sábado, 27 de setembro de 2014

ALGUNS MITOS REAIS DAS ARTES MARCIAIS



Assim como as lendas algumas histórias que são verdadeiras e reais também se perdem a ponto de ficarem no reino encantados dos mitos, sendo questionado e criticado por muitos, com alguns dos nossos heróis das artes marciais também não é diferente. Alguns mestres e guerreiros são considerados fraudes, enganos, cercados de mitos e até mesmo inexistem, se for citar nomes a lista é extensa, mas alguns mais famosos que estão entre o mito e a realidade são: 

SENZO TANAKA

Senzo Tanaka caiu na mídia depois do filme “Bloodsport – O Grande Dragão Branco no Brasil” com o ator e Karateca Belga Jean Claude Van Damme, inspirado na história real do ninja Frank Dux, este filme também mostra o maior mestre de Dux, o mesmo que aqui estou tratando que pra muitos este nem existiu e é só mesmo uma invenção do filme.

Senzo Tanaka nasceu em 1888 na cidade de Nagasaki e morreu em 1975 nos EUA. Realizou missões especiais guerra russo-japonesa em 1904, foi espião na Manchuria e depois na Rússia a mando de Ryohei Uchida. Ele pertencia ao clã Masuda de Koga cujo arte dos ninjas desse clã se chamava Yamabushi Ryu. Ele era 40°Soke da Yamabushi Ryu e 18°Soke da Shin Fuu Ryu. Seus maiores sucessores na verdade foi um dos seus sobrinhos que ficou com o título de Soke da Yamabushi Ryu, e Harunaka Hoshino que ficou com o título de Soke da Shin Fuu Ryu. Frank Dux foi um dos alunos treinado por Senzo, foi campeão do Kumitê e tem grande consideração pelo seu venerável mestre. A Koga Ryu Yamabushi de Frank sofreu algumas influências do mesmo pelas suas experiências empíricas no decorrer da sua jornada como grande mestre marcial. Como diz um adágio Ninja – “quem é ninja não diz que é”, isso porque o verdadeiro ninja não faz questões de reconhecimento, nem fama nem dos vulgares teatros que a mídia enfeita para chamar a atenção e fazer marketing. Muitos grandes passam quase despercebidos porque não fazem questão de provar nada pra ninguém, cumpre seu dever, realiza o que tem que ser feito e pronto, sem intenção de chamar a atenção de ninguém a não ser que seja parte do trabalho também, e assim Senzo Tanaka é reconhecido mais pelos próprios ninjas que a ele tiveram acesso e para a maioria seus feitos nobres e heroicos são apenas estórias ou ficção.


ASHIDA KIM

Ashida Kim é outro lendário mestre das artes marciais questionados por muitos, criticado por outros e sem crédito para alguns. É um grande artista marcial tendo conhecimento em Judô, Karatê, Kung Fu, Taekwondo, Wrestling etc. Participou de campeonatos de Contato, Kickboxing entre outros, escreveu vários livros sobre ninjitsu e artes marciais, hoje é mestre apenas realizando seminários e dando aulas em seu dojô. Entre seus conhecimentos ninja tanto na prática como na teoria é que fizeram dele um fabuloso guerreiro. Na vida real Ashida Kim fez coisas que se costuma ver apenas no cinema marcial, algo que dá mais crédito aos céticos deste como mais um mestre do pseudo - ninjutsu, só que a questão é que como um ninja verdadeiro Kim não tem interesses em vangloriar – se como grande, nem de se aparecer, nem mesmo de ser reconhecido como um ninja de verdade, ele apenas cumpre seu dever, realiza seus trabalhos e faz o que tem que ser feito contribuindo para a iluminação espiritual e uma melhor humanidade.

Ashida Kim é um dos membros da fabulosa Sociedade do Dragão Negro do Combate, no qual seus adeptos são mestres na arte de se defender em qualquer situação real de perigo ou de luta corporal, na rua ou em qualquer outro ambiente, desenvolvendo a sabedoria espiritual, aperfeiçoando – se nas artes marciais desenvolvendo grandes e extraordinárias habilidades de defesa e de luta, eficientemente comprovada nos duelos reais de vale tudo e no terror da violência urbana. Seus membros também são conhecedores da famosa técnica do Dim Mak ou toque da morte, inacreditável para muitos, anatomia e psicologia humana como também extrema habilidade de defesa pessoal. Ashida Kim é um grande mestre do ninjitsu e das artes marciais.





JONH KEEHAN – COUNT DANTE

Jonh Keehan nasceu em Beverly, Illinois, em 02 de fevereiro de 1939 e morreu em 25 de maio de 1975, tendo como diagnóstico de sua morte uma perfuração em seu estômago causado por uma úlcera hemorrágica, em outras teses keehan foi atingido covardemente por algum traidor ou inimigo por uma técnica chamada de Dim Mak “Toque da Morte” capaz de matar a pessoa em poucos minutos ou dias conforme sua aplicação, e assim o golpe perfurou seu estômago e ele foi assassinado de forma oculta e sem pistas. Seguindo a mesma linha de conspirações diz a lenda que: um aluno de Jonh Keehan (Count Dante) em um diálogo e treino com Bruce Lee o atingiu com a mesma técnica do Dim Mak, machucando Bruce só naquele momento, e retornando ao normal aparentemente Bruce morre poucos dias depois de receber tal golpe, é mais umas das teorias de conspirações entre várias outras.
Jonh desde muito cedo ingressou nas artes marciais praticando diversos estilos como Judô, Jiu Jitsu, Kung Fu, Karatê (ele era faixa preta), Kickboxing entre outras. Participou de vários campeonatos de contato total, vale tudo, assim como também promoveu torneios de artes marciais.

Diz a lenda também que Jonh Keehan treinou com Senzo Tanaka, o mesmo mestre de Frank W. Dux, e com ele aprendeu muitas coisas inclusive o famoso Dim Mak, que é capaz de matar uma pessoa com apenas um toque da mão, alguns boatos dizem que ele ia participar do Kumitê e Frank Dux o substituiu nessa parte.
Com a ajuda de alunos e amigos Count Dante fundou a Sociedade do Dragão Negro do Combate, no qual era ensinado os maiores segredos das artes marciais em conhecimentos teóricos e prática, desde um simples combate corporal até mesmo a pior situação de risco ou terror que a violência urbana pode causar a uma pessoa. A Sociedade do Dragão Negro da Luta de Dante foi inspirada na Ordem do Dragão Negro (Kokuryukai), a mesma que criou o Kumitê (torneio secreto que existe até hoje, no qual Frank Dux foi um dos maiores campeões retratado no filme Bloodsport com o artista marcial Jean Claude Van Damme). Jonh era cabeleireiro e chegou até mesmo a trabalhar em alguns projetos de cabelo para a playboy da época, que com seu estilo de se vestir e sua postura de galã Jonh Keehan ganhou fama de “flamboyant”. Seus críticos apontam Jonh como uma pessoa que tinha só pose, gostava de se aparecer e chamar a atenção, então inventou várias histórias se promovendo como um grande guerreiro ninja especial. Mas o que realmente é provado pelos seus alunos como também membros da Sociedade do Dragão Negro e Combate é que Count Dante era um grande mestre de artes marciais conhecedor de grandes segredos mortais e fabulosos dessa enigmática ciência cujo a verdadeira essência é conhecida por poucos. Diz até a lenda também que o Kajukenbo havaiano foi inspirado no Karatê e conhecimento marcial de Contagem Dante, pela eficiência e qualidade dos treinos e prática marcial.