segunda-feira, 7 de abril de 2014

BRUCE LEE - JEET KUNE DO - O QUE É REALMENTE JEET KUNE DO - JUN FAN LEE, O PAI DO JEET KUNE DO

Jeet Kune Do etimologicamente quer dizer “O caminho do punho interceptador”, m prática pela etimologia significa interceptar um golpe de um adversário golpeando ou o conta atacando e até mesmo golpeá-lo antes dele lhe atacar com muita rapidez.
Jeet Kune Do não foi criado, ninguém o criou, foi desenvolvido e descoberto (no modo de falar) por Bruce Lee, seu pai - mãe para o mundo.
Em uma luta contra Wang Jack Man, Bruce venceu o combate, mas percebeu que seu oponente lhe deu trabalho, Bruce teve que derrubá-lo, jogá-lo ao chão... E isso levou Bruce a refletir melhor sobre seu jogo de luta, demorou minutos a derrotar seu oponente... Com isso, Lee foi mudando sua visão sobre artes marciais, pensando em desenvolver algo muito eficiente, algo sem rodeios, enfeites e que destruísse o adversário em questões de segundos, a partir daí foi descoberto e desenvolvido essa arte marcial chamado de Jeet Kune Do.
Ortodoxamente Jeet Kune Do é quase uma inspiração do estilo de Kung Fu Wing Chun, a mão direita fica na frente fechada e a esquerda atrás aberta, base aberta, perna direita na frente, valoriza-se mais o ataque, defesa quase nada (observem que até nos filmes, geralmente os personagens de Bruce começam atacando), chute também quase nada, mais chute baixo, principalmente, mais, para bloqueio, rapidez como se quisesse ser da velocidade da luz, sem perder tempo e sem temer, direto, nocautear ou destruir o adversário em questões de segundo, isso ortodoxamente, pelo lado de que o próprio Bruce era assim em seus combates reais. Após da luta contra Wang Jack e o desenvolvimento do Jeet Kune Do, Bruce nocauteou todos seus adversários em pouquíssimos segundos, teve até um Karateca que ele nocauteou em 1 segundo e o cara ainda foi para o hospital, além disso, também Bruce nunca mais perdeu uma luta sequer, oponentes mais altos, mais pesados, de vários estilos, todos foram destruídos por Bruce Lee, mestre dos mestres.
Jeet Kune Do, em primeiro lugar não se limita ao seu termo etimológico, Bruce deu esse nome porque as coisas devem ter um nome, então ele achou melhor esse nome, assim Jeet Kune Do não é um estilo nem se limita a seu significado etimológico “caminho do punho interceptador”, Jeet Kune Do também transcende seu modo ortodoxo, como falei era mais pessoal do próprio Bruce Lee.
Então vamos lá para o verdadeiro Jeet Kune Do.
Jeet Kune Do não é um estilo, não se limita a golpe, nem técnica nem terreno algum, você tem uma altura, peso, envergadura... Numa luta real, sem regras, como reagir? Como lutar? Jeet Kune Do é apenas aquilo que você pode fazer em uma luta, sem se limitar, por exemplo, só a quedas, só a chutar, socar, sem se limitar a nada, mas estar pronto e preparado para tudo, utilizando de quedas, torções, chutes, socos, imobilizações, golpes, estrangulamentos... Tudo por completo conforme a necessidade ou a circunstância do combate, dominando todas as áreas de forma igual. Além disso, Jeet Kune Do também valoriza muito o treino de sparing, porque aí você vai testar de verdade o que é eficiente ou não, o que funciona ou é apenas teoria, você vai se testar, conhecer seus erros, defeitos, fraquezas, medos, sua reação nas circunstâncias etc conhecendo a si mesmo e vencendo assim a causa de sua ignorância, aperfeiçoando e melhorando cada vez mais a si mesmo. O Sparring não é apenas um contra um, Jeet Kune Do é para combate real com oponentes armados ou não, vários oponentes ou só um só, então treina – se para todos os tipos de situação, mas sem fantasia ou medo, testando na real o que funciona ou não. Por outro lado, Jeet Kune Do não se limita a uma única forma de treino não, há várias formas de você desenvolver suas habilidades marciais, treinar e preparar seu corpo, você mesmo para uma luta ou qualquer situação de combate físico da maneira que se apresentar.

Jeet Kune Do também é eficiente, simples e direto, usa apenas o que serve, o que é necessário, não precisa enfeitar, fazer bonito, seu objetivo é derrotar seu adversário, tem uma frase de Bruce que diz “absorva o que é útil e rejeite o que é inútil”, então golpes, técnicas, desnecessárias são descartáveis, você vai ao ponto direto, fazendo o jogo certo, sendo também flexível de acordo como se apresenta a situação, nas próprias palavras de Bruce seja como a água... . Além de tudo isso também, Jeet Kune Do tem seu lado espiritual, no qual leva o ser ao conhecimento de si mesmo, vencendo seus medos, fraquezas, neuroses... e se tornando uma pessoa melhor, do bem e que também contribui para uma humanidade mais feliz, Jeet Kune Do também é uma jornada à perfeição tanto em luta quanto na vida, quanto ser, logo que a educação é a base de tudo, de nada adianta ter grande poder, ter isso ou aquilo, ser forte ou ser o chefe se você não tem a moral, o discernimento do certo e errado, ser forte espiritualmente ou ter compreensão para viver e melhorar as coisas de verdade, em primeiro lugar vencer a si mesmo, seus medos, sentimentos e pensamentos de ordem negativa, maldades, fraquezas, egoísmo, orgulho etc. Luta tem haver também com uma parte técnica, física, mental, psicológica e mental, no qual se deve estar preparado em tudo, pronto para qualquer situação hostil ou boa... É um caminho de vida também. 

17 comentários:

  1. Ou seja Jeet Kune Do é a essência das artes marciais do início ao fim, do simples ao maior avançado.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, ficou legal seu texto assim como verdadeiro também, apenas lembrando que Bruce lee começou no Wing Chun de Yip Man e este foi a raiz do sucesso de Lee, primeiro a maneira de Bruce pessoal de atuar em um combate era wing chun, a mão e a perna direita na frente, a guarda (quase igual - apenas o punho da frente fechado), quase não se utiliza chute, direto, simples e eficiência é o que importa, não existem Katis nem classicismo, a velocidade, rapidez, o soco de uma polegada, tudo isso é influência do Wing Chun, a invencibilidade de Bruce era a mesma de Yip Man quando ainda era jovem e lutava, Bruce Lee conhecia o segredo das cinco distâncias, algo eficiente e quase completo para uma situação real de combate, e seus adversários só karatecas e kung focas comuns estavam longe do nível de Bruce Lee, aí ele destruía mesmo os caras com facilidade, parecia que os cars nem sabiam lutar mesmo. o sistema de defesa pessoal de Bruce Lee direto, simples e ataques a partes frágeis do corpo, também inspirado no Wing Chun, bruce lee era um Yip man mais completo apenas, ele era bom mesmo, mas não esse deus que colocam, mas ele era muito bom mesmo. se fosse hoje ele não participava das competições de MMa não, pois seu Jeet kune Do assim como o Wing Chun visa combates reais, sem regras e sem limitações, o MMA é só uma competição desportiva. Mas Bruce Lee se adaptaria também a essa época e com certeza estaria a frente de todos sim também, pela sua inteligência, dedicação e estudo que tinha pelas artes marciais, ele deixou a semente e todo o resto, somos filhos de Bruce lee apenas.

    ResponderExcluir
  3. segundo Holanda f.j jeet kune do e arte marcial primordial ou seja prever situações reais de combate

    ResponderExcluir
  4. O segredo das artes marciais é esse ai mesmo, também envolve mesmo toda essa questão de conhecimento de si mesmo, entender a si mesmo, conhecer suas reações, saber trabalhar a si mesmo nas diversas situações ruins e boas, o artista marcial tem que ser inteligente, ter uma técnica aperfeiçoada, vencer seus medos, seus defeitos, é por isso que o blogueiro coloca artes marciais como u caminho espiritual também, porque a jornada que se inicia dentro de um dojô ou em qualquer estilo marcial mesmo o caminho que se percorre leva a Deus, a sabedoria, ao céu, a tudo mesmo, o artista marcial tá em um outro nível diferenciado das pessoas comuns.

    ResponderExcluir
  5. Se você não treinar, não vai pro céu.

    ResponderExcluir
  6. Jeet Kune Do tem vários sentidos e todos eles são válidos e estão certos, inclusive de que cada praticante de Jeet Kune Do tem o seu Jeet Kune Do pessoal, no qual por si mesmo se desenvolve como um artista marcial completo na área de combate e de defesa pessoal, trilhando seu próprio caminho através de suas experiências pessoais, cada um se desenvolve em seus limites humanos de habilidades e evolução espiritual. Jeet Kune Do é o Taoísmo, Budismo em forma de artes marciais, em forma de auto defesa, é também um caminho esotérico em busca de si mesmo e da verdade da vida e do universo, aquele que compreende e alcança não mais ficará lutando em ringues nem octógonos procurando provar e demonstrar para o mundo suas habilidades e qualidades de um grande guerreiro, mas será alguém elevado espiritualmente, um sábio e herói da vida real que contribui para um mundo melhor, vive para os outros de verdade e usa as artes marciais como um instrumento para se aperfeiçoar como pessoa e evoluir como ser existente na Terra.

    ResponderExcluir
  7. TAO OF JEET KUNE DO - por Bruce Lee. neste livro está o resumo de tudo.
    Lee inicia seu estudo das Artes Marciais treinando como um aluno de Wing Chun com o mestre Yip Man. Depois de intensos estudos sobre os diferentes estilos e teorias das Artes Marciais, Bruce desenvolveu um conceito de Arte Marcial individual, como ele mesmo nomeou, Jeet Kune Do, "O modo de interceptar um punho."Este Best-Seller internacional, que é publicado em dez idiomas, explica a base filosófica do Jeet Kune Do nas palavras e desenhos originais do último Artista Marcial e estrela de cinema, conforme um trecho de seu diário pessoal. As visões de Lee a respeito do Zen, treinamento físico,combate, virtudes marciais, falhas, e muitos outros temas são apresentados aqui neste volume, no qual integra sua filosofia de Artista Marcial e filosofia de vida. Leiam.

    ResponderExcluir
  8. A sabedoria do grande mestre Bruce Lee não tem tamanho, na verdade Bruce Lee nem tinha graduação oficial alta em nada, em nenhum estilo, mas é o maior mestre de todos. A maioria dos grandes não se especificavam nem tinham filiação a nada não, apenas praticavam. No Jeet Kune Do de Bruce Lee ele dizia, conhecimento é apenas para o início, depois você tem que descartar este, pois é ofensivo e prejudicial. Enquanto você ficar só nessa de ter muito conhecimento, nunca evoluirá de verdade não, ficará preso a modos e formas de apenas conhecer e não realmente compreender. Primeiro aprenda, conheça, pratique até aperfeiçoar, assim aperfeiçoará de tal forma tornando a técnica como parte de você mesmo, no qual você e os conhecimentos adquiridos se tornaram um só, o conhecimento agora já é parte de você como algo comum, você se libertou de estudos, decorebes etc, agora você sabe de verdade, entende verdadeiramente, sem pressão, sem estudo... esse é o nível que todo praticante de Jeet Kune Do tem que chegar. Eu pessoalmente mesmo, vou sair desses estilos clássicos, Karatê, Taekwondo, Kung Fu etc é tudo muito sistemático, organizado demais, complexos, complicados, aprender algo mais livre, mais solto, amis simples e eficiente como Wing Chun, Jeet Kune Do, por aí.

    ResponderExcluir
  9. Bruce Lee idealizou “um estilo sem estilo”, o que parece ser um contra-senso, até que você começa a entender o conceito de adaptação. Lee enfatizava que “a pior coisa que você pode fazer é tentar antecipar o resultado de uma luta. Você não deve estar pensando em nada além do ataque do oponente e a sua defesa. Limpe a mente de outros pensamentos, ou eles vão te deixar mais lento”.
    Lee usava a posição do esgrima ocidental “en garde”. Nesta posição, deve-se ficar saltitando na ponta dos pés para trocar a perna da frente da direita para a esquerda, para se retirar ou avançar, e para chutar com qualquer perna. O trabalho de pés é importante em uma luta real, já que vai determinar a distância ao atacante.
    Esse estilo de Lee também combina elementos do Wing Chun, que incluem segurar mãos e prender pés a curta distância, e nenhum chute acima do peito, já que chutar mais alto vai deixar a virilha e a perna de apoio vulneráveis. Outro ponto são ataques e defesas simultâneos. Os elementos do Jiu-Jitsu incorporados incluem arremessos e o desvio de golpes. A ênfase é na velocidade da combinação de golpes; praticantes treinados podem acertar a garganta do atacante até 10 vezes em um segundo.

    ResponderExcluir
  10. Artes marciais foi muitas coisas através do tempo... Hoje na Comtemporaneidade artes marcais será uma integração de todos os estilos em um só adaptando cada golpe, técnica... a cada um individualmente. Essa foi a genialidade de Bruce Lee, Frank W. Dux... a transcencederem seus estilos pessoais, não se limitando a nada. Vejam por exemplo o Fer Kwon Do arte marcial brasileira é um conjunto de tudo, Tayando... é um estilo de arte marcial brasileira que está sempre evoluindo e se adaptando conforme a época e realidade atual. Hoje você pratica Kung Fu e usa também Judô, Jiu Jitsu se quiser, pratica Karatê e usa Kickboxing se quiser, isto é estilos está cada vez mais deixando de existir... daqui uns dias não existe mais karatê, Kung Fu, Jiu Jitsu, Kickboxing etc e sim existe tudo, você pratica um estilo, mas o adapta a você pessoalmente e o complementa conforme for necessário. O que está existindo cada vez mais é artes marciais em geral, estilos será do tempo e épocas passadas, hoje artes marciais é totalmente diferente de certos tempos atrás. E Bruce Lee criou e profetizou isso no mundo das artes marciais... estilos estão se acabando mais e mais e vão se acabar, mas esta é a realidade atual das artes marciais... iniciada por Frank W. Dux, Bruce Lee, Ashida Kim etc.

    ResponderExcluir
  11. Rapaz tô admirado de você, é isso aí mesmo, seus posts são diretos, resumidos, mas são bons e muito significativo, muito mesmo. adorei essa parte de que o conhecimento deve ser na verdade transformado em saber e vivência prática do que se conhece adapatando - o conforme cada vberdade e realidade, é isso mesmo que Bruce Lee ensinava, rapaz o homem era crânio, o homem era gênio mesmo, o homem entendia cumpade, o homem sabe, sabia mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Para compreender Bruce Lee é preciso compreender o Kung Fu, Wing Chun e o real significado e eficiência de defesa pessoal. Imagine alguém que apanhou feio na rua, ficou decepcionado e indignado e colocou na cabeça dele que daquele momento em diante ninguém mais trisca a mão nele, esse é Bruce Lee depois de apanhar aos 12 anos de idade de uma gangue, decidiu treinar artes marciais para ser invencível e o melhor do mundo. Bruce entrou nas artes marciais para aprender a se defender, mas distante das fantasias marciais, aprender algo realmente que funcione mesmo, onde alguém chegue pra te bater na rua, quantos forem, armados ou não, você consiga superiromente se defender, esse foi o início de Bruce Lee. Ele era um jovem orgulhoso, prepotente, arrogante, mas por outro lado alguém justo, imparcial e de grande bondade no coração, um amigo, alegre e otimista característica de sagitariano mesmo, era brigão e sempre se metia em confusão. Quando aprendeu artes marciais continuou ainda a ser brigão, batendo e vencendo qualquer um que ousava em bater de frente com ele. Mas já no final da sua vida Bruce Lee ignorava desafios, recusava - se a lutar depois de um bom tempo aprendeu que lutar, machucar os outros não tem sentido algum, que o objetivo das artes marciais é se defender e melhorar a si mesmo como ser humano. Bruce Lee era um espiritualista Taoísta, Budista, Jiddu Krishnamurtiniano (Inclusive este pensador teve influência até no pensamento marcial e de luta de Bruce Lee), era alguém de uma natureza boa e amorosa que respeitava a todos e só fazi o bem, ele amava animais, cachorros, tinha grande carinho com idosos, deficientes, crianças... era uma boa pessoa, alguém do bem, mas na hora da luta era o grande Dragão (deus maior) que ninguém jamais conseguiu tocar suas mãos. O estilo sem estilo de Bruce se parece com Krav Magá, Kombato, Wing Tchun e um eficiente modo de se defender verdadeiramente em um combate real. Muitos hoje perguntam como se sairia Bruce no MMA. Mas essa não era sua área, competição, mas como ele chegou a competir em semi - contato e até mesmo boxe, talves Bruce poderia entrar no MMA para se testar. Assim como sem ser boxeador ele se adaptou ao boxe numa luta de boxe e ganhou de um boxeador de verdade, se Bruce Lee lutasse MMA, como ele era mais rápido, mais estudioso e inteligente ele se adaptaria as regras e aí ninguém segurava ele... logo é mais rápido, tem o soco mais potente, sabe onde bater, no queixo e outros pontos mais vulneráveis, pois estudava ciência, anatomia e tudo voltado para a luta e combate... com seu abdomêm invejável ia fazer movimentos no solo extraordinários, poucos sabem mais Bruce sabia muito bem chave de pé, perna, braço, mão, sabia quedar (tanto que ele quedou em seu combate contra Wong Jack Man)... então a história não ia ser diferente, Bruce ia sempre está por cima como sempre foi e esteve. Agora ele ficou famoso, mas esse era seu destino, porque ainda criança bebê ele fez cinema e participou de películas cinematográficas, um sinal do destino. Nasceu no ano do Dragão, e era mesmo um dragão, no sentido espiritual e religiosos que os chineses tem como imagem do Dragão (o deus superior a tudo), sagitariano e iniciou na verdade no Tai Chi Chuan. para compreender também Bruce Lee é preciso conhecer um pouco de cultura e espiritualidade chinesa, taoísta, confucionista... muitos acham que Bruce Lee era ateu, não era não, é o mesmo sentido do budismo que as pessoas confudem com ateísmo, mas não é. Bruce Lee sabia da verdade de vida após a morte e reencarnação, sabia da imortalidade do espírito, era formado em filosofia, um grande psicólogo e visionário. Bruce Lee foi o grande tesouro nacional da China e grande ouro mundial da humanidade.

    ResponderExcluir
  13. Bruce Lee estava certo, estilos não existem. Por exemplo Jiu Jitsu, ensinam tudo igual, mas cada um tem um Jiu JItsu diuferente um do outro, uns são guardeiros, outros passador, outros especialistas em uma chave de braço ou várias, outros em estrangulamento e assim vai. Porque cada um tem um tamanho, um psicológico, um sistema mental, emocional e biológico diferente um dos outros e tudo isso influencia no artista marcial que cada um se torna. Genética, tamanho, envergadura, peso e força influencia em uma luta desde que o praticante saiba usar isso a seu favor. Aquele negócio de que o mais leve vence o mais pesado, é só o mais pesado que não sabe lutar ou não sabe usar seu peso a seu favor, mas o pesado habilidoso se torna invencível, isso o próprio Hélio Gracie falou, que o pesado que sabe Jiu Jitsu é invencível. Rodolfo Vieira porque se sobressai, não é só mérito das habilidades e inteligência dele não, além das habilidades dele de Jiu Jitsu é força também, ele é grande, tem muita força e tem uma grande mão pra pegada e força, isso faz diferença sim. Marcus Buchecha o tamanho dele, ele sabendo usar o tamanho dele corretamente, já é uma vantagem pra ele. Roger Gracie tamanho e envergadura, sabendo usar isso, ele já tem vantagem. Jon Jones tamanho e envergadura, ele sabendo e sabe usar sua envergadura, já é vantagem pra ele. Agora se Rodolfo Vieira tivesse o tamanho e peso de Vitor Shaolim Ribeiro por exemplo, ele se sobressaia devido suas habilidades e inteligência, mas não ganharia tudo no absoluto e em tudo como ele ganha não porque não tem o peso e a força que tem. Como muitos dizem os Gracie são os melhores, mas não tem genética. Sakuraba mesmo era nítido o tamanho e peso dele para os Gracie que ele venceu. sakuraba é pesado e gigante, os Gracie não tem genética de peso nem tamanho, os que tem é bomba, suplemento e um grande jogo para se bombar e ficar forte. Mas naturalmente eles são frágeis fisicamente. Importa sim peso, envergadura, tamanho... e isso dá vantagem sim. Então cada um desenvolve seu Jiu Jitsu conforme seus limites e tamanho, força, emocional, biologia etc isso é que Bruce Lee quis dizer, e ele estava certo. Jeet Kune Do não vai se limitar a técnica nem a nada porque cada um é cada um e tem seu ponto de golpes, técnicas diferentes uns dos outros. E Bruce Lee deixou claro Jeet Kune Do não existe, cada um desenvolve seu Jeet Kune Do pessoal, o próprio Bruce ficou preocupado em as pessoas conceituarem e limitarem o Jeet Kune Do, ele dizia é só um nome, como um barco usado para atravessar alguém no rio, depois já foi, não é mais necessário ficar conceituando ou limitando. Então cada um tem seu Jeet Kune Do pessoal e o desenvolve conforme seus limites ou não. sabendo que o cara do MMA que vai se destacar agora é Luke Rockhold porque ele tem tamanho, boa envergadura e grandes habilidades no solo e em pé. Luke Rockhold tem um Jiu Jitsu invencível mesmo, se ele competisse nos mundiais, metamoris, absolutos, ADCC, submission ele seria mais que ou igual a Marcus Buchecha e Roger Gracie, Rodolfo Vieira, pois o próprio Buchecha que treina com Rockhold declarou que nos treinos de vez em quando Rockhold o finaliza e tem um Jiu Jitsu de primeira. E olha que o Jiu Jitsu dele é só para o MMA, imagine se ele se dedicasse só ao Jiu Jitsu. Nem Ronaldo Jacaré que é um dos maiores representantes do JIu Jitsu no MMA ganhou de Rockhold e digo ainda que o Jiu Jitsu de Rockhold do jeito que ele se encontra agora, ele finaliza até o Ronaldo Jacaré. Luke Rockhold tá mais perto do Jeet Kune Do, é eclético, faz de tudo muito bem feito, em cima, no solo, só falta agora ele se especializar e parender de verdade defesa pessoal, se ele aprendesse de verdade a lutar em combatres reais, sem regras e de luta de rua, Luke Rockhold seria até mesmo o maior representante do Jeet Kune Do, só porque ele se limita ao MMA e não artes marciais por completo.

    ResponderExcluir
  14. Bruce Lee era um grande espiritualista, entendedor da doutrina da reencarnação, vida além túmulo, Deus e muito mais. Só que ao mesmo tempo Bruce Lee pertencia a um conceito puramente budista de independência da divindade, ser a si mesmo, andar com seus próprios pés, experimentar e descobrir por si mesmo, amadurecer e ser capaz de se proteger, cuidar de si mesmo, ser independente, auto suficiente a qualquer coisa. Por isso Bruce Lee tinha uma personalidade superior, firme, inspiradora, alguém grande que está a frente a todos e a tudo. Por isso alguns pensam que Bruce Lee era ateu, mas não ele era budista, taoísta e o que se chama de ateísmo nele, não é ateísmo é a ausência de divindade que existe nessas religiões, não em questão de existir ou não existir, mas de ser independente existindo ou não.Bruce Lee era filósofo, entendia Jiddu Kryshnamurti, como não era uma grande alma acima das outras? Bruce Lee representava o verdadeiro espírito da China espiritualista, invencível nas artes marciais, superior no pensamento, Bruce Lee personificou os grandes atributos da China em si mesmo, se destacando e sendo o maior do mundo inteiro. Conor Mc Gregor está se parecendo um pouco com Bruce Lee, uma personalidade madura, independente, inteligente, firme, seguro, auto confiante, alguém que se impõe e sempre está por cima, que domina, que inspira, que chega e salva a pátria, que quando colocado lá se sente seguro, se confia, pois ele é. E muito interessante também que Muhamad Ali também era assim, se colocava acima e dominava mesmo, uma personalidade capaz de vencer o Super Homem até, não pela luta, mas pela técnica e modo de encarar as coisas.

    ResponderExcluir
  15. Uns acreditam que o Jiu Jitsu é a melhor arte marcial do mundo, onde hjá foi comprovado que sua eficiência é mais em competições de MMA ou Vale Tudo e apenas um contra um, mas na rua, defesa pessoal, contra vários adversários não, e para outros é o Wing Chun, que tem mais sentido ser o melhor do mundo, pois minuciosa cada área e detalhe do combate real na rua ou em qualquer lugar, tendo defesa e resposta para tudo, mas Bruce Lee tanto conhecia muito bem o Wing Chun (que também praticou) e o Jiu Jitsu (que muita gente acha que Bruce Lee era leigo, mas não) e tanto um como o outro Bruce Lee deu seus devidos créditos, mas jamais exaltou nenhum como supremo, só o Wing Chun em parte, que foi a base do Jeet Kune Do, pela perfeição ampla de ver, estudar o combate em um todo. No Livro Tao Of jeet Kune Do Bruce Lee fala da parte espiritual da vida e da luta nas artes marciais, o preparo físico, psicológico, mental que cada um deve alcançar ao praticar artes marciais, e também a técnica de luta tanto empé quanto no solo, desde técnicas de boxe, kickboxing, Judô, Jiu JHitsu, Luta livre e outroas. Quem ver algumas imagens de fotos e gravuras do livro, vai dizer é MMA, queda, chaves de pé, perna, braço, socos, chutes, esquivas e etc. Mas pode até ser mesmo a prévia do MMA prevista por Bruce Lee, cujo a eficiência não é só o Jiu Jitsu enm um strike, mas a combinação de ambos, só que Bruce Lee além disso se referia a algo maior que o MMA, pois este é só uma competição, e as artes marciais é para defesa pessoal e combate real sem regras nem tempo de duração, onde não existe vitóoia por pontos, isso deveria ser empate, mas até um finlaizar ou nocautear, aí sim pode se considerar vitória. No tao do jeet kune do, Bruce Lee fala sobre tamanho, timming, rapidez, velocidade, envergadura, peso, dfesa pessoal, luta competitiva, luta real, precisão, técnica e etc... fala sobre tudo mesmo, algo completo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje só Jiu Jitsu não dar mais, só um estilo não dar mais, é incompleto e fica para trás mesmo, Bruce Lee estava certo, Marco Ruas estava certo, Euclides Pereira estava certo, Frank Dux estava certo e assim pro diante, o domínio total em todos os campos de habilidades marciais é o melhor, hoje temos Conor McGregor que é o grande capitão do MMA e assim por diante, mas com tudo isso digo ainda por que que a vitória é do Jiu Jitsu, a arte invencível, eles estavam certos sim, mas os Gracies conseguiram, o Jiu Jitsu é o maior entre tudo que se refere a luta e artes marciais, por que? Sempre o Grapler ganhou em tudo, vale tudo e MMA no início, o Grapler sempre foi superior, os Gracies foram os maiores quando só eles tinham o Jiu Jitsu e o melhor Grapler. O Grapler sempre foi o maior, e o mais perfeito e eficiente Grapler é o Jiu Jitsu, mais que Judô, Catch, Sambô e etc, quando realmente bem aplicado e corretamente aplicado nenhum desses estilos Graplers tem certos detalhes que só o Jiu Jitsu tem, é o maior mesmo. E hoje que o lutador é completo, Jiu Jitsu ficou para trás, será? Pegue qualquer campeão e considerado melhor lutador que é completo, lá está o Jiu Jitsu o único que não falta em nenhum deles, todos praticam que estilo for, mas em comum é o Jiu Jitsu, se esse melhor não pratica Jiu Jitsu ou algum estilo Grapler ele é finalizado por um Grapler facilmente, isto é, ele nocauteia, luta bonito e ganha sme nada de Jiu Jitsu, mas ele tem este para sua segurança, e os Gracie queriam isso mesmo, disseminar o Jiu Jitsu, torna - ló o maior do mundo e reconhecido também, e isto se concretizou, ganharam de todos quando era só eles o Jiu Jitsu Gracie e hoje estão iguais aos outros porque os outros já dominam o Jiu Jitsu com maestria e perfeição, aí ganha o que melhor troca porrada e tal, ma so Jiu Jitsu ali está. Por isso que alguns Gracies ainda tradicionalistas como Kron e poucos outros devem se adaptar mesmo a readidade de hoje, porque mais cedo ou mais tarde vão pegar algum cara com o Jiu Jitsu avançado e aí poderá perder em outra áreas, mas o Jiu Jitsu sempre está lá. Nem Bruce Lee, nem Conor McGregor, nem Muhamad Ali, nem Seagal, nem Funakoshi, nem Hatsumi, nem Benny Urquidez, nem Yip Man nem nenhum grande da história... Jiu Jitsu é o maior comprovadamente, senão é ele que triunfou, mas ali ele esteve como segurança do lutador que ganhou sem precisar usa - ló, a vitória é do Jiu Jitsu Gracie, brasileiro, a vitória é dos Gracies.

      Excluir
  16. Jeet Kune Do é defesa pessoal, competição, esporte é outra coisa.

    ResponderExcluir

Transcenda