeão e pronto... é uma vergonha, mas só o que vemos é faixa preta apanhando na rua para o murro da roça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizer que Krav magá e Wing Tjun não é arte marcial é a mesma coisa de dizer que Umbanda e camdoblé não é religião.

      Excluir
  18. Já foi comprovado que o Wing Chun é o melhor estilo do mundo de luta, combate e defesa pessoal, mas isso não quer dizer que os praticantes de Wing Chun sejam os mais fortes e invencíveis do mundo, pode acontecer de algum praticante de Wing Chun perder em um vale tudo sem regras, combate real, é raro, mas pode acontecer.

    ResponderExcluir
  19. Como um comentarista aí de cima falou, não é a arte marcial que não presta ou é ineficaz, é o praticante, em cada estilo, onde sempre existe uns assim e outros de outro jeito, e representando o estilo fazem feio ou bonito, igual aos Gracie Royce, Royler nem sempre tiveram boas perfomances em representar o Jiu Jitsu, mas Rickson Gracie nunca falhou, é o praticante não a arte entendem?

    ResponderExcluir
  20. Bruce Lee estava certo, estilos não existem. Por exemplo Jiu Jitsu, ensinam tudo igual, mas cada um tem um Jiu JItsu diuferente um do outro, uns são guardeiros, outros passador, outros especialistas em uma chave de braço ou várias, outros em estrangulamento e assim vai. Porque cada um tem um tamanho, um psicológico, um sistema mental, emocional e biológico diferente um dos outros e tudo isso influencia no artista marcial que cada um se torna. Genética, tamanho, envergadura, peso e força influencia em uma luta desde que o praticante saiba usar isso a seu favor. Aquele negócio de que o mais leve vence o mais pesado, é só o mais pesado que não sabe lutar ou não sabe usar seu peso a seu favor, mas o pesado habilidoso se torna invencível, isso o próprio Hélio Gracie falou, que o pesado que sabe Jiu Jitsu é invencível. Rodolfo Vieira porque se sobressai, não é só mérito das habilidades e inteligência dele não, além das habilidades dele de Jiu Jitsu é força também, ele é grande, tem muita força e tem uma grande mão pra pegada e força, isso faz diferença sim. Marcus Buchecha o tamanho dele, ele sabendo usar o tamanho dele corretamente, já é uma vantagem pra ele. Roger Gracie tamanho e envergadura, sabendo usar isso, ele já tem vantagem. Jon Jones tamanho e envergadura, ele sabendo e sabe usar sua envergadura, já é vantagem pra ele. Agora se Rodolfo Vieira tivesse o tamanho e peso de Vitor Shaolim Ribeiro por exemplo, ele se sobressaia devido suas habilidades e inteligência, mas não ganharia tudo no absoluto e em tudo como ele ganha não porque não tem o peso e a força que tem. Como muitos dizem os Gracie são os melhores, mas não tem genética. Sakuraba mesmo era nítido o tamanho e peso dele para os Gracie que ele venceu. sakuraba é pesado e gigante, os Gracie não tem genética de peso nem tamanho, os que tem é bomba, suplemento e um grande jogo para se bombar e ficar forte. Mas naturalmente eles são frágeis fisicamente. Importa sim peso, envergadura, tamanho... e isso dá vantagem sim. Então cada um desenvolve seu Jiu Jitsu conforme seus limites e tamanho, força, emocional, biologia etc isso é que Bruce Lee quis dizer, e ele estava certo. Jeet Kune Do não vai se limitar a técnica nem a nada porque cada um é cada um e tem seu ponto de golpes, técnicas diferentes uns dos outros. E Bruce Lee deixou claro Jeet Kune Do não existe, cada um desenvolve seu Jeet Kune Do pessoal, o próprio Bruce ficou preocupado em as pessoas conceituarem e limitarem o Jeet Kune Do, ele dizia é só um nome, como um barco usado para atravessar alguém no rio, depois já foi, não é mais necessário ficar conceituando ou limitando. Então cada um tem seu Jeet Kune Do pessoal e o desenvolve conforme seus limites ou não. sabendo que o cara do MMA que vai se destacar agora é Luke Rockhold porque ele tem tamanho, boa envergadura e grandes habilidades no solo e em pé. Luke Rockhold tem um Jiu Jitsu invencível mesmo, se ele competisse nos mundiais, metamoris, absolutos, ADCC, submission ele seria mais que ou igual a Marcus Buchecha e Roger Gracie, Rodolfo Vieira, pois o próprio Buchecha que treina com Rockhold declarou que nos treinos de vez em quando Rockhold o finaliza e tem um Jiu Jitsu de primeira. E olha que o Jiu Jitsu dele é só para o MMA, imagine se ele se dedicasse só ao Jiu Jitsu. Nem Ronaldo Jacaré que é um dos maiores representantes do JIu Jitsu no MMA ganhou de Rockhold e digo ainda que o Jiu Jitsu de Rockhold do jeito que ele se encontra agora, ele finaliza até o Ronaldo Jacaré. Luke Rockhold tá mais perto do Jeet Kune Do, é eclético, faz de tudo muito bem feito, em cima, no solo, só falta agora ele se especializar e parender de verdade defesa pessoal, se ele aprendesse de verdade a lutar em combatres reais, sem regras e de luta de rua, Luke Rockhold seria até mesmo o maior representante do Jeet Kune Do, só porque ele se limita ao MMA e não artes marciais por completo.

    ResponderExcluir
  21. Vocês observam o biotipo de um praticante de Jiu Jitsu, bombado, forte, musculoso (bomba, suplementos, malhação), o biotipo de um lutador de boxe, definido, malhado, um kickboxer, definido, malhado, luta livre, bombado, musculação, forte, Wrestling, malhado, o biótipo de um praticante de Aikidô, Hapkidô, do jeito que a pessoa é, magro, gordo, fino... mas natural, o biótipo de um Karateca gordo, barrigudo, de um Taekwondoísta, magro, de um lutador de Muay Thay definido magro, fino, mas bem definido, de um praticante de Kung Fu magro, fino, definido, de um praticante de MMA ou Vale Tudo forte, bombado (bomba, anabolizantes, suplementos, musculação com algo químico...), poucos sabem mas a maioria dos atletas de MMA e Vale Tudo antigos e de agora, a maioria usa e usou bomba, anabolizante, agora é que tá começando uma rigidez nesse campo, mas a maioria usa ou usou alguma coisa, nunca é natural. E assim sucessivamente, por aí você tira o que é cada estilo de artes marciais, boa parte superficial na parte física, bombados, forte e outra parte técnica e verdadeira marcialidade mesmo.

    ResponderExcluir
  22. Então podemos pegar os lutadores mascarados Mexicanos, colocá - lós nas ruas e se tornarem super - heróis, defendendo os mais fracos e o povo em geral dos bandidos e criminosos. pegaremos os lutadores da WWE e luta livre em geral com seus uniformes, personagens e poderão ser verdadeiros super - heróis na vida real, nas ruas, em algum planeta e etc... tudo é possível mesmo, qual o seu herói favorito? Todos são lutadores ou artistas marciais. Muito interessante Tiaguinho, principalmente por você trazer ao real o que para as pessoas é fantasia e ficção, mas afirmo que você Tiaguinho (ou Tao) como você se denomina que você não está errado em nada não, os heróis existem e a ficção imita a realidade, se inspira no que é real e coloca em seu mundo como quer. Assim como o cinema muito retrata casos de paranormalidade, exorcismo, espiritualidade, religião, mitologia, misticismo, coisas gospel inspirados nas coisas reais, assim também este caso do Tiaguin. A gente sabe que muita coisa das séries, cinemas, Televisões, programas, filmes, desenhos animados, quadrinhos, mangás é inspirado em doutrinas, lendas, mitos, crenças que existem e são contados na realidade. Mortal Kombat, Street Fighter, Tekken, Fatal Fury, Cavaleiros do Zodíaco, Matrix e muitos outros são ficção, mas os pensamentos, doutrinas, ações e habilidades marciais são verdadeiramente inspirados nas crenças, ideias e artes reais, que existem na vida real mesmo. Os grandes guerreiros, autas mensagens não são apenas ficção não, a gente sabe que existe mesmo. Por isso em seus filmes Bruce Lee sendo preso, bonzinho, herói em que situação fosse com sua inteligência, sabedoria, força, firmeza, auto confiança, extraordinária habilidade estava sempre acima de todos e de qualquer um, significando que o Grande guerreiro é o maior, invencível, nem polícia, nem bandido, nem exército, nem juíz, nem rei, nem lei pode parar ou vencer um verdadeiro guerreiro. Então lutadores dos filmes, cinema, games, quadrinhos existem mesmo, não aqueles lá, mas na vida real existem os que inspiram os que criam na ficção, então é tudo verdade mesmo. No Dragon Ball Z por exemplo o ki, existe de verdade, só que lá eles exteriorizam em forma de energia como uma áurea que rodeia a pessoa. A ficção é cópia do real, apenas no mundo enfeitado da fantasia. Aí as pessoas não consideram por ser ficção, mas esquecem que o sentido é real, só o conteúdo que é fictício, mas é real o significado das coisas. Gosto do seu blog Tiaguinho, ótimo, você tem uma forma diferente de falar das coisas.

    ResponderExcluir
  23. Bom era o Pride no Japão. Pride quer dizer "Orgulho", nome que os japoneses encontraram para definir uma das opulências dos guerreiros. O Pride é um torneio de artes marciais com regras do MMA criado em 1999 por Antônio Inoki e Nabuhiko Takada que tinham por objetivo criar um verdadeiro torneio que realmente mostrasse o verdadeiro espírito de guerreiro, mas plagiando o Pró - Wrestling, WWE, Luta Livre e shows de Wrestling criou na verdade um espetáculo de luta e marcialidade. Tudo era simbólico, os contratos, assinaturas em duelos especiais com canetas antigas de pena, batida em tambores ao iniciar o espetáculo de lutas, trailers enfeitados e montados com os lutadores como personagens heróicos e vilões. 1.0000 de lutadores em uma arena mortal, onde apenas 1 o campeão que no caso foi Mirko Cro Cop (O guerreiro especial, o principal) será o Grande Guerreiro do Universo, tudo isso e muito mais criação do Pride de shows, enfeites, teatros, Telecatch e etc para enfeitar e passar uma mensagem. Só que acabou também não sendo sério, sendo só teatro, coisa de TV mesmo, perdendo o sentido real das artes marciais e da luta, depois o Pride se envolveu com a Yakuza, Máfia japonesa e outras coisas mais, chegando a falir, sendo vendido para o UFC e aí acabou de vez. Era bonito, mas na verdade assim como é ainda as outras competições, não passa de teatro, e não um torneio real, vale tudo onde se prova o verdadeiro e real sentido do guerreiro e do Maior lutador.

    ResponderExcluir
  24. Luta esportiva é uma coisa, artes marciais outra coisa e defesa pessoal outra coisa. Lutador que só se dedica a luta esportiva, seja boxe, MMA, Kickboxing, Muay Thay e até mesmo Karatecas esportitas, Jiu JItsu competitivo, Judô competitivo e etc é só esporte, estes não são capazes de se defender, lutador nenhum é capaz de se defender em uma situação séria de rua, contra oponentes armados, amis de um oponente, nem Anderson Silva, nem Conor Mc Gregor, nem Jon Jones, isso é mito achar que eles sabem se defender, eles são lutadores, atletas, esportistas não artistas marciais nem mesmo sabem se defender em uma situação de.real perigo. Artes marciais é Judô, Karatê, Taekwondo, Jiu Jitsu, Luta Livre no qual sempre se limita a seus estilo e ramo, Jiu Jitsu é só queda, solo, chaves de braço, perna, estrangulamentos, sem soco, chute, joelhadas e etc, é limitado a seu estilo particular de arte marcial. E Defesa Pessoal são estratégias e ações de possibilidades de você se defender e não se machucar em certas situações de perigo real, defesa pessoal na maior parte é mito do que realidade, quase isso não existe, é mais crença, mito ou situações favoráveis que convencem as pessoas de que se é possível e real, mas é mais mito, há apenas possibilidades em raras situações. Outra questão é que raras artes marciais são capazes de terem mais propensão a real defesa pessoal, ensinando com eficácia as raras possibilidades de defesa. Jiu Jitsu por exemplo em perigo real jamais funciona, os especialistas em defesa pessoal sempre alertam " Jamais vá para o chão em uma briga real ou confusão ou perigo real" pois suas chances de ser esfaqueado, morto e etc é bem maior, logo também rolar no broquete ou asfalto não é como no tatame, e se for vários adversários, pior ainda. Outro estilo é o wrestling que junto com o boxe e o Jiu Jitsu tornam qualquer um invencível no MMA, mas não em uma briga de rua, luta real ou situação de perigo. O wrestling em uma luta real, para defesa pessoal é horrível, muito perigoso, muito suicida, um Wrestler sabe lutar, quedar, só funciona em competições, em MMA, mas em luta real, jamais. Na verdade mesmo artes marciais, lutas e defesa pessoal que são três coisas distintas, em questão de eficiência é mais mito do que real e funcional.

    ResponderExcluir
  25. Antigamente a mídia fazia heróis, mas também mostrava heróis de verdade. Hoje em dia a mídia só faz heróis e não mostra os reais mais. Lendas como Júlio César Chaves, lenda internacional de boxe, um Mexicano que iniciou a imagem dos Mexicanos serem um dos melhores e maiores guerreiros do mundo. O Kickboxer Isaul "Torrão" Soares que tem maisde 200 lutas e apenas duas derrotas, campeão de Vale tudo, MMA, Kickboxing, Muay Thay, alguém que sabe e conhece memso luta, tem um estilo invencível, rápido, firme e forte, bons movimentos, bons ângulos, perfeito reflexo Isaul Soares "Torrão" é um dos maiores lutadores do mundo todo hoje ainda, foi em seu tempo e ainda é um dos maiores guerreiros da atualidade. Euclides pereira que tem amis de 600 lutas de Vale Tudo, jamais perdeu uma luta sequer, um verdadeiro guerreiro até hoje, um samurai invencível... grandes velhos tempos... e Como disse o blogueiro em algum outro post aqui - quem conhece as coisas só pela mídia, tá por fora da verdade.

    ResponderExcluir
  26. No Kung Fu velocidade extremista, reflexos aguçados, ataques velozes e contra ataques bem feitos fazem com que o artista marcial não perca tempo, acabe com a luta em questão de segundos ou o mais rápido possível. No MMA Cain Velasquez, Tj Dillashaw, Ronda Rousey, Frankie Edgard e outros são adeptos desse estilo, no qual possuem socos e movimentos rápidos, de relâmpagos, reflexos aguçados no qual visualizam rapidamente qualquer movimento dos seus adversários e contra atacam com mais rapidez ainda não dando chance nem espaço para seus adversários, demonstrando total superioridade a estes em uma luta, foi assim que Tj Dillashaw destruiu Renan Barão nas duas vezes e principalmente na segunda que foi mais rápido e com mais eficiência ainda. Já outros são mais lentos, mas por outro lado batem firme e seguro, não tem a rapidez nem reflexo extraordinário igual aos outros, mas com um só soco nocauteia, é o caso de Júnior Cigano, Antônio Pezão, Mark Hunt e outros. Por outro lado os rapidinhos igual a Velasquez, Frank Edgard e outros tem mãos de alface, socos rápidos, acertam 15, 20 socos em seus adversários, mas por outro lado não é muito contundente. Igual a Velasquez e Júnior Cigano que este perdeu duas vezes, mas o Velasquez batia e batia, só causava estrago, mas não nocauteava nem mesmo tem um soco pesado que nocauteia igual a Cigano, pezão e outros. Apenas no karatê que o soco é rápido, veloz e nocauteia, mas só que diferentemente do Kung Fu que dá tantos socos em poucos segundos, o karateca dar só um soco com total velocidade, por isso o do Kung Fu bate e bate, mas jamais nocauteia nem parece fazer efeito, já o karateca que também é veloz, dá só um soco e o adversário já desmaia ou é nocauteado. Já outros trabalham bem a envergadura como Conor Mc Gregor, Jon Jones, Anderson Silva, Holly Holm e outros que estes geralmente se sobressaem sobre os rapidinhos que tem mãos de alface em seus socos e os que são amis concentrados, estudam mais a luta, batem no momento certo, mas batem firmes e com cuidado, é o caso de José Aldo, Pedro Rizzo, marcos Ruas e outros, e vão ver que assim também Conor Mc Gregor detonará José Aldo, envergadura vs cautela e estudo. E há os que são Glapping que quedam e enrolam a luta no chão até ganhar por pontos como Daniel Cormier, kabhib e outros, estes quedam e enrolam no chão por cima no domínio, mas não finalizam nem nocauteiam, ganham num jogo inteligente de enrolar a luta, dominar na estratégia até ganharem por pontos. Se observarem bem Conor Mc Gregor, Tj Dillashaw, velasquez e outros são apenas versões mais reais de lutas de Muhamad Ali, Bruce Lee, Jean Claude Van Damme, Rock Marciano e outros. Vejam que Tj Dillashaw e Mc Gregor adoram imitar dentro do octógono a personalidade de se impor como superior de Muhamad Ali, vejam que ás vezes em situações piores Tj Dillashaw sorrir e olha encarando o adversário como se dissesse “- sinto muito, mas eu sou o maior aqui”, Mc Gregor até nas entrevistas que ser igual a Muhamad Ali, nas lutas que ser o Bruce Lee dos filmes que sempre está por cima, em um nível superior do que seus adversários. Acho muito interessante o poder e domínio da fantasia até no que é real, onde indiretamente os atletas reais sem saber se acham o Goku, Saint Seya, Bruce Lee e outros personagens mais da ficção. Tudo isso é psicologia, nenhum é ele mesmo, são cópias imperceptíveis de ídolos, heróis e outras fantasias mais que assistiram na TV quando crianças e imperceptivelmente vivem isso nos ringues, octógonos, competições acreditando verdadeiramente que são uma verdadeira versão dos grandes guerreiros samurais, ninjas e outros personagens fictícios e ilusórios das artes marciais. Ainda dizem que o mundo é sério, por isso a frase “Freud Explica”, a psicanálise, psicologia, psiquiatria e outros estudam o comportamento humano muito bem em todos s setores e sentidos, no esporte, luta, guerra, indivíduo, ser social e etc e sabem que as pessoas e o mundo se apresentam de uma forma, se acham aquilo mesmo, mas a verdade é totalmente diferente de tudo isso.

    ResponderExcluir
  27. As artes marciais foram várias coisas através dos tempos, onde houve épocas de duelos, desafios entre praticantes do mesmo estilo ou de diferentes estilos, combates reais e no vale tudo, onde em muitos até armas valia, hoje em dia já não existem mais lutas, duelos e sim competições esportivas apenas. Todos os estilos em geral, kung fu, muay thay, taekwondo, jiu jitsu e qualquer outro foi criado inicialmente como defesa pessoal apenas, para soldados do exército usarem nas guerras, para mulheres e mais frágeis se defenderem... e outros sentidos mais, sendo todos tendo em comum defesa pessoal e não competição nem esporte apenas. Hoje em dia existe muita clandestinagem, muito bom praticante fora de Federação e Confederação. A partir do século em que criaram esse negócio de Federação e confederação o negócio se tornou mais caótico ainda. Quantos não são clandestinos, mas realmente sabem e são bons. No Jiu Jitsu quantos faixas azuis, roxa não federados nem nada, mas sabem, treinam e são bons. Capoeiristas quinta corda em diante, mas fora do sistema legal. Professores de Muay Thay não federados... sendo boa parte de aproveitadores e falsos mesmo, mas muitos não são federados e só tem certificado ou nem isso, mas sabem mesmo e são bons, e ao contrário de muitos que compram e ganham facilmente faixas e não são aquilo que são. O Jiu Jitsu mesmo é um exemplo onde professores estão dando faixas via internet, a distância... atletas que conseguem a faixa preta em poucos tempos, não por serem bons, mas por superficialidade e facilidade hoje de fraudar, conseguir fácil, jogos de esquemas e muitas coisas mais. Hoje muitos aprendem ainda e não se legalizam em federações e documentos, não são aceitos, mas são melhores do que muitos que tem documento e são superficialmente profissionais e bons naquilo, tem só faixa e federação, mas na prática, não são nadas, e outros que nem tem certificados de nada, são melhores do que muitos graduados e “ditos” profissionais. É igual alguém que tem certidão de nascimento e outro não, ambos existem, são seres humanos e tem vida de forma igual, mas o que vale é o que tem certidão de nascimento, o que não tem, inexiste para o governo. E ainda há aqueles que inicialmente entram em federações, e ao perceberem os jogos sujos e esquemas de algumas, caem fora, se desligam e seguem seus caminhos individuais distante de sistemas governamentais das coisas.

    ResponderExcluir
  28. É como disse algum comentarista daqui que por incrível que pareça os maiores caras das histórias das artes marciais não tinham graduações altas formalmente, não eram reconhecidos Institucionalmente por órgãos daquele sistema e outros pontos mais, como Bruce Lee que jamais foi graduado altamente em nenhum estilo formal nem Wing Chun nem outro qualquer, treinava de tudo e era muito livre e solto, e era instrutor de Kung Fu nos EUA por falta de instrutores de Kung Fu na época lá nos Estados Unidos, pois nem sua graduação ainda era de Sifu. Conor Mc Gregor que agora é que tem faixa marrom no Jiu Jitsu, única arte que ele é graduado, pois seu perfil de Karateca e Taekwondoísta, nestes ele não tem nem a faixa branca, treina de forma largada e solta, e não sabe dá nem um soco formal como no Karatê. Mitsuyo Maeda (Conde Koma) não tinha faixa nem no Judô nem no Jiu Jitsu, sabia técnicas pela metade dessas artes, treinava apenas e ainda assim lutava profissionalmente e ganhou quase todas as suas lutas, onde só perdeu uma e empatou outra. Uma outra lenda das artes marciais pouco conhecido Isaul “Torrão” Soares que lutou profissionalmente Kickboxing sem ser nem mesmo faixa branca neste, só treinava básicos e treinos diretos sem algo formal como sistemas de treino e graduação, e participou de competições de Karatê Kyokushin sem ser nem branca sua faixa e disputar combates com faixas pretas, participou de competições profissionais de Muay Thay treinando Kickboxing e ao todo o cara tem mais de 200 lutas e apenas duas derrotas. José Aldo e Renan Barão que se destacam no Muai Thay, mas todos sabem que eles não tem nenhuma graduação e só treinam básicos misturados e lutam igual a um profissional graduado e que passou a vida inteira treinando só isso. E muitos outros casos mais, é como dizem que faixas é só para segurar as calças e documento é só pra fazer a média, mas a verdade pode ser outra totalmente diferente da faixa, sistema, pose e do que o documento oficial e válido apresentam. Mas não é que as coisas sejam desorganizadas não, e sim a medida que se percebe a fachada, superficialidade e apenas documentos, papel, mas nada verdadeiro das coisas, estilos, graduações, federações, confederações parecem ser apenas condições consideradas, mas jamais verdadeiro mesmo.

    ResponderExcluir
  29. As artes marciais foram criadas inicialmente como sistema de defesa pessoal, todas em geral, com o tempo é que se criaram as competições, graduações, criaram instituições e coisas mais. Certos revolucionários das artes marciais como Frank W. Dux, Bruce Lee e outros adaptaram a seus modos e estilos de luta e de defesa uma mescla de treinos e estilos diversificados, por isso que Dana White o atual presidente do UFC afirmou que Bruce Lee é o pai do MMA. E hoje esse negócio de estilo é ultrapassado, a maioria dos artistas marciais de hoje praticam dois ou mais estilos no mínimo, senão praticam o básico de lutas de solo e de lutas em pé, sem se firmar em nada, mas treinando e aprendendo o básico apenas. Conceitos como "Lyoto machida representa o karatê", Machida não representa estilo nenhum, ele é faixa preta de karatê, mas ao treinar para uma luta, ele não treina kata para lutar, não treina os kihons... ele treina sparring de contato, treina com equipamentos e aqui e ali ele pode fazer um katá, mas não é treino, é só para fazer, se ele realmente representasse o karatê, ele treinaria karatê para suas lutas e não MMA. Além disso Lyoto Machda é faixa preta de Jiu Jitsu também e deixa para trás a essência do karatê (os katas e kihons) ao treinar e se preparar para suas lutas. Então hoje esse negócio de estilo não existe mais, é algo ultrapassado, sem um artista marcial pratica só kung fu, karatê, taekwondo já é desconsiderado no meio das lutas, pois é incompleto. Você pode ser 10º dan de karatê, mas em um combate perderá de um simples praticante de MMA que só treina o básico. Hje em dia luta, artes marciais é um estilo em, si, não existe mais essa de estilos, praticar uma coisa só... um faixa preta de Judô é só um faixa preta de Judô, se ele é só Judô já é desconsiderado no mundo da luta. Depois principalmente de Bruce Lee o negócio mudou mesmo, ate Bruce Lee e um pouco depois ainda era esse negócio de estilo (luta livre, muay thay, jiu jitsu, kung fu, karatê...) e aí cada um se dedicava só ao seu estilo e em desafios um queria provar qual era o melhor estilo. Hoje em dia isso é ultrapassado, hoje em dia se foi esse negócio de estilo, ninguém hoje precisa mais ser faixa preta nem se formar oficialmente em estilo nenhum para ser o melhor lutador, para se dar bem no mundo das lutas e da alto defesa pessoal. Você treinando o básico com eficiência é o necessário, foi se o tempo onde um faixa preta tinha valor, era temido e tal, hoje qualquer faixa preta perde facilmente para qualquer lutador normal e simples sem graduação nenhuma... por isso que em algum outro post desse blog o blogueiro fala que: "Se foi o tempo do Messias e seu Messianismo", ele quer dizer que estamos em um outro tempo, outra época e esse negócio de estilo, graduação e outras bobagens mais, já se foi, hoje é o tempo de artes marciais, luta em geral sem denominação, graduação formal, sistema oficializado esse tempo já passou, é tanto que até os estilos hoje criados e contemporâneos todos são uma mescla e bem diversificado não um estilo propriamente dito. Estilos morreram depois de Bruce Lee. Se você num mundo de hoje quiser ser um lutador, aprender defesa pessoal e tal, não precisa mais se formar em um único estilo, basta praticar certas bases e básicos com eficiência. O campeão do TUF III Warley Alvez ao ganhar sua última luta no programa cantou uma musiquinha: "Foi Deus quem fez foi Deus quem fez, fui campeão do TUF 3" e depois declarou isso é MMA, não é Jiu Jitsu, Muay Thay nem nenhum estilo específico, é MMA" querendo dizer que não se precisa mais treinar nada especificamente, mas apenas MMa e já se abrange o básico necessário de tudo, demonstrando claramente que os tempos agora são outros e esse negócio de estilo, graduação, sistema já tá ultrapassado.

    ResponderExcluir
  30. Nas artes marciais existem três classes de artistas marciais: O atleta, o que pratica para defesa pessoal e ou leva as artes marciais como um caminho de vida, quase como uma religião mesmo. O atleta é aquele que pratica artes marciais e compete, luta, participa de competições e torneios, luta pelo dinehiro, troféu, medalha, reconhecimento, fama e etc. Temos como exemplo Anderson Silva, Rodolfo Vieira do Jiu Jitsu e outros. O que se defende é aquele que não treina o Jiu Jitsu, Karatê, taekwondo, Kung Fu, Judô... competitivo, mas para se defender, algo voltado para situações reais de luta, combate ou perigo e risco de vida nas ruas e em qualquer lugar, temos como exemplo Paulo Albuquerque o criador do Kombato, Bruce Lee, Yip Man e outros. E aqueles que seguem as artes marciais como caminho de vida, são aqueles que além da técnica e da auto defesa pessoal, usam as artes marciais como ferramente de melhoramento pessoal, desenvolvimento do caráter, como um caminho espiritual, temos como exemplo Bruce Lee, Yip Man, Morihey Ueshiba, Gichin Funakoshi, Jigoro Kano, Léo Imamura e raros outros. E na parte dos atletas, existem três classes de artistas marciais na luta, existe o: Pugilista, o lutador e o gladiador. O pugilista é aquele que treina, se gradua, aprende as técnicas, golpes, pode ser um bom professor ou não, mas pratcia artes marciais apenas, ensina ou não, é graduado ou não e treina apenas. O lutador é aquele que luta, compete, treina mas também encara os desafios, pode ser graduado ou não, professor ou não, mas ele luta, compete. Muitos são bons professores (pugilistas) e péssimos ludaores (lutador), não luta, mas sabe (pugilista). E o Gladiador é aquele que luta dando o malhor de si, é aquele que quando entra na arena, ringue o que for entra pra guerra, guerrear mesmo, vai até o final, vai além dos sesu limites, luta com tudo o que tem sem jamais desistir nem pela dor nem pelo obstáculo, existem vários lutadores, mas raros os gladiadores, e existem milhões de pugilistas apenas. Artes marciais é pra todo mundo, mas nem todo mundo é para artes marciais, qualquer um pode chegar e praticar artes marciais, mas nem qualquer um vai ter êxito e realmente ser um bom artista marcial mesmo.

    ResponderExcluir

Transcenda