domingo, 10 de agosto de 2014

LUTA E ARTES MARCIAIS ATRAVÉS DA HISTÓRIA

O homem primitivo sempre teve um instinto natural tanto de se defender quanto também de agredir, e o primeiro homem destes pela primeira vez que tentou agredir seu semelhante, ao invés de utilizar um soco, chute, pegar uma ferramenta, pau e dar-lhe uma porretada, sua primeira atitude foi o de agarrar seu semelhante e joga-lo ao chão derrubando-o tentando depois estrangula-lo ou quebrar seu braço ou perna, e a defesa de seu semelhante foi o de também agarrar ou derrubar, e aí ocorreu a primeira briga no agarra, agarra, derruba, estrangula etc.
         Antes do homem socar, chutar ou utilizar alguma arma , sua primeira reação de combate foi a de agarrar e derrubar.
         O Grappling de forma brusca e instintiva é a mais antiga de todas as lutas e artes marciais, onde com o tempo foi se aperfeiçoando e modificando – se conforme a realidade de cada tempo, por isso é também o melhor estilo, mais eficiente e que está acima de todos os outros, é o primeiro e maior estilo de todas as artes marciais. E de todos os estilos grappling: Wrestling, luta – livre, judô, Jiu – Jitsu, Yawara e todos ou outros, o mais completo, perfeito, melhor e mais eficiente é o jiu – jitsu.
         Como disse no início, desde épocas remotas o homem sempre teve um instinto tanto de se auto – defender quanto de agredir, assim instintivamente ele estava iniciando que com o aperfeiçoar disso com o tempo o que se chama hoje de luta e artes marciais.
Em períodos antigos quando o homem (Homo Sapiens) começou a trabalhar e questionar o combate físico, o primeiro estilo oficial que ele criou foi a luta – livre, no Egito antigo os soldados treinavam quedas, estrangulamentos, chaves de braço e perna, também utilizavam armas, na Índia antiga existiam e foram desenvolvidos vários estilos de luta baseados em quedas, torções, estrangulamentos etc, lá os lutadores de luta livre eram considerados grandes guerreiros e exaltados por muitos, inclusive o próprio Avatar (a) Krishna (8ª encarnação de Vishnu na Terra) foi campeão de luta livre, vencendo todos os seus adversários, metáfora também que quer dizer que o Avatar pode vencer todos os tipos de demônios existentes em qualquer dimensão ou nível (no caso Krishna ganhou de todas as espécies de demônios em escala até ser o campeão e provar que é o mais forte – que o caminho correto e de Deus sempre triunfa nos campeonatos de luta da vida.). Outro ser também iluminado que desceu do alto para iluminar a humanidade com seus nobres e verdadeiros ensinamentos foi Mahaavira, contemporâneo de Gautama Buda e fundador do Jainismo era também praticante de luta livre na Índia, onde se tornou campeão e tinha um belo corpo atlético e muito forte.
Anterior a Krishna o Avatar Rama (7ª encarnação de Vishnu na Terra) também foi um grande guerreiro na Índia antiga, juntando – se com o deus macaco para resgatar sua esposa Sita das mãos de malfeitores.
Platão, pensador e filósofo grego também praticava Wrestling, tinha um corpo musculoso, atlético e muita agilidade corporal.
Muitos heróis e semi – deuses tanto na cultura grega quanto em muitas outras de outros povos eram adeptos da ciência do combate marcial e de luta.
E para quem pensa que Star Wars é invenção de agora, deve não conhecer o Ramayana ou certas escrituras hindus antigas que já falavam de guerreiros e combates estelares, no qual vários guerreiros de diversos mundos eram adeptos das ciências de combate (Se assim diz a lenda, quem sabe não foram os deuses que nos trouxeram as artes marciais).
No período Helenista, cultura greco – romana,  o Wrestling e luta livre grega se unificou com a Romana criando a Greco – romana (agarre e queda da cintura para cima), inclusive Wrestling era e até hoje é um esporte olímpico.
Os Egípcios além da luta livre também criaram o boxe,  que migrado para a ilha de Creta na Grécia, se tornou também esporte olímpico, nessa época não existiam luvas, rounds e era bem mais sangrento, até que com o tempo foi se modificando, criando as luvas, melhores regras, rounds até se tornar o que é hoje.
E pra quem pensa que Vale Tudo e MMA são coisa de nossos tempos, na Grécia antiga também se criou o Pankration (o esporte de luta dos deuses) no qual utilizava – se socos de boxe, chutes altos e baixos, quedas, arremessos, estrangulamentos, chaves de braço e de perna etc, no qual havia até torneiros e competições entre os lutadores.
Muitas ouras civilizações também tiveram seus soldados e guerreiros que treinavam e lutavam em guerras, como os Assírios que se destacavam nesse campo, Esparta na Grécia, os Astecas aqui na América entre muitos outros.
A espada, o escudo, a lança, arco e flecha, armaduras eram armas utilizadas por vários guerreiros na Idade antiga, Média etc, cada guerreiro treinava e lutava em vários duelos, combates e guerras. Leônidas com seus trezentos soldados em guerra com os Medos – Persas, Alexandre o Grande (Rei da Macedônia), Hátila (Rei dos Hunos),  Genghis Khan (Conquistador Mongol) e entre muitos outros foram grandes guerreiros e treinavam nas ciências marciais e de luta.
Em Israel o rei Davi também era um grande lutador e guerreiro que participou de vários duelos e batalhas, Sansão, Gideão etc.
O profeta Maomé ( Muhamad) foi um grande guerreiro também e chegou a participar de guerras e batalhas.
Na Roma antiga existiam os gladiadores que utilizavam espadas, escudos, lanças, treinavam bastante na arte do combate e duelavam com outros guerreiros, ás vezes com feras como leões, tigres etc.
Na Idade Média existiam os cavaleiros que eram grandes soldados de guerra e heroísmo, muitos participaram de certas Ordens militar e religiosa como Os Templários, a Ordem de Malta, de Aviz, Ordem de Santiago entre muitas outras, no qual muitas dessas ordens e certos cavaleiros seguiam códigos de honra e certos preceitos morais e espirituais similares ao Bushidô dos samurais no Japão.
Por outro lado na China desenvolveu – se o Wushu conhecido comumente de Kung Fu, que foi importante no Templo de Shaolim, posteriormente outros grandes mestres e guerreiros criaram outros estilos, como o: Louva – a – Deus, Garras de Tigre (um dos estilos mais mortais e eficientes do Kung Fu), o macaco, garras de dragão, águia, garça, serpente etc. Com migrações dos chineses para a Tailândia, que treinando inicialmente com lanças e escudos com o tempo se tornou o Muay Thay, onde até mesmo reis foram adeptos desse estilo como: o Rei Tigre que venceu doze duelos apenas com cacos de vidro colados nos punhos, o Príncipe Negro entre outros, assim como o boxe também foi sofrendo modificações se desenvolvendo vários estilos até chegar o que é hoje. Com a migração dos chineses para a ilha de Okinawa, foram modificando os movimentos do Wushu (imitação da natureza e animais) em movimentos mais naturais e inteligentemente humanos, desenvolvendo assim o Karatê – Do. Com a migração também dos chineses para o Japão contribuiu também para a formação do Ninjutsu que sucessores dos Yamabuchis, foi na ilha de Iga e Koga onde existiram as maiores e melhores escolas, cujo muitas se perderam, outras ainda existem quase de forma invisível e muitas continuam com suas tradições e ensinamentos conservados até hoje.
O Japão se destacou muito também no Glapling, como o Sumô, Yawara praticado pelos samurais, Judô, Aikijujutsu que foi a raiz do Aikidô, Hapkidô (Coreano), Ju Jitsu etc, este último tem como o estilo mais famoso o Jiu Jitsu Gracie, mas também existem outros e alguns que trabalham muito o espírito da auto – defesa e são bastantes eficientes com golpes de torções de dedos até pontos vitais – ate – waza (técnicas  de mãos). Nas armas o Kung Fu sempre foi adepto de várias como o Kwan Dao, facão de nove argolas entre outras, no Japão os samurais usavam a kataná e os ninjas a Ninjatsu (são similares só que a dos ninjas era mais reta.), outras eram comuns no Kobudô, como o sai, nunchaku, Tonfa, Kamá entre outras e assim por diante.
Em Israel desenvolveram o Krav Magá, na Coréia o Hapkidô e o Taekwondo, na China o Wushu, na Rússia o Sambô, em Okinawa o Karate – Do, no Brasil a capoeira e o jiu jitsu gracie, nos EUA o Kickboxing, na França o Savate, no Japão o Judô, Jiu Jitsu, Aikijujitsu, Kobudô etc, Na Tailândia o Muay Thay, no Havaí o Kajukenbo e o Kempo Havaiano, na Grécia o Pankration (Todo Poderoso), no Vietnã o Qwan Ki Do, nas Filipinas a Escrima e assim por diante.
No Brasil também atualmente se desenvolveram vários outros inspirados em estilos já existentes mais com algo a mais, como por exemplo: O Tayando, Fer Kwon Do, Elementos Do, Sankakmukwam, Amy Jitsu, Asamco, Kildo Sel Defense, Morganti Ju Jitsu etc, muitos estilos que também são completos em todas as áreas como Jeet Kune Do (do mestre dos mestres Bruce Lee), Fer Kwon Do (arte marcial brasileira), KajuKenbo, Pugilismo Elegante do mestre All Dacascos etc.

Desde sempre até hoje são diversos os estilo de lutas e artes marciais cada um com as suas competições e modos de atuar em uma luta, cada um com seus campeões e representantes no qual na verdade nenhum é melhor do que o outro, e sim cada um tem a sua eficiência e valor no qual o sucesso ou não depende mais do atleta do que o estilo em si.

Lembrando também que, já que tudo é história vale a pena eu frisar aqui o significado etimológico de artes marciais. Artes de arte, ciência e marciais do deus romano Marte que no sincretismo religioso e mitológico é o mesmo Ares – deus da guerra dos gregos, então artes marciais (de marte, marciano, marcial, militar etc) quer dizer etimologicamente arte da guerra, do combate, da luta, arte de lutar e a cor que mais simboliza as artes marciais é o vermelho. Citando uma frase relacionada ao maior artista marcial de todos os tempos – Bruce Lee “Enquanto existir as artes marciais, existirá Bruce Lee” só para encerrar esse texto que se trata da arte de lutar.

27 comentários:

  1. Complementado que a capoeira é um estilo marcial brasileiro sim, mas o que agora representa mesmo o nosso país é o jiu jitsu Gracie, não é o Ju jitsu, nem o Jiu jitsu japonês nem outros estilos não, é o jiu jitsu gracie que é patrimônio nacional brasileiro e os gracie são tesouros nacionais do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. entre todos os estilos o maior de todos e mais eficiente é o jiu jitsu, foi feito uma pesquisa e o Wing Chun ganhou como o sistema mais perfeito e eficiente para defesa e combate real, só que isso é só na teoria, na prática é o jiu jisu. primeiro todos os estilos de Glapping o melhor é o jiu jitsu, nenhum desses estilos é mais completo e eficiente que o jiu jitsu não, nem luta livre, nem judô, nem Wrestling nem nada. Segundo o jiu jitsu corretamente aplicado ele se adequa a qualquer situação e é invencível, se ele for bem dominado e corretamente aplicado o praticante de jiu jitsu se torna invencível sem medo nenhum, pois ninguém no mundo da luta é como ele. Terceiro outrs praticantes podem praticar qualquer estilo, mas o que todos tem em comum é o jiu jitsu, é o único que não pode ficar de fora, pois quem não tem o jiu jitsu estar em desvantagem, quanto mais domínio se tem no jiu jitsu melhor ainda. Jiu Jitsu é comprovadamente o pai e a mãe das artes marciais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. A cauda do Dragão é que foi para o Oriente e a cabeça para o Ocidente. Inclusive alguns falam que Bruce Lee foi um missionário espiritual das artes marciais na Terra como luta e caminho do bem. Mas o Americano escolhido mesmo não foi Rickson Gracie, foi na verdade o Canadense Frank W. Dux. Isso foi bem retratado nos personagens do astro Jean Claude Van Damme e outros no cinema. Inclusive Filipovic Mirko Cro Cop é a idealização dos personagens do Van Damme na vida real, Conor Mc Gregor do Muhamad Ali na língua, nas ações e habilidades, ele é também do Bruce Lee apenas como luta e técnicas, e Anderson Silva do Bruce mesmo, por isso seu envolvimento com Taekwon Do, Wing Chun, estilos diversificados e o acidente de sua perna igual aconteceu a Bruce em sua coluna na vida real.Mas outros dizem que o grande escolhido mesmo matou por acidente alguém quando adolescente em um treino, então ele se isolou nas montanhas se tornando um eremita e nunca mais ninguém o viu nem ele teve mais contato com os homens, e ai ele não passou nada mais pra ninguém. Se eu não me engano esse guerreiro aí estar ligado ao mistério das três crianças, talvez seja a primeira por ai assim. Na questão dos Gracie a tocha foi passada para o Kron Gracie desde que ele começou a praticar o estilo, ele também é alguém especial, mas eu acho que a sucessão maior vem é de Frank Dux, Jonh Keehan ou outro.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Eu não acredito que ninguém seja invencível não, mas se formos colocar alguém nessa lista é Bruce Lee. Bruce Lee quebrava tábuas, tijolos o que quer que fosse, Bruce Lee conhecia muito bem defesa pessoal, combate real e não tinha pra ninguém quando ele chegava, ele era o maior, o melhor mesmo, ganhava todos os duelos em questão de segundos, nunca perdeu nem foi vencido, jamais, Bruce Lee é realmente o rei não só do Kung Fu, mas o rei das artes marciais. O segredo de Bruce Lee estava no domínio total da técnica, uma grande habilidade apuradíssima, firmeza e velocidade extrema em cada golpe, inteligência, conhecimento de anatomia, adaptabilidade em qualquer área de combate, seja solo, ar, em pé, socos, chutes, chaves, torções, concentração apuradíssima, a ponto de visualizar cada movimento ou intenção de movimento do adversário, dos pés à cabeça e um preparo mental e espiritual QUE O COLOCAVA EM UM NÍVEL ACIMA DE TODOS MESMO, Bruce Lee é mestre dos mestres, dragão dos dragões, o pai e mãe das artes marcais.

    ResponderExcluir
  5. O ERRO DO JIU JITSU:
    quando perguntaram a Fedor Emilianenko por que não treinava Jiu Jitsu Fedor respondeu que o Jiu Jitsu tem muitos erros e falhas. lembrando ao comentarista aí que defendeu o jiu jitsu que Rickson Gracie nunca enfrentou nenhum faixa preta de jiu jitsu de nível avançado em um combate de vale tudo, então ele era bem superior aos seus adversários, mas se pegasse um bom jiu jiteiro poderia se enrolar. mestre Bimba pai da capoeira, na vida real bateu sete soldados de uma vez só, besouro de Mangangá lutava belamente na vida real, Maria 12 homens foi uma praticante de capoeira que sozinha bateu 12 caras de uma vez só numa briga mesmo real, uma mulher bateu 12 caras, é fato mesmo, já o jiu jitsu contra vários oponentes ele perde a sua eficiência, se levar pro chão, os outros chegam por trás e detona, é tanto que Hélio Gracie levou foi uma grande surra ao bater de frente com vários oponentes, ele foi parar no hospital, se fosse mestre Bimba tinha dado uma surra nesses caras. O Jiu Jitsu japonês ainda tem defesa contra mais de um adversário, pelas técnicas de torções e chaves em pé, mas o jiu jitsu Gracie é complicado. Outra coisa o Jiu Jitsu foi criado no Japão e não na Índia, a luta livre sendo a mãe e pai da luta foi a primeira que nasceu e existiu, o jiu Jitsu foi inspirado na luta livre Indiana de chaves e torções, mas independentemente foi criado e desenvolvido no Japão. também Carlos Gracie aprendeu foi Judô com Mitsuyo Maeda - Conde Koma e um pouco de Jiu Jitsu japonês, aí o Hélio Gracie aperfeiçoou, modificando o Judô criando o jiu jitsu gracie, mas o que els aprenderam foi Judô, que em cima disso desenvolveram o Jiu Jitsu Gracie, agora no japão primeiro existiu o Jiu Jitsu depois que veio o Judô. Mitsuyo Maeda desafiou Jacks Jhonson na época, o campeão peso pesado de boxe e este não aceitou o desafio, realizou mil lutas, com apenas um empate e uma derrota, venceu em uma dessas lutas um oponente armado com uma faca e ensinou suas ideias e segredos de sua invencibilidade aos Gracies... que era baseada em manter a distância, chutar no joelho para manter a distância ou entrar no adversário, agarrar no momento certo, levar o adversário para o solo e fazer o jogo certo dominando e finalizando sempre o adversário, este era o princípio de combate de Conde Koma que o tornou invencível e os Gracie também na época, e tudo isso com constante treinamento e domínio da arte do Jiu Jitsu.

    ResponderExcluir
  6. O estilo mais eficiente mesmo de artes marciais é o Wing Tjun, o discípulo de Yip Man Leung Ting foi um dos últimos alunos deste grão mestre, o sistema que Yip Man ensinava no início modificou - se com o tempo, Yip Man no final de sua vida tinha um outro pensamento sobre Wing Chun. O Wing Tjun é uma evolução do Wing Chun para a contemporaneidade nas artes marciais, é o mais direto e eficiente para auto defesa do mundo, melhor que o Krav Magá, Kombato etc. Muitos dizem que ele não é uma arte marcial, assim como dizem que Krav Magá também não é uma arte marcial, um grande engano, o único sistema de luta que não é uma arte marcial é o boxe, ambos os estilos tem graduações e seguem o mesmo sistema de um estilo de artes marciais, ou seja Wing Tjun e Krav Magá são artes marciais sim, da sua forma, mas são sim. O Wing Tjun trabalha corretamente as 5 distâncias, um sistema de lutar eficiente onde disso um combate não passa, qualquer lutador em qualquer situação não vai além do que prega as 5 distâncias. O Wing Tjun também tem um belo método anti - glapping, perfeito para se defender no solo sem precisar usar jiu jitsu nem luta livre, este estilo é o mais atual e eficiente estilo marcial, só que ele é apenas para combate real, sem competição nem esporte, é um método de defesa, então não é usado em MMA e outros por causa disso, mas é sim mais eficiente que o Jiu Jitsu é sim também. No Brasil representantes desse estilo é o mestre Davi Borges em Belém do Pará, em Imperatriz o Shing Francisco Silva, único representante do sistema Wing Shun em Imperatriz - MA, ainda são poucos, mas estar crescendo cada vez mais, pois é o mais eficiente do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu admiro muito o Wing Chun, sou fã de Bruce Lee, o cara tinha uma super força extraordinária, firmezas de rocha, técnica apurada, uma velocidade de relâmpago... parece algo não - humano, parece algo divino, extraordinário, gosto muito de Frank Dux, o cara é bom mesmo, rápido, firme, patada de chicote mesmo, soco de leão, concentração aguçada, não se limitava a estilo nenhum, usava apenas o que era eficiente, imobilizava qualquer um apenas com sutis movimentos de mão e de dedos, na arte de se defender o cara é um mestrão mesmo, Ashida Kim parece mesmo personagem dos grande heróis do cinema só que na vida real. Masaaki Hatsumi imobiliza e é capaz de matar qualquer um apenas com pequenos gestos. Mestre Bimba nem se fala, o cara era mesmo invencível. Tem também o Euclides Pereira que realizou mais de 500 lutas e jamais foi derrotado, ele é da época do Carlson Gracie, Waldemar Santana e outros, o cara é um exímio lutador mesmo, é um mestre. Hélio Gracie, Carlos Gracie também nem se fala, rapaz eu admirei demais o Hélio contra o Kato e contra o Kimura, esse Kimura também é outro, é um japonês também, um grande mestre mesmo, acho que quase não tinha ninguém pra ele não no seu tempo. Se formos citar guerreiros e artistas marciais a lista é imensa, Isaul "Torrão" Soares, Morihey Ueshiba, Yip Man, Ronda Rousey, Anderson Silva, Muhamad Ali e etc.

      Excluir
  7. Por incrível que pareça muitos que são grandes nas artes marciais de verdade são clandestinos ou não possuem faixas graduadas. Mitsuio Maeda (Conde Koma) não tinha faixa no Judô, era simplesmente um praticante de Judô e um básico de Jiu Jitsu japonês, realizou mil lutas, um empate e uma derrota apenas e foi o responsável inicial pelo Gracie Jiu Jitsu.. Isaul Soares "Torrão" quando iniciou era apenas um competidor que mal sabia o básico de alguma coisa de luta, e apenas treinando os golpes básicos se tornou campeão mundial, tem mais de 200 lutas, apenas 03 derrotas em sua carreira. Bruce Lee também não tinha graduação nem faixa alguma em nenhum estilo, ele conhecia muito e bastante Wing Chun e Kung Fu, mas não tinha graduação oficial não. Conor Mc Gregor campeão peso pena do UFC agora é que tem a faixa marrom de jiu jitsu, sendo que na verdade ele treina um pouco de cada coisa, aperfeiçoando e aprimorando suas técnicas, sem pertencer a um estilo específico, nem federação nem Instituição nenhuma de artes marciais não, Jon Jones também ex - campeão peso médio pesado do UFC é apenas um atleta de wrestling sem graduação nem nada mais em outros estilos específicos, Jimmy Page entre muitos outros. Muitos que se destacam também no Muay Thay brasileiro também não possuem graduação oficial nenhuma no estilo tipo José Aldo, Renan Barão etc, eles apenas treinam golpes básicos e treinos específicos. Oyama o fundador do Kyokushin também apenas conhecia um pouco de Taekwondo e Karate, mas sem ter nenhuma graduação específica em nenhum estilo, fundou seu próprio estilo o Karatê Kyokushin. Muitos também só aprenderam básicos, estilos pela metade e outros nunca foram associados a Instituição nenhuma e são os maiores nomes no mundo das artes marciais e outros são os melhores lutadores do mundo. Não é novidade ver faixas intermediárias vencendo faixas marrons, pretas e até mestres, sabe - se que o básico é suficiente que coisas complexas demais na realidade não são aplicáveis, não funcionam não, que o faixa menor bate o maior, como dizem "faixa é só para segurar as calças" e estilos é só pra denominar e instituições é só pra representar no papel, mas a verdade sempre pode ser outra.

    ResponderExcluir
  8. BruceLee tinha uma natureza amável, tinha um bom coração e muito amor, treinou em excesso demais e abusou do seu próprio corpo, se irritava facilmente e às vezes tinha dificuldade em controlar sua raiva. Hoje em dia ninguém não precisa mais não ter uma alta graduação em um estilo ou se associar a alguma Federação ou Associação não para ser um bom lutador ou um bom artista marcial. Apenas com certos básicos hoje um praticante pode ir muito longe mesmo. Também artes marciais é uma filosofia de vida não papel, nem documento nem interesse algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade mesmo que Bruce Lee tinha uma natureza boa, ele amava animais, cachorros, era amante da natureza, era muito espiritualizado, acreditava demais mesmo no bem, era um grande Taoísta. Jet Li também é budista grande mestre de Kung Fu, ama animais, natureza, respeita todo tipo de vida e raças, tem um coração muito bom, é anti - violência e é uma pessoa muito amável, é muito espiritualizado também. Um repórter perguntou a Jackie Chan o que ele achava das habilidades da campeã do UFC Ronda Rousey, Jackie perguntou: - Quem? Ele não conhece Ronda Rousey, não acompanha lutas nem gosta dessas coisas, na vida real ele sabe lutar para se defender e para fazer filmes apenas. Jackie Chan não falou ao repórter por maldade não, mas foi sincero mesmo, por incrível que pareça ele não conhecia mesmo Ronda Rousey. A questão é que ele também igual a Bruce Lee, Jet Li são caras sinceros e francos pra caramba, e isso faz deles serem pessoas puras e inocentes igual uma criança boa e sem maldade. Jackie Chan também é um cara muito amoroso, do bem, pacífico, apaixonado por crianças, animais, natureza, é um cara muito sábio e espiritualizado também. Nas séries japonesas Tokussatsus e outras os heróis são sempre grandes representantes do bem e do amor, isso porque no Oriente eles tem disciplina, tem espiritualidade e sabedoria. Vocês veem que os grandes artistas do cinema asiático eles são todos assim, espiritualizados, bondosos e sinceros. Outro artista marcial também que muito admiro é Lyoto Machida, seus adversários falam mal dele, e ele respeita ao invés de responder os caras com grosseria e causar um conflito de bate boca, ele tem disciplina, humildade, respeita seus adversários, quando ele nocauteou mark Munoz ele soube se conter depois do nocaute, porque percebeu que ali o combate tinha acabado, se fosse outro tinha socado o cara todinho no chão já desmaiado, mas o cara é grande e tem domínio de suas técnicas. Quando sua sogra lhe disse para parar, Lyoto Machida humildemente agradeceu ela e lhe respondeu naturalmente que por enquanto ainda não. Isso é que é grandeza, ser grande espiritualmente, em caráter que vejo que o blogueiro também neste seu blog coloca nas artes marciais, o espírito, o caráter, mas isso é que é verdadeiramente mesmo correto e faz sentido. Então são artistas marciais que a gente ver que fazem diferença, não pelas lutas e tal, mas pela riqueza espiritual. Jet Li, Bruce Lee, Jackie Chan, Lyoto Machida, Léo Imamura, Jigoro Kano, Rickson Gracie, Masaaki Hatsumi, Funakoshi, Morihey Ueshiba, Jim Ham, Wong Min Kim, Yeo Jim Kim entre muitos poucos outros. Parabéns Lyoto Machida é o único no UFC que mais anda perto de representar o verdadeiro espírito marcial.

      Excluir
  9. Interessante como o autor retrata a história não só neste post mas em outros também do seu blog, ele mistura lendas com fatos concretos, coloca as lendas num reino real tanto quanto os fatos concretos, mas interessante mesmo é a verdade das coisas que ele consegue colocar conciliando essas duas coisas, logo porque a história dos deuses é a mesma história dos homens, e ninguém consegue contar a história da humanidade sem ter pelo meio mito, folclore, algo assim, são coisas inseparáveis mesmo, adorei esse seu estilo de contar história, é mágico, folclórico, mitológico, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  10. A história dos deuses é a mesma história dos homens, é impossível contar a história do homem e da humanidades sem deuses e divindades, eu acho bastante interessante como o autor coloca esse seu texto aqui assim como outros também, misturando lendas e fatos concretos tudo junto, isto é, ele não separa nada não nem mesmo coloca as lendas no seu reino separado desses fatos não, ele coloca tudo junto, realidade física, mitos e lendas, mundo mágico e mundo normal.

    ResponderExcluir
  11. Krishna praticava luta livre, Buda e mahavira também, e todos eram avatares Indianos. O Jiu Jitsu japonês foi inspirado na Luta Livre Indiana que era rica em torções, estrangulamentos, chaves de pé, perna, braço e etc. O Jiu Jitsu Gracie veio do Judô e Jiu Jitsu japonês. na verdade tudo tem sua raiz na luta livre Indiana. O Jiu Jitsu nada mais é do que a Luta Livre de Kimono só isso, Jiu Jitsu Gracie é apenas luta livre só que apenas usam uniformes iguais aos estilos marciais orientais. Por isso a invencibilidade dessa arte, do submission, Glapping, porque tudo vem da Luta Livre, tudo vem do Wrestling. O estilo de luta mais eficiente é a luta livre. O Shooto fighintg veio do Shooto Wrestling, as arenas de luta vieram dos shows de wrestling, tudo veio da luta agarrada, depois as outras artes e estilos. O WWE (Mundo Internacional do Wrestling) é um show nde lutas de Luta Livre - Wrestling completo em quedas, tudo que é torção, chaves, estrangulamentos, golpes e técnicas marabarista. É por isso que WWE representa o show de Super Heróis, por isso os lutadores de Wrestling WWE são os caras mais fortes do mundo. São os caras que ganham em qualquer combate ou luta apenas com os golpes e técnicas do Wrestling - Luta Livre. O wrestling é a raiz de tudo, Platão sabia Wrestling, todos eram grandes Wrestlers e lutadores de Luta Livre. Tá explicado a magia e poder sobrenatural do WWE, da Luta Livre, ela é tudo, mais completa, perfeita, tem todo golpe e técnica que qualquer um possa imaginar. Por isso a paixão do povo pelo Block Lesnar quando ele foi para o UFC, lendas sobre ele que dizem que ele é mágico, sobrenatural, deus grego da luta e da guerra. quando ele enfrentou Alistair Overeen, Lesnar representava a magia e o show o WWE, a luta livre, Alistair Overeen representava a realidade e aluta mais ortodoxa, e Block lesnar decepcionou, perdeu, deixou as pessoas acreditando que a magia é uma ilusão, que o mundo mágico e encantado da luta só existe nos Telecatchs e na verdade mesmo eles não são heróis, nem também invencíveis. O que faltou de Block Lesnar no UFC foi lutar como ele lutava no WWE. Ele ia agnahr d etodos, é preciso acreditar no sonho, na magia, é preciso acreditar nos heróis, mas não ele se adpatou a estilos que ele não é, Muay Thay, Boxe, Jiu Jitsu, sua luta livre é sufcviente a tudo, ele é o maior, o deus da luta, ele é Wrestler, Lutador de Luta Livre. O sonho não acabou, Telecatchs ainda é o reino da verdade, eles são os homens mais fortes do mundo, são heróis. Jiu Jitsu Gracie, sambô, Judô etc não existem são apenas variações do wrestler e Luta Livre em suas formas, o que existe é a luta livre em geral, o maior estilo de luta dos Universos.

    ResponderExcluir
  12. gostei da explanação textual do autor, vai desde o instinto inerente do homem à luta até mesmo a perfeição desta de forma técnica e inteligente. cara você ver por exemplo a Greco - Romana e o Wrestling por parte é como se fosse mesmo de forma instintiva a primeira reação de combate, no qual o homem só quer agarrar, derrubar e torcer alguma articulação, estrangular etc, daí o kung Fu é a evolução disso aí, ataques de socos e chutes com mais inteligência e o Jiu Jitsu é a evolução de tudo, no qual o mais eficiente mesmo é a luta agarrada, só que de forma técnica e inteligente, no caso o Jiu Jitsu por ser o estilo mais completo de luta agarrada, mais eficiente e o melhor de todos, no qual é também o melhor estilo de luta do mundo. Agora vejam Alekssander Karelin, Volk Han, Antônio Inoki, Nobuhiko Takada, seu pupilo Kazushi Sakuraba e demais heróis da luta, do Pró - Wrestling... a origem da luta mesmo é a Luta Livre, o Wrestling em suas raízes mais primitivas, os lutadores são heróis, verdadeiros deuses devido aos grandes deuses primitivos e seres divinos que vieram à terra terem sidos praticantes de luta livre, Wrestlers etc.

    ResponderExcluir
  13. O maior lutador do Japão de todos os tempos, o maior lutador da Ásia de todas as épocas, Shohei Baba (Baba Gigante), o lutador sagrado, o maior herói japonês demonstra pela mídia que a realidade da luta mesmo, não se trata do que é conhecido historicamente não, mas o que é feito historicamente, sendo reconhecido ou não. Shohei Baba foi para o Japão o que Bruce Lee foi para o mundo, tudo depois dele mudou no Japão, artes marciais e tudo mais, por isso japonês gosta é de Wrestling, finalizações, estrangulamento, Baba Gigante definiu o Japão artista marcialmente.

    ResponderExcluir
  14. Para uns o Kung Fu é a mãe de todos os estilos e artes marciais no qual Karatê, Taekwondo, Muay Thay etc são variações deste e para outros a Luta Livre é a mãe de tudo, no qual o Jiu Jitsu, Sumô, Judô, Aikidô, Wrestling etc são variações desta. Eu acho que Kung Fu e Luta Livre formam a dualidade igual a Yang e Yin, masculino e feminino, no qual os opostos se complementam, e assim Kung Fu e Luta Livre juntos são o pai e a mãe de tudo, juntos formam a dualidade do princípio marcial. Mas dividindo isso historicamente acho que a luta livre é o princípio de tudo mesmo. Em questões de competições isso nada vale, competição é só vaidade e exibicionismo, os campeões não são campeões são retratos em um evento de suas vaidades, orgulho e exibicionismo, igual ao lutador do UFC Jonh Dodson, o cara é o melhor de todos, é superior a Tj Dillashaw, nunca foi nocauteado nem finalizado, suas derrotas são por pontos e com pouca diferença de seus adversários, esse cara tá na frente de Anderson Silva e de qualquer outro, onde ele tá ele ganha. Cito ele por ser o melhor, mas na verdade é só teatro e vaidade ser o campeão, considerado o melhor, não tem nada haver com a verdade não competição.

    ResponderExcluir
  15. Até mesmo no escrito mais antigo do Planeta, na epopéia de Gilgamesh, mas antigo que a Bíblia e qualquer outra coisa e Gilgamesh o herói principal dessa nobre Epopeía já era um lutador e grande guerreiro no mundo da luta Tiaguinho, e além disso sabe - se que o Cristianismo é plágio de culturas antigas, principalmente dessa Epopéia que influenciou em tudo hoje como a longa viagem de Ulisses, não faz recordar a Epopeia de Gilgamesh? A amizade entre Aquiles e Patrocolo não lembra a amizade entre Gilgamesh e Enkidu? A representação física/divina de Héracles, ou «a Glória de Hera», metade humano, metade deus, descrita por Homero não recordam Gilgamesh, dois terços divino e um terço humano? Na Bíblia,
    não encontramos um Noé (Ut-napishtim), com a sua Arca? A serpente, no texto bíblico e na Epopeia de Gilgamesh, não tem um papel crucial? O Dilúvio, não faz lembrar o Deluge de Gilgamesh? Quanto ao aspeto da imortalidade, ela não inspirou todas as culturas da antiguidade? Neste sentido, poderíamos concluir que a Epopeia de Gilgamesh serviu de matriz a numerosos textos e continua presente em cada um de nós porque coloca as grandes interrogações
    da humanidade: o signiicado da vida, a angústia perante a morte e o desejo de imortalidade. Então se o ser mitológico mais antigo do mundo era um lutador, isso então... .

    ResponderExcluir
  16. A história é complicada... por exemplo Muay Thay no Brasil, o que existia antes era kickboxing com cotovelo que o povo chamava de Muay Thay... o nome das técnicas de cada estilo tem o nome da sua não... por exemplo no Karatê o nome dos golpes é em Japonês, do Kung Fu é em Chinês, do Taekwondo em Coreano, Kickboxing Americano, Capoeira Brasileiro... e Muay Thay é em Tailandês... aí você pega aqui no Brasil um instrutor de Muay Thay que não sabe nem como se fala soco ou joelho em Tailandês, não sabe Muay Thay, sabe é Kickboxer, o nome dos golpes que ele sabe é em Inglês, Kickboxer quie é Americano... aí o cara faz uns golpes básicos de chutes, socos, joelho e cotovelo aí dar aula e se diz praticante de Muay Thay... nada haver, não é Muay Thay é kickboxer com o cotovelo só isso... É errado também dizer por exemplo que o lutador de MMA José Aldo sabe Muay Thay. José Aldo não sabe Muay Thay, ele faz técnicas e golpes de Muay Thay, é diferente, agora saber mesmo tem que praticar o estilo do início, receber graduação, saber o nome dos golpes em Tailandês, conhecer a história do Muay Thay, Muay Boran e etc... os caras nem treinam canela em Palmeira nem nada, eles apenas treinam movimentos que tem no Muay Thay e aí dizem que sabem Muay Thay, sabem nada... muito errado dozer que José Aldo, Renan Barão e outros sabem Muay Thay... eles fazem coisas de Muay Thay, mas não é Muay Thay, não são atletas desse estilo não. Assim também o Muay Thay no mundo todo, na Holanda também, boa parte do que lá chamam de Muay Thay, também não é Muay Thay, é Kickboxing com cotovelo só isso. Na Tailândia Muay Thay não tem graduação... e hoje muitos mestres da Tailãndia viajham para o mundo aí s epode dizer que aqui no Brasil e em outras partes do mundo existem pessoas que praticam Muay Thay. Muay Thay também não tem katás e essas coisas não, isso tem é no Muay Boran a raíz do Muay Thay. E o que Toni Jaa faz no seus filmes não é Muay Thay é Muay Boran. No Judô também existem katás, mas só para os praticantes do japão... no Brasil, em outra parte do mundo nenhum Judoca realiza Katá de Judô. então a história é complicada de lugar para lugar, povo etc... igual o Ninjutsu até hoje ninguém sabe de verdade mesmo quem é Ninja quem não é, se isso existe mesmo ainda hoje ou se morreu com os ninjas do passado... a história é complicada... O caso do Bujutsu... e muitos outros.

    ResponderExcluir
  17. Pra mim o boxe é a arte mais histórica que existe no mundo da luta. No Aphartaid por exemplo, na briga de negros contra brancos, o boxe fez história. Jackie Jhonson era um negro boxeador invencível, vencia todos os brancos. Mandavam - lhe cartas dizendo se você ganhar de um branco vai ser assassinado, e ele respondia, pois então eu vou ser assassinado pois eu vou ganhar, e ganhava mesmo a luta. Daí os brancos procuravam algum deles para vencer Jackie Jhonson, mas nenhum jamais conseguiu. Tentaram escolher um branco em especial e o chamaram "A grande esperança branca" no sentido do branco vencer um negro e melhorar a reputação da raça branca. Então veio a "Grande Esperança Branca", mas a grande esperança branca tornou a perder para um negro, este era invencível. Interessante que de tanto profetizarem e desejarem um Branco campeão, mais tarde depois da época Jackie Jhonson surgiu um branco invencível no pugilismo que venceu a todos negros e brancos que enfrentou, este era Rocky Marciano, a verdadeira esperança branca. Mas Rocky Marciano não era racista, nem acreditava nessa pseudo ideologia de raça, ele era gente boa, um cara sincero, simpático, de bom coração, humilde, respeitava todos seus adversários igualmente branco e negro... provando que a Grande Esperança Branca nunca aconteceu um pugilista branco racista que se sobressai-se sobre os negros... nessa época os negros ganharam e ficou por aí mesmo, pois hoje racismo é crime e todo mundo sabe que é errado, brancos e negros são iguais. Jackie Jhonson também não era racista, tanto que casou com as mulhres brancas mais lindas, o branco na época não aceitava o negro, mas Jackie Jhonson nunca teve problemas com isso, não foi só herói dos negros, mas também dos brancos por mostrar que o negro pode vencer um branco e vice versa, não existindo raça e sim individualidade.

    ResponderExcluir
  18. A luta é o esporte mais antigo do mundo, do homem e dos seres. A luta como ciência é as artes marciais. Tá no DNA de todos o combate, a agressão, é instinto, é da natureza humana e até não humana como animais, plantas e etc em tudo tem combate, luta, agressão, é inerente ao ser. Até nas epopéias de deuses, Deus e extraterrestres tem luta, combate, guerra, duelo, o combate é a coisa mais antiga de tudo, nasceu com a própria existência das coisas. Até quem é contra combate, luta, de uma certa forma assiste, alguns momentos, de forma indireta, pensa, atrai, realiza e etc o combate, luta, duela e etc. Aquele que realmente domina o grande segredo oculto da arte de lutar, combater, que realmente aprende a se defender mesmo, é invencível, luta em qualquer hora, lugar, em qualquer desafio, que estar pronto para qualquer situação de perigo e risco, que é verdadeiramente um verdadeiro guerreiro é também um buscador da verdade, tem a luta como caminho inerente de sua vida e cada passo seu está ligado ao combate, pois ele vive isso, treina e respira isso, então é sua vida também ali, ser guerreiro é um caminho e modo de vida também. Mas tanto o bem como o mal rodeiam o guerreiro e conforme ele anda, pode ser tanto bom quanto mau, tanto do bem quanto do mal, sendo que a senda mesmo verdadeira é sempre o bem, a bondade, caridade, compaixão por todos, fazer sempre o que é certo, mas nem todos seguem esse caminho, logo porque é o caminho mais difícil mesmo, quase ninguém dar conta, quase ninguém realmente consegue seguir esse caminho, é raro os que seguem o caminho do bem, muito raro, você conta nos dedos, o que mais tem é hipócrita, síndrome da personalidade artística, estrelinhas, mídia, vaidosos, orgulhosos, metidos, pessoas que se acham boas, mas não se enxergam o que são verdadeiramente e assim por diante. É irônico mesmo Tiaguinho como a luta do combate também pode ser o caminho da iluminação, mas tudo é complicado, irônico e sem resposta para quem pensa, fala, sabe, estuda muito, mas nunca vive o caminho. Li seu blog inteiro Tiaguinho, e é muito curioso você ser esse místico que ora é uma face do bem, ora é uma face negra, ora é revolta, ora é amor e compaixão, e que incluído nas artes marciais é o único místico da nossa comtemporaneidade que escreve com os atos e age no escrever, confesso que estou encantada com você, logo porque compreendi seus signos metafóricos que você aqui neste blog colocou, mas que ao falar e agir da mesma forma quando se manifesta e quando aqui não está presente, você sempre além de "A criança que quer o mundo só pra ela" paradoxalmente ensina suas crianças e leitores o alfabeto de A a Z, e aí é conforme o entendimento e capacidade de cada um.

    ResponderExcluir
  19. Para uns a luta livre é a mãe e pai de todas as artes marciais, o estilo de luta mais antigo do mundo, e desta veio o Judô, Wrestling, sumô, Jiu Jitsu e glapers em geral. Para outros é o Kung Fu a mãe e o pai de todas as artes marciais, o estilo mais antigo de luta, auto defesa e arte marcial do mundo, e deste derivou o Karatê, Ninjutsu, Muay Thay e todos os estilos de Strike. Mesmo que só um esteja certo, o Kung Fu e a Luta Livre são as duas raízes para as artes marciais em geral, porque de cada uma dessas veio um aspecto de combate, luta e defesa diferente. O Kung Fu valoriza muito a velocidade extremista, onde o soco, chute, ataque, defesa, contra - ataque não é visto pelos olhos nem reflexos do ou dos adversários, é firme, forte, eficiente e sem perda de tempo ou desperdício de energia em vão. Com reflexo extraordianariamente apurado não há um movimento por mais discreto que seja, que não seja percebido pelo praticante de Kung Fu sendo defendido ou contra atacado com eficiência e técnica invencível. O praticante de Kung Fu quebra telha, tijolos com um dedo, o corpo inteiro é treinado, é como uma rocha, pedra, forte, veloz e invencível é um verdadeiro praticante de Kung Fu. Já a luta livre, hoje em forma de Catch Wrestling é o estilo mais eficiente de luta no mundo. Onde facilmente dois lutadores em qualquer situação correm o risco de se agarrar, área do catch wrestling (luta agarrada), se o cara chuta, pode - se agarrar e levar para o chão, se ele soca também... há muitas maneiras fáceis de ir para o chão, muitas vezes quase sem esforço ou de forma natural mesmo da luta, a situação sempre acaba em agarrar ou luta de chão. Assim o Catch Wrestling tem uma tabela completa de técnicas de quedas, agarres, solo, torções, imobilizações, chaves de pé, panturilha, perna, cintura etc, estrangulamento diversificados e muita coisa mais. Torções que acabam em chave de mão, dedo, pé, braço, perna... quedas é um estilo completo e eficiente para luta corporal. Assim luta livre e Kung Fu juntos formam o Jeet Kune Do... luta livre sem Kung Fu é só solo sem luta em pé e assim vice versa, a junção dos dois estilos fazem um lutador invencível, e isso é Jeet Kune Do fundado pelo rei e grande mestre Bruce Lee.

    ResponderExcluir
  20. O Karatê é o Kung Fu Japonês, o Taekwondo o Kung Fu Koreano, o Kickboxing o Kung Fu Americano, o Muay Thay o Kung Fu Tailandês e assim por diante. O karatê foi criado de migrações de chineses para Okinawa e foram modificando o kung fu até se formar o karatê. O taekwondo veio do karatê, o kickboxing veio do karatê. O Muay Thay foi criado por migrantes chineses para a Thailândia que modifinado o Kung Fu criaram um outro estilo o Muay Thay, o Ninjutsu inspirado nos Yamabushis foi criado por migrantes chineses para o Japão que modificndo o kung fu criou - se o Ninjutsu e assim por diante. A Luta Livre é a mãe do Glapper apenas, o Judô, Jiu Jitsu, Wrestling e outros tudo veio da luta livre, mas apenas os estilos Glappers. Já o Kung Fu sempre foi completo em quedas, imobilizações, chaves de braço, perna, lombar e etc, o Kung Fu sempre foi completo, rico tanto em luta em pé, soco, chute, quedas e tudo o mais. Por isso ainda o Kung Fu e os estilos chineses são superiores a qualquer outro do mundo em questão de luta e artes marciais, nada se compara ao boxe e estilos chineses, tudo veio da China em relação a luta e arte marcial, e estes são os pais e as mães de todo o resto até mesmo da própria luta livre. Não é por acaso que uma investigação e pesquisa séria sobre o melhor estilo de luta e defesa pessoal do mundo comprovadamente é o Wing Chun não o Jiu Jitsu como a maioria pensa.

    ResponderExcluir

Transcenda