terça-feira, 23 de junho de 2015

A ÚLTIMA ENTREVISTA DE BRUCE LEE


Mestre dos mestres, dragão dos dragões, o maior ícone e mito das artes marciais de todos os tempos, nenhum outro é tão famoso, tão conhecido e tão querido como ele, grande mestre das ciências marciais, lutador invencível, com sua simpatia, alegria, otimismo e sabedoria de viver atraía a atenção de todos ao seu redor, com uma intuição muito sensível, intelectualidade aguçada e muito conhecimento era admirado por todos aqueles que por ele eram ensinados, com uma franqueza e personalidade sem igual representou também no século XX a grande semente plantada cuja obra e os ensinamentos foram a raiz e o tronco para todo esse sistema que hoje é vivido e continuará sendo desenvolvido por mais tempo e tempos como o nível mais avançado provindo direto de um mestre visionário e pioneiro naquilo que sempre fez. Como dizia Tao Izu: “- Quem conhece tão profundamente o caminho é muito misterioso para ser compreendido”, assim como uma chave enigmática aos poucos seus ensinamentos e mensagem aos poucos foram sendo desvendados por todos os interessados em artes maciais e estudiosos do caminho, estou falando de Bruce Lee (Jun Fan Lee). Neste post publicarei exclusivamente a última entrevista realizada por ele onde com sua franqueza e extrema sinceridade Bruce esclarece aos fãs algumas questões sobre sua pessoa, vida e fama. Espero que gostem, com muito carinho aos meu leitores, Tiago Mendonça e Silva - TAO.








Entrevistador: - Bruce, agora que você se tornou o personagem “Durão” das telas, você deve sofrer o que todos os personagens durões do cinema sofrem – desafios de exibicionistas e provocadores. Isso já começou a acontecer com você, não? 

Bruce Lee: - Sim, já.


Entrevistador: - Como você reage a isso?

Bruce Lee: - Quando eu comecei a aprender artes marciais, também desafiei muitos instrutores estabelecidos. Mas o que aprendi é que desafiar alguém significa uma coisa... ou seja: “qual sua reação a isso? Como isso lhe afeta?” se você estiver seguro de si mesmo levará isso despreocupadamente (ou não dará importância a isso) porque você perguntará a si mesmo: “tenho dúvidas de que esse homem conseguirá bater – me (surrar – me ou matar – me?)” e se não tenho tais dúvidas nem tal temor, certamente não darei importância a isso, tanto quanto hoje a chuva pode cair muito forte, mas amanhã o sol surgirá novamente.


Entrevistador: - Mas eles nunca perdem realmente... mesmo se você vencer eles ganham publicidade.


Bruce Lee: - Bem, vamos encarar isso. Em Hong Kong hoje você pode ter uma luta... quero dizer, uma luta vale tudo? É algo legal? Não é. E quanto a mim, sou sempre o último a saber sobre esses desafios; homem quero dizer, sempre fico sabendo pelos jornais, repórteres... antes que eu entenda que diabo está acontecendo.

Entrevistador: - Bruce, você ensinava artes marciais nos Estados Unidos e dois dos seus alunos foram James Coburn e Steve Mc-Queen. Você os acha caras durões tal como os personagens que representam na tela?


Bruce Lee: - Não, antes de tudo, James Coburn não é um lutador. Aficionado ... sim! Ele é realmente um rapaz Super. Amável. Além do que um homem muito pacífico. Ele aprende artes marciais porque ele acha isso como um espelho para refletir a si mesmo.
Pessoalmente creio em todo tipo de conhecimento – não importa o que é – em último caso significa autoconhecimento. E é isso que ele busca. Agora Steve... Steve é muito irrequieto, Steve é muito nervoso. Ele poderia ser um artista marcial muito bom. Mas espero que as artes marciais possam esfria – ló um pouco... talvez tornando-o um pouco mais maturo (brando) e mais pacífico... como James.


Entrevistador: - você acha que está conseguindo isso... que ele está aprendendo algo?


Bruce Lee: - Não, definitivamente ainda não. Primeiro porque devido a seu trabalho com filmagens e roteiros ele não pode tomar aulas em fases regulares. E em segundo lugar, porque ele continua no nível ainda de apreciar isso (ou desfrutar disso) como um excitamento, como sua moto, seu carro esportivo... alguma forma de soltar sua... o que quer que seja... raiva... como quer que você chame isso.


Entrevistador: - Quanto de seus personagens cinematográficos você realmente é? Você ensina artes marciais, mas muitas vezes professores não são os melhores expoentes. Você é capaz de proteger a si mesmo? Você diria?


Bruce Lee: - Responderei antes com uma pilheria, se você prestar atenção. Por todo o tempo as pessoas veem a mim e dizem, “hei, Bruce, você é realmente tão bom?” Eu digo, bem... se eu lhe disser que sou bom provavelmente você dirá que sou um fanfarrão, mas eu lhe disser que não o sou, você saberá que estou mentindo, okay? Para ser sincero com você... deixe – me por neste termos, não temo nenhum oponente à minha frente, sou muito bem auto - suficiente a ele, não me incomodam. Devo lutar? Devo fazer algo? Se eu decidir, baby, é melhor você me matar antes....


Entrevistador: - Em “The Big Ben você representa o papel de um homem  que custa  muito a lutar, fica fora de lutas no início devido a uma promessa que fez à mãe. É um pouco de você?


Bruce Lee: - Isso é definitivamente uma personalidade de um filme porque como pessoa uma coisa que aprendi em definitivo na vida – uma vida de auto – exame – auto análise (preliny) parte por parte, dia a dia é que eu tenho um mau temperamento... um temperamento violento de fato. Portanto, aquilo é uma personalidade cinematográfica, uma pessoa que estou representando e não Bruce Lee como ele é.


Entrevistador: - Além de ser um enorme sucesso financeiro – rendeu mais que qualquer outro filme feito em Hong kong – “The big Bem” mostra algumas cenas muito explícitas de sexo, não? Qual sua reação em estar numa cama com uma adorável jovem estrela em frente à toda equipe do estúdio? Aborreceu você? Intimidou você?


Bruce Lee: - Bem, certamente não me intimidou, não posso mentir! Está certo desde que o script  justifique isso. Mas eu definitivamente não concordo em colocar algo assim apenas pela coisa em si porque é uma exploração... e não gosto. Por exemplo, quando comecei a filmar “The Big Ben” a 1ª pergunta que se fazia era quantos mil pés (metros) de filme seriam precisos. Minha reação é antes de tudo, porque devo começar a lutar? Vê o que estou dizendo? Parece ser a moda, o que acontece agora... eles procuram por sexo, sangue... apenas pelo sexo em si e apenas pelo sangue em si!


Entrevistador: - Uma pergunta sobre o filme... na ocasião em que você decide partir para a vingança... obviamente o que leva ao clímax do filme... você subitamente sai e faz amor com uma amiga num bordel. Qual é a motivação para isso?


Bruce Lee: - Bem, o modo como vejo isso... isso foi uma sugestão do diretor. Aceitei por este prisma: O personagem sendo um homem muito simples, ao decidir subitamente ir para morrer... matar... ou ser morto, certo? É complacente tal coisa num ser humano... que um pensamento simplesmente ocorra como, bem, como uma básica necessidade de um ser humano que possa desfrutar de algo antes de morrer... como uma complacente atitude, é apenas uma... ocorrência, entende?


Entrevistador: - Penso que concordará comigo, Bruce, que uma das coisas que limitou a atenção dos filmes chineses no passado é que é muito difícil encontrar um ator chinês que possa atuar... atuar num estilo ocidental, quero dizer.


Você parece ter cruzado a barreira. Como você acha que ter alcançado isso? Você acha que tem algo a ver com o tempo que passou nos Estados Unidos?


Bruce Lee: - Oh sim! Realmente foi. Quando comecei, fiz a série de TV – the Green Hornet (O besouro verde) em 1965 e conforme eu olhava ao meu redor, homem, eu via um monte de seres humanos e conforme eu olhava mesmo, eu via que eu era o único robô ali. Eu não estava sendo eu mesmo, e estava tentando acumular segurança externa... técnica externa... o modo de mover meu braço e assim por diante, mas nunca me perguntava o que Bruce Lee tinha feito se tal coisa acontecesse a ele.
Quando olho ao meu redor sempre aprendo algo... e é ser a si mesmo! É expressar – se a si mesmo! Ter fé em si mesmo! Não sair por aí buscando uma personalidade de sucesso e copia – lá. Não! Parece – me que é o que está acontecendo em Hong Kong sempre copiam maneirismos, nunca partem da própria raiz de si mesmos, de seus próprios seres... isto é....  “Como posso ser eu mesmo?”. Vê? Nunca acredito na palavra astro. Isso é ilusão, homem. Algo de que o público chama você.
Quando você se torna famoso, é muito fácil ser enceguecido por todos os acontecimentos. Todo mundo aparece e lhe chama “S.r. Lee”, se você tem cabelos compridos eles todos dizem “hei, cara! É a moda! É estar por dentro! “mas se você não tem nome, todos eles dizem, “olhem esses repugnantes delinquente juvenil”.
Quero dizer, pessoas demais estão “sim, sim, sim” pra você o tempo todo, assim a menos que você entenda o que a vida realmente é a menos que você entenda que espécie de jogo está acontecendo, percebendo que isso é um jogo... aprazível e açucarado, tudo bem. Mas muitas pessoas tendem a ser enceguecidas por ele porque as coisas são repetidas tantas vezes que você acaba crendo nelas e isso se torna um hábito.


Entrevistador: - Seu pai advertiu – o sobre as más coisas do show business. Você os encontrou também?


Bruce Lee: - Naturalmente.


Entrevistador: - Você parece ter saído delas admiravelmente bem.


Bruce Lee: - Deixe por nestes termos. Para ser honesto, não sou tão mau quanto á maioria das pessoas, mas definitivamente não sou um santo.


Entrevistador: - Voltando ao assunto luta, com que estilo você está mais identificado – Karatê, Judô, Boxe Chinês e assim por diante – Qual você acha mais efetivo?


Bruce Lee: - Minha resposta a isso é: não existe tão coisa como “seguimento efetivo de uma totalidade”. Com isso quero dizer que pessoalmente não creio na  palavra ‘estilo”. Por que? Porque a menos que haja seres humanos com 3 braços e 4 pernas, a menos que você tenha outro grupo de seres humanos que sejam estruturadamente diferente de nós poderia haver um estilo diferente de luta; Por que isso? Porque temos 2 braços e 2 pernas. O importante é como podemos usa – lós em seu máximo, em termos de conduta, linhas retas, linhas curvas, para cima, linhas circulares, podem ser lentos, mas dependendo das circunstâncias pode não ser tão lento.

Fisicamente, como posso eu ser tão bem coordenado? Isso significa que você precisa ser um atleta – correndo e praticando todos esses ingredientes básicos. Certo? E depois disso tudo, você pergunta a si mesmo – como pode você honestamente expressar você mesmo nesse momento? E ser você mesmo, quando você dá um soco, você realmente quer dar um soco, não está tentando dar um soco porque está tentando evitar ser atingido – isso não importa – mas realmente estar nele e expressar a você mesmo. O mais importante para mim é como no processo de aprender como usar meu corpo, vir a compreender a mim mesmo? Agora o triste é que há boxe que usa as mãos, Judô que usa arremesso – não os estou depreciando, veja bem! Mas estou dizendo que o mal é que por causa dos estilos as pessoas estão separadas. Não estão unidas porque os estilos tornam – se LEI, homem. Mas o fundador original de um estilo partiu de hipóteses, mas agora isso se tornou verdade evangélica e as pessoas tornam – se produtos disso. E não importa quem você é, como você é, como você está estruturado, como você é constituído, como você é feito... Isso não importa você apenas torna-se um produto e isso pra mim não está certo!”.

16 comentários:

  1. Pra mim historicamente artes marciais se divide em A. BL (Antes de Bruce Lee) e D.BL (depois de Bruce Lee).

    ResponderExcluir
  2. O maior e melhor artista marcial e também lutador de todos os tempos e épocas. mas antigo do que o próprio homem e até do que o próprio mundo são as lendas, e no mundo da filosofia, espiritualidade e artes marciais ninguém mais como Bruce Lee.

    ResponderExcluir
  3. Para compreender Bruce Lee é preciso compreender o Kung Fu, Wing Chun e o real significado e eficiência de defesa pessoal. Imagine alguém que apanhou feio na rua, ficou decepcionado e indignado e colocou na cabeça dele que daquele momento em diante ninguém mais trisca a mão nele, esse é Bruce Lee depois de apanhar aos 12 anos de idade de uma gangue, decidiu treinar artes marciais para ser invencível e o melhor do mundo. Bruce entrou nas artes marciais para aprender a se defender, mas distante das fantasias marciais, aprender algo realmente que funcione mesmo, onde alguém chegue pra te bater na rua, quantos forem, armados ou não, você consiga superiromente se defender, esse foi o início de Bruce Lee. Ele era um jovem orgulhoso, prepotente, arrogante, mas por outro lado alguém justo, imparcial e de grande bondade no coração, um amigo, alegre e otimista característica de sagitariano mesmo, era brigão e sempre se metia em confusão. Quando aprendeu artes marciais continuou ainda a ser brigão, batendo e vencendo qualquer um que ousava em bater de frente com ele. Mas já no final da sua vida Bruce Lee ignorava desafios, recusava - se a lutar depois de um bom tempo aprendeu que lutar, machucar os outros não tem sentido algum, que o objetivo das artes marciais é se defender e melhorar a si mesmo como ser humano. Bruce Lee era um espiritualista Taoísta, Budista, Jiddu Krishnamurtiniano (Inclusive este pensador teve influência até no pensamento marcial e de luta de Bruce Lee), era alguém de uma natureza boa e amorosa que respeitava a todos e só fazi o bem, ele amava animais, cachorros, tinha grande carinho com idosos, deficientes, crianças... era uma boa pessoa, alguém do bem, mas na hora da luta era o grande Dragão (deus maior) que ninguém jamais conseguiu tocar suas mãos. O estilo sem estilo de Bruce se parece com Krav Magá, Kombato, Wing Tchun e um eficiente modo de se defender verdadeiramente em um combate real. Muitos hoje perguntam como se sairia Bruce no MMA. Mas essa não era sua área, competição, mas como ele chegou a competir em semi - contato e até mesmo boxe, talves Bruce poderia entrar no MMA para se testar. Assim como sem ser boxeador ele se adaptou ao boxe numa luta de boxe e ganhou de um boxeador de verdade, se Bruce Lee lutasse MMA, como ele era mais rápido, mais estudioso e inteligente ele se adaptaria as regras e aí ninguém segurava ele... logo é mais rápido, tem o soco mais potente, sabe onde bater, no queixo e outros pontos mais vulneráveis, pois estudava ciência, anatomia e tudo voltado para a luta e combate... com seu abdomêm invejável ia fazer movimentos no solo extraordinários, poucos sabem mais Bruce sabia muito bem chave de pé, perna, braço, mão, sabia quedar (tanto que ele quedou em seu combate contra Wong Jack Man)... então a história não ia ser diferente, Bruce ia sempre está por cima como sempre foi e esteve. Agora ele ficou famoso, mas esse era seu destino, porque ainda criança bebê ele fez cinema e participou de películas cinematográficas, um sinal do destino. Nasceu no ano do Dragão, e era mesmo um dragão, no sentido espiritual e religiosos que os chineses tem como imagem do Dragão (o deus superior a tudo), sagitariano e iniciou na verdade no Tai Chi Chuan. para compreender também Bruce Lee é preciso conhecer um pouco de cultura e espiritualidade chinesa, taoísta, confucionista... muitos acham que Bruce Lee era ateu, não era não, é o mesmo sentido do budismo que as pessoas confudem com ateísmo, mas não é. Bruce Lee sabia da verdade de vida após a morte e reencarnação, sabia da imortalidade do espírito, era formado em filosofia, um grande psicólogo e visionário. Bruce Lee foi o grande tesouro nacional da China e grande riqueza mundial da humanidade.

    ResponderExcluir
  4. Bruce Lee treinava oito horas por dia, treinava naquele tempo igual aos lutadores de hoje, ninguém treinava como ele, era dedicação mesmo. Bruce inventava aparelhos para treinar, criava seu próprio dojô no quintal ou na área da casa, estudou artes marciais, luta igual um cientista estuda ciência, estudava o impacto de cada técnica, anatomia, postura, timing, distância, velocidade, defesa pessoal, conhecia todos os estilos praticamente, sabia das características e limitações de cada um, sabia o significado de um soco, chute, queda, chave, estudava minuciosamente cada coisa, ataque, defesa, contra - ataque, adorava sparring e concluiu por experiência cada pensamento seu sobre luta e defesa pessoal, testou tudo mesmo. Bruce Lee treinou Joe Lewis para competições de Karatê e nesta época este foi o maior campeão (Bruce já lutou semi contato também e jamais perdeu nesta modalidade)... todos que Bruce treinava ganhava, ele preparava mesmo fazendo o aluno se auto conhecer, se desenvolver, se explorar, romper as barreiras e evoluir mesmo. Em suas lutas particulares Bruce jamais perdeu e depois de sua vitória sobre Wong Jack Man, participou de vários duelos no vale tudo, sem regras, combates que aconteciam em academias, quadras de esportes, locais com as portas fechadas e em nenhum Bruce jamais foi vencido, por incrível que pareça depois de Wong o tempo máximo que algum combate de Bruce durou foi 18 segundos, e seus oponentes ficavam mesmo totalmente destruídos, houve um karateca que desafiou Bruce em frente aos seus alunos em sua própria escola, foi só um segundo, acabou a luta com o karateca desmaiado no chão. No cinema marcial, antes de Lee era uma coisa, Bruce revolucionou o cinema marcial de vez, Jackie Chan, jet Li, Van Damme, Norris... vieram depois de Bruce depois que este abriu as novas portas de cinema marcial, melhorando as coreografias e muitas coisas mais, pode analisar o cinema marcial antes e depois de Bruce Lee se não foi ele que abriu as portas para desenvolver - mos até esse cinema marcial e de ação de hoje. Nas artes marciais até então Kung Fu era só Kung Fu, Karatê apenas karatê e assim por diante, no seu Jeet Kune Do e até nos seus filmes Bruce enquadrou quedas de Judô, luta livre, soco de boxe... integrando todos os estilos, usava chave de braço, perna, quedas, chutes, socos até então separado por estilos onde cada um tinha sua especialidade particular, quebrando o tabu de estilo único, maneirismo único, igual a Marcos Ruas no vale tudo, hoje MMA no qual no início era estilo contra estilo e aí Ruas chegou e integrou os estilos, onde um verdadeiro lutador luta no solo, em pé, troca soco acabando com a Era Gracie que até então vencia tudo só com o Jiu Jitsu. Hoje todo mundo imagina Bruce Lee vs Rickson Gracie, Lee vs Conor McGregor e assim por diante, mas a questão é que todos vieram contemporaneamente ou depois da revolução Bruce Lee no mundo marcial e diretamente ou indiretamente sofreram sua influência. Agora a questão colocado por alguns de como Bruce se saía no MMA atual, primeiro que a área de Bruce era vale tudo, não MMA, segundo se Bruce entrasse nessa, ele ia se preparar, se adaptar conforme a realidade atual, conforme as regras e como os caras hoje é que agora é treinam e estudam a marcialidade como Bruce fez naquele tempo, imagine Lee no tempo atual com sua genialidade, inteligência, habilidade e formas de treino. E aos que criticam Bruce Lee, algum artista marcial ou lutador só me responde uma coisa, por que que todos os lutadores, artista marciais do karate, judô, luta livre, kung Fu... que eram amigos íntimos de Lee só dizem que o cara era extraordinário, se tal lutador fala mal de Bruce, se conhecer ele pessoalmente, treinar com ele, acaba falando bem dele e dizendo que ele era extraordinário como lutador, artista marcial e como ser humano alguém bom e excelente? fala mal de Bruce Lee, ao treinar com ele, a história é diferente, conhecendo ele pessoalmente, a história é mais diferente ainda.

    ResponderExcluir
  5. Quando Bruce Lee morreu Muhamad Ali disse: - "Morreu o único homem capaz de me vencer".

    ResponderExcluir
  6. Essa não foi a última entrevista de Bruce. A última foi em 10 de Julho de 1973, 10 dias antes da sua morte. Essa entrevista foi cerca de 2,3 anos antes.

    ResponderExcluir
  7. Aos críticos de Bruce Lee, quando não inveja, uma grande ignorância nos detalhes mais sutis que fizeram dele o maior lutador e artista marcial do mundo de todos os tempos e épocas. Primeiro que quem acha que Bruce Lee era só o que se via em seus filmes, aquilo era apenas 3 ou 5 por cento de Lee, ele mesmo enfeitava e devia fazer daquele jeito, porque aquilo era cinema e não vida real. E mesmo no cinema ainda até hoje ninguém tão rápido e preciso tecnicamente igual a ele, já que a câmara tinha que realizar um efeito de diminuição da velocidade, e mesmo assim ainda era rápido, isto é, seus golpes não podiam ser vistos. Ele treinava 8 horas por dia ou mais, ninguém se dedicava e treinava como ele, existem fotos e relatos de treinos de quedas de wrestling, judô, estrangulamento, chaves de braço, de perna, luta de solo e tudo mais, por isso Dana White disse que Bruce Lee é o pai do MMA, a arte marcial completa começou de Bruce Lee, tem até em um de seus livros ele ensinando a sair do cem quilos do jiu jitsu, mas em forma de defesa pessoal, onde ele aproveita aberturas para atingir partes sensÍveis e delicadas, digno de defesa pessoal mesmo e não luta esportiva com regras, então ele conhecia e sabia de tudo, como também treinou e testou tudo, não era só teoria. Entendendo que aos que questionam Bruce no MMA de hoje, se naquele tempo ele estava a frente de todos, hoje ele já estaria passos a frente dos atletas de hoje também, sendo assim o melhor também, se adaptando a realidade da época, e não apenas confinado numa coisa só, já que essa barreira de ir além dos limites foi passado por ele, outra coisa ele sempre deixou claro ser defesa pessoal, luta sem regras, isto é, ao se desviar, trocar socos, ele atingiria a garganta, virilha, os olhos, sem os limites impostos pelas regras de combate, o que o maior lutador de MMA é um atleta e esportista, sendo apenas condicionado a competir conforme o que é exigido na competição, sendo defesa pessoal, luta sem regras outro universo. Outro ponto dos que questionam que os combates vencido por Bruce Lee, que destruía em segundos seus adversários é exagero ou mentira. Bruce mesmo não tinha a vaidade de sair contando sobre seus combates e proezas, essas histórias foram contadas por dezenas e dezenas de amigos, colegas, alunos e testemunhas, estariam todos mentindo, inventando história? Era comum Bruce ser desafiado mesmo, depois das filmagens, nos treinos, aulas etc os mestres e lutadores chegavam e desafiavam ele na hora mesmo, a história era a mesma, não dava nem pra sair para Bruce Lee, em uns casos os caras não aguentavam e agarravam, Bruce se saia bem e a pisa aumentava ainda mais, todos foram nocautes, poucos segundos e não tinham a menor chance contra Lee. Houve até um em um segundo, o cara atacou, Bruce se afastou para trás, voltou com um soco que acabou de vez, contaram um segundo na rapidez que foi tudo, isso na frente de seus alunos, mais de uma testemunha, estariam mentindo assim? Eram oponentes grandes, de envergadura maior, outros musculosos, outros mais pesados, outros baixinhos etc, de todo jeito, Bruce Lee sempre vencia. Outros que dizem que Bruce fugia e recusou alguns desafios, sim, mas porque eram tantos, e o resultado sempre o mesmo, que ele fugia disso mesmo, em alguns relatos, Bruce se saia, os caras entravam na frente procurando mesmo, ele se saia, o cara insistia, até que Bruce aceitava e dava um fim logo nisso, ele também começou a perceber que isso é algo sem sentido, aí começou a se sair mesmo de desafios e lutas, mas não por covardia, por compreensão e para preservar a integridade física de seus desafiantes, isto é, já não tinha mais nada a provar, ele era o maior e pronto. Os grandes da época que treinaram com ele, foram unânimes em declarar que não tinham como sair pra ele mesmo, ele era o mestre, e sempre vencia com facilidade sparrings e qualquer desafio.

    ResponderExcluir
  8. Bruce foi e sera o mestre dos mestres ele nao mostrava tudo nos filmes pois sabia muito mais

    ResponderExcluir
  9. Enquanto existir as artes marciais, existirá Bruce Lee.

    ResponderExcluir
  10. Melhor que Bruce Lee em seu início foi Yip Man, seu grande mestre. Yip Man jamais foi vencido e teve centenas de combates contra vários estilos e lutadores, nunca foi vencido e quase não tocado. Yip Man foi a base de Bruce Lee. Mas Man deixou um aluno seu mais graduado para tomar de conta de Bruce, este era Wong Chun. Wong Chun fez mais de duzentas lutas clandestinas, vale tudo, contra vários adversários e estilo, jamais foi vencido. Ele levou Bruce Lee a esse universo de lutas clandestinas e vale tudo, algumas lutas criavam umas regrinhas, colocavam tempo, outras até um desistir ou morrer mesmo. Nessa fase Wong chun era muito superior a Bruce Lee, e houveram lutas também que Bruce quase não ganha, mas jamais Bruce Lee foi vencido também. Daí Bruce Lee foi se dedicando, melhorando, evoluindo. Desenvolveu seu Jeet Kune Do e se tornou o maior artista marcial de todos os tempos. Bruce venceu Joe Lewis nos treinos e em luta de semi contato, venceu Victor Moore em luta de semi contato. Bob Wall afirmou que viu vários desafiantes apanharem feio para Bruce. Jim kelly disse que Bruce era intocável, nenhum dos grande campões, nenhum dos grandes mestres não dava nem para começar com Bruce Lee, era muito rápido, controlava a distância como ninguém e atingia seus oponentes de forma fácil, sem esforço e onde e como queria. Dan Inosanto já mestre em karatê, fez um sparring com Bruce no começo, afirma este que foi vencido de maneira extraordinária, não entendia onde Bruce entrava e saia e tudo que ele fazia era anulado facilmente por Bruce, como se fosse alguém que nem sabia artes marciais. Chuck Norris e muitos outros foram alunos de Bruce. Teve um desafiante que invadiu a casa de Bruce, pulou o muro, esse foi o que mais apanhou. Foi surra. Depois que Bruce morreu apareceu vários dizendo isso e aquilo. Jean Claude Van Damme dizendo que venceria Bruce fácil, Chuck Norris que o ensinou a chutar alto, Gracie dizendo que ganhava fácil dele, Victor Moore que defendeu seus socos e ganhou dele numa luta. E assim muitos. Tudo mentira, oportunismo e muito mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inventam tantas mentiras, que até o criador do sistema de luta Tracta o Trovador Ramos inventou uma história que venceu Bruce Lee em um combate onde muitas pessoas assistiram e ainda que venceu esta luta dançando, seguindo um rítmo de uma música já que ele tocava em uma banda musical. Ele dançava e Bruce lutava e assim ele venceu. Trivador Ramos afirmava que foi contratado por Muamar Kadaff para treinar o exército libanês e este não aceitou porque o pastor da sua Igreja não permitiu. Ele inventou tanto sobre Bruce que disse que Lee o havia convidado para fazer papel de vilão em um dos seus filmes, e disse não a Bruce porque ser vilão não tinha nada haver com ele, sendo que ele posteriormente participou de outros filmes fazendo papel de vilão. A única verdade é que ele conheceu sim Bruce Lee de verdade e se aproveitou disso. De Bruce lee o único que saía empate com ele foi Wong Shung Leung que foi o mentor dele no início, os outros ninguém ganhou. E Wong Jack Man utilizou debaixo de sua manga de seu kimono um ferro, e atingiu Bruce mas mesmo assim foi vencido, daí Bruce sentiu que teve dificuldades de vencer este, a partir daí Bruce refletiu profundamente e desenvolveu um novo sistema que se vence uma luta em questão de segundos, o Jeet Kune Do, o tempo que seus adversários conseguiam ficar de pé em uma luta contra Bruce Lee. Dan Inosanto fala que teve uma luta que demorou um segundo apenas, o karateca deu um coco levou dois socos rápidos de resposta e acabou, teve alguém que piscou e assim não teve como acompanhar a luta, quando abriu o olho a luta acabou e ficou sem entender, essa foi a luta mais rápida de toda a história, ninguém bateu esse record.

      Excluir
  11. Mestre dos mestres, dragão dos dragões. O espírito dos antigos guerreiros de todas as culturas incorporaram no corpo e inspiraram Bruce Lee nas artes marciais. O deus da guerra e das lutas utilizou Bruce Lee como instrumento para personificar e antropomifizar a ciência das artes marciais para os humanos. De inspiração divina a uma programação dos céus Bruce veio com uma missão espiritual cumprida em sua curta vida dedicada às artes marciais.

    ResponderExcluir
  12. Tiago, mandei e-mail a você, e sua caixa de entrada está lotada agora... escreva-me: saviochristi@outlook.com! Firmeza e tranquilidade?

    ResponderExcluir
  13. Bruce Lee era adepto do Taoísmo Filosófico, onde quer que estejas e onde vai estar, tem a capacidade intelectual e interna de compreender e adaptar as situações, dimensões, universos que se vincular. Era um filósofo, sábio, alguém sincero, honesto, franco e com uma natureza amável e humana sem igual. Devido a ser um espírito muito franco, honesto, sincero e bondoso foi alvo de muita inveja, muita gente que não gostava de conviver com ele nem do seu jeito de ser. Mas era um amigo verdadeiro para quem sabia valorizar uma pessoa boa do seu lado. Ele era uma verdadeira estrela, um astro da vida real, pois se destacava em tudo que fazia. No cinema ele se destacava, ensinava até o diretor, na filosofia e intelectualidade se destacava, tem muitos pensamentos e frases próprias, livros que levam ao auto conhecimento, uma profundidade espiritual sem tamanho. Na arte se destacava, até seus filmes passam mensagens profundas do sentido marcial e espiritual entre as linhas para quem consegue interpretar e decifrar. Nas artes marciais se destacava, estava a frente de seu tempo. Quando ele fazia uma apresentação, era algo espetacular, para uma multidão de pessoas, em tudo que fazia, onde estava se destacava, chamava a atenção, por isso Victor Moore e muitos outros com inveja inventaram estórias sobre o mito, a lenda, perderam pra ele, e depois em suas desculpas até distorceram mesmo as histórias. Também tinha seus defeitos, era stressado, irritado muitas vezes, tinha suas falhas humanas também, era teimoso, queria ser o melhor em tudo e até ir além de seus limites, por causa disso teve um problema de coluna que o médico disse não mais andar, pois fazia exercícios de uma forma superior ao que devia ser feito, pois ele queria ser mais, maior, e teimando com o médico, com sua sabedoria e força de vontade, Bruce Lee andou e ficou bom. Era um dragão celestial e divino como a crença chinesa acreditava. Ele cumpriu sua missão na Terra, veio para estar aqui por pouco tempo mesmo, era seu destino espiritual. Foi um bom pai, marido, ser humano, cumpriu bem sua missão espiritual em sua breve passagem e o grande mau que ele causou verdadeiramente, foi só a surra que seus adversários pegaram, aqueles que enfrentaram ele, pois se sabe que todos foram para um hospital. Só que isso não foi na verdade um grande mau, pois era um duelo organizado, a maioria seus adversários é que lhe desafiavam, assediavam ele até ele lutar e lhes dar uma surra. Ele não bateu em ninguém inocente, não cometeu nenhuma violência, e era incapaz disso. Ele machucou o Jackie Chan por acidente nas filmagens, e ficou depois adulando o Jackie, pediu desculpas porque pesava na consciência algo de errado ou injusto que fazia. Bruce Lee era contra injustiça, contra coisas erradas. Tinha seus defeitos, mas era um ser humano esplêndido. As artes marciais se divide antes e depois de Bruce Lee, o taoísmo teve seu mais sincero e direto discípulo e guru para a humanidade. Alguém que veio e transformou a humanidade inteira. A China e a América tem seu maior tesouro, porque ele era os dois, representando aí até um simbolismo, do sonho americano e sonho chinês que divide o mundo, do comunismo e do capitalismo, da Nova Ordem Mundial. Bruce Lee é um símbolo da humanidade.

    ResponderExcluir
  14. Historicamente artes marciais se divide em A.BL e D.BL.

    ResponderExcluir

Transcenda